Focar na gestão estratégica empresarial para garantir o sucesso de empresas tem feito cada vez mais sentido.

Afinal, para obter resultados relevantes, manter as finanças controladas, maximizar os lucros e integrar os colaboradores, é preciso ter estratégias tangíveis.

A gestão estratégica consiste então em uma maneira de alcançar esses objetivos.

Uma vez que ela se baseia na administração dos negócios por meio de metas com foco na obtenção de resultados.

Sendo assim, a STi3 Sistemas preparou este artigo com todas as informações que você precisa para começar a usar a gestão estratégica empresarial na sua empresa.

O que é gestão estratégica empresarial?



A gestão estratégica empresarial compreende o conjunto de ações com foco nas metas e objetivos de uma empresa.

Em outras palavras, ela é uma forma de pensar a administração da empresa de modo amplo.

Uma vez que a gestão estratégica envolve toda a estrutura organizacional, e ainda estabelece caminhos para saber onde, quando e como chegar.

Dessa forma, esse tipo de gestão ajuda empresas a construir um caminho sólido na direção pretendida, com capacidade para lidar com os problemas que podem aparecer.

E, portanto, fazer uso dessa técnica se torna cada vez mais importante, principalmente para empresas que pretendem crescer e conquistar bons resultados em mercados cada vez mais competitivos.


Por que investir em uma gestão estratégica empresarial?



Investir em uma gestão estratégica empresarial facilita o caminho que as empresas precisam percorrer para se destacar no mercado.

A partir dela, fica mais fácil elaborar ações e atingir as metas do planejamento estratégico. Ainda assim, ela ajuda a direcionar os esforços dos colaboradores e de cada área da empresa.

Além disso, investir nesse modelo de gestão ajuda a:

  • Simplificar e otimizar processos;
  • Respeitar a cultura organizacional;
  • Economizar recursos;
  • Elaborar planos de ação;
  • Definir os objetivos de cada departamento;
  • Integrar todas as áreas;
  • Aumentar a produtividade;
  • Economizar dinheiro;
  • Entre outros.

gestao-estrategica-empresarial-03


Por que implementar uma gestão estratégica empresarial aos poucos?



A eficácia da gestão estratégica empresarial depende de como ela é executada e de sua análise contínua. Portanto, ela precisa ser implementada aos poucos.

Elaborar um plano de gestão estratégica sem analisar os números da empresa ou sem revisão constante não leva a lugar nenhum. 

Afinal, um plano serve como um guia, mas não significa necessariamente sucesso.

Por isso, a implantação da gestão estratégica deve ser seguida de revisões e análises contínuas.

Caso tenha alguma ação que não esteja sendo bem executada, ela precisa ser alterada e testada novamente.

Além disso, algumas análises e modelo de negócios devem ser elaborados em paralelo à implementação da gestão estratégica, como :

  • Análise SWOT
  • Matriz BCG
  • Canvas


Análise SWOT



A gestão estratégica pode usar a análise SWOT para definir estratégias assertivas de forma rápida.

Essa análise é uma estratégia de gestão que tem como objetivo entender mais sobre as forças e fraquezas de um negócio, bem como as oportunidades e ameaças de um nicho de mercado.


Matriz BCG



É uma ferramenta gráfica usada para analisar como o consumidor aceita os produtos e serviços de uma empresa.

A Matriz BCG é essencial para determinar quais ações tomar em relação a cada produto a curto, médio e longo prazo.

Desse modo, precisa fazer parte da implementação da gestão estratégica.


Canvas



O Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica, e consiste em um quadro visual que auxilia na criação ou remodelação de um negócio.

A partir da identificação e mapeamento de processos em cada área da organização, se torna possível encontrar uma visão detalhada do empreendimento, mas de fácil entendimento.


Três dicas de como trabalhar com uma gestão estratégica empresarial eficiente



Para trabalhar com uma gestão estratégica empresarial eficiente é necessário não só elaborar as metas e objetivos da empresa, mas analisar o que está sendo executado.

Além disso, é preciso analisar os números por meio de métricas e indicadores.

Confira abaixo algumas das dicas sobre como implantar esse processo na sua empresa de maneira eficiente.


Importância das metas e objetivos de curto, médio e longo prazo 



Para que qualquer negócio fique de pé e sobreviva às adversidades, é necessário que ele tenha metas não só de curto, mas também de médio e longo prazo.

As metas e objetivos de curto prazo estão relacionadas à gestão dos processos organizacionais e envolvem pessoas, procedimentos e equipamentos.

Portanto, são essenciais para guiar as tarefas rotineiras de cada departamento e visam o melhor desempenho da empresa.

Por outro lado, cada departamento necessita estabelecer ações de médio prazo que irão ajudar a alcançar os objetivos do planejamento estratégico.

Esse planejamento envolve metas e objetivos de longo prazo. Ou seja, ações que ajudarão a empresa a ser lucrativa e sustentável ao longo dos anos.


Mindset analítico 



Analisar os números e dados da empresa é essencial para avaliar como a gestão estratégica está sendo implantada. No entanto, nem sempre é fácil compreender ou saber usar esses números.

Assim, ter um mindset (mentalidade) analítico é cada vez mais necessário não só para gestores, mas também para as organizações que desejam sobreviver em um cenário cercado por novas tecnologias e excesso de dados.

A mentalidade analítica permite que as empresas consigam coletar e interpretar uma grande quantidade de dados, por meio de ferramentas e softwares, e aplicar essas informações na tomada de decisões.


Foco na comunicação



A gestão estratégica precisa refletir positivamente na comunicação interna do seu negócio.

Afinal, os colaboradores são parte vital da empresa e, por isso, precisam compreender seus papéis e a importância da gestão estratégica empresarial.

Portanto, faça pesquisas e reuniões para saber como eles avaliam as mudanças e as ações da empresa.


Vale a pena investir em uma gestão estratégica empresarial? 



Sim, vale a pena investir em uma gestão estratégica empresarial.

Além dela direcionar as ações da empresa a curto, médio e longo prazo, ainda ajuda a integrar todos os departamentos em busca de um objetivo comum.

Ademais, a gestão estratégica ajuda a reduzir custos, maximizar os resultados e guiar os passos da empresa a longo prazo.

Enfim, ela traz uma série de benefícios para as empresas e as capacita a alcançarem seus objetivos.

gestao-estrategica-empresarial-05



O sistema de gestão da STi3 é uma poderosa ferramenta para automatizar e pôr em prática a gestão estratégica da sua empresa. Com ferramentas simples você consegue ganhar tempo e otimizar o trabalho da sua equipe, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade dos colaboradores.

E tem mais, utilizando o STi3 Dashboard, o nosso aplicativo de controle gerencial, você têm as principais informações gerenciais da empresa em tempo real, na palma da sua mão. Dá só uma olhadinha no vídeo abaixo pra ver a quantidade de indicadores que você está deixando de acompanhar diariamente:



Quer ter uma visão clara dos seus negócios e nunca mais tomar decisões baseadas no achismo? Clica no botão abaixo e vem conhecer o sistema de gestão que foi pensado de forma específica para o seu segmento.