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Ticket Médio – Por que ele é tão importante para a saúde do negócio?

O ticket médio é um indicador de desempenho muito importante para a gestão de qualquer negócio, e que nunca pode ser deixado de lado.

Afinal, ele auxilia no levantamento de informações sobre as vendas em determinado período e no valor gasto por cada cliente.

Com ele, é possível ter acesso a dados importantes da sua empresa para traçar e conquistar novas metas e objetivos futuros. 

Agora, se você deseja saber porque prestar atenção neste indicador é tão importante, continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.

O que é o ticket médio de um negócio?

O ticket médio é o responsável por medir o valor médio de vendas por cliente ou por período.

Portanto, podemos dizer que este é um indicador de desempenho que ajuda a medir o valor de vendas do seu negócio de modo geral, podendo saber a média de faturamento por consumidor dentro da empresa.

Quando calculado a média de vendas por período, ele fornece informações essenciais para que a empresa trabalhe os resultados, bem como planeje as próximas metas e objetivos.

Ele ainda pode ser usado para fazer o levantamento de determinados produtos e serviços, bem como de categorias.

Dessa forma, o ticket médio é uma importante métrica, pois está diretamente ligada ao lucro da empresa. 

Contudo, precisa ser interpretado com base em um histórico. O primeiro relatório não terá tanto significado como o terceiro ou quarto, por exemplo.

Além disso, ele pode ser analisado juntamente com os índices de lucratividade e rentabilidade de um negócio.

Por que o ticket médio é tão importante para a empresa?

Esse indicador é essencial para qualquer negócio, já que ele possibilita compreender e planejar o seu crescimento, além de ajudar a avaliar o potencial de compra dos clientes.

Quando a empresa trabalha com essa métrica, ela consegue planejar melhor as ações do departamento de vendas e a tomar as decisões baseadas em informações reais e atualizadas. 

Outros setores também são beneficiados com a análise do ticket, como o de marketing.

Portanto, o ticket médio é fundamental para as empresas que focam em uma gestão estratégica que busca maximizar os lucros e ter resultados relevantes a partir de ações eficazes e integradas.


Como fazer o cálculo do ticket médio?

Para saber o ticket médio de um mês, basta calcular o faturamento total de um período pela quantidade de vendas. 

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Dessa forma, se em um mês uma empresa vender R$10.000,00 em 50 pedidos, esse indicador foi de R$200.

O ideal é fazer esse cálculo mês a mês, para se criar um histórico.

Uma empresa ainda pode usar o ticket para saber o quanto cada cliente compra em um determinado período. 

Isso ajuda a desenvolver estratégias para fidelizar os clientes com um ticket maior e até oferecer promoções personalizadas.

Sendo assim, se 100 clientes compraram de uma loja cujo faturamento foi de R$100.000,00 em um mês, significa que cada um comprou em média R$1.000,00.

Qual a frequência de monitoramento do ticket médio?

O uso desse indicador irá depender das necessidades do seu negócio. 

Uma prestadora de serviço na área de construção, pode monitorar o ticket médio a cada três meses, pois é o período que ela normalmente leva entre uma obra e outra.

Já um comércio atacadista, pode realizar esse levantamento semanalmente.

Ele também pode ser alinhado às estratégias de vendas e do setor de marketing e, por isso, deve ser analisado para visualizar os resultados das novas ações.

Logo, a frequência de monitoramento, bem como o objetivo, depende diretamente da especificidade de cada empresa e de seus objetivos a médio e longo prazo.

Todo ticket médio é igual?

Esse indicador de desempenho é definido de acordo com o faturamento e particularidade de cada empresa, independente do seu segmento. Portanto, os ticket médio não são iguais.

Uma concessionária que fatura R$500.000,00 em 10 pedidos, tem um ticket médio de R$50.000,00, pois o seus produtos custam mais. 

Já uma loja de artigos de decoração, pode ter um ticket de R$500,00, faturando R$100.000,00 em 200 pedidos. 

Isso não significa que o lucro da loja é menor que o da concessionária, pois são mercados diferentes.


Como aumentar o ticket médio da empresa

Existem diversas atitudes e ações que uma empresa pode tomar para aumentar as vendas e, consequentemente, esse indicador. Veja a seguir:

1. Monte kits de produtos

Uma ótima maneira de aumentar o ticket médio de um negócio é fazendo com que um cliente adquira mais itens em uma única compra. Para fazer isso, basta oferecer kits de produtos.

Um combo promocional com um desconto interessante pode atrair os clientes e fazer com que ele gaste mais, mesmo quando ele não tinha a pretensão de adquirir o segundo produto.

Se você tem uma loja de enxovais, pode oferecer kits com roupas de cama e de banho.

Entretanto, para essa estratégia não gerar prejuízo, você precisa calcular o desconto em cima da margem de lucro de cada produto.

2. Agregue valor aos seus produtos e serviços

Uma pessoa torna a comprar de uma mesma loja por causa de seus diferenciais e valores e não por causa do preço ou das características do produto.

Afinal, isso pode ser encontrado em diferentes estabelecimentos, sem mostrar de fato o diferencial da sua loja.

Nesse sentido, a empresa precisa mostrar ao consumidor porque ele deve investir o seu dinheiro ali, seja por:

  • Apresentar soluções reais aos problemas que o cliente tem;
  • Prestar um bom atendimento;
  • Solucionar qualquer problemas no pós venda;
  • Oferecer serviços que facilitam a vida da pessoa.

3. Atraia um público mais qualificado 

O cliente que conhece o valor e a qualidade dos seus negócios, compra o seu produto sem questionar o preço, diferente daquela pessoa que adquire um item só na promoção.

O primeiro faz parte do grupo de cliente ideal, ou seja, de um público mais qualificado.

Logo, sua empresa precisa desenvolver esforços e ações, de vendas e de marketing, para atrair esse tipo de pessoas.

Uma forma de fazer isso é através do marketing de conteúdo, que é uma frente focada no uso dos canais digitais para tratar assuntos de interesse desse público e, assim, criar um relacionamento.

Por meio de uma série de levantamentos e análises, a empresa define uma persona (público alvo personalizado).

A partir disso, fica mais fácil produzir conteúdos que resolvam possíveis problemas desse cliente e faça com que ele encontre a solução em sua empresa.

Inclusive, o cadastro de clientes é uma ferramenta que também auxilia na construção do cliente ideal de um empreendimento.

Vale a pena acompanhar o ticket médio da empresa?

O ticket médio é essencial para avaliar o desempenho das vendas e de um negócio ao longo do tempo. 

Além disso, ele ainda ajuda na tomada de decisões e na definição de novas estratégias para aumentar a lucratividade.

Desse modo, vale muito a pena acompanhar esse indicador com frequência. 

Uma forma de fazer isso é através de ferramentas de automação comercial, como os sistemas da STi3 que facilitam as rotinas de trabalho de lojas, restaurantes, entre outros.

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