Cadastro de Clientes – Qual a importância deste processo na sua empresa?

Ter um cadastro de clientes atualizado é extremamente importante para qualquer empresa que almeja sucesso no mercado, independente de sua área de atuação.

Afinal, ter informações detalhadas de cada consumidor ajuda não só a contactá-lo para oferecer um produto ou serviço, mas a conhecer melhor seu público-alvo.

Esses dados são importantes para guiar o desenvolvimento de ações específicas de comunicação e, consequentemente, de fidelização de clientes e de vendas.

Portanto, se você deseja entender a importância do cadastro de clientes para a sua empresa, além de ler este conteúdo que a STi3 Sistemas preparou, convidamos você a assistir o vídeo abaixo que aborda perspectivas diferentes do texto. Se fosse você, consumiria os dois! 🙂 Tomara que todo o conteúdo faça muito sentido para sua realidade.


O que é um cadastro de clientes?

O cadastro de clientes consiste em uma lista com informações detalhadas de todas as pessoas que já compraram seus produtos ou serviços.

As informações contidas no cadastro vão depender do objetivo do seu negócio ou de suas ações e atividades.

No entanto, elas geralmente são utilizadas para contatar o cliente e desenvolver uma relação de proximidade e confiança.

Dessa forma, o cadastro de clientes pode ser considerado uma ferramenta de gestão, pois ajuda a conhecer melhor o público-alvo da empresa e a desenvolver ações e estratégias personalizadas.

Qual a importância do cadastro de clientes?

Conhecer o consumidor ideal de uma empresa, bem como seus gostos, preferências e interesses é um fator essencial para a fidelização de clientes.

Afinal, só é possível desenvolver ações de marketing e estratégias de vendas quando conhecemos a fundo a pessoa com quem estamos interagindo.

Portanto, o cadastro de clientes é importante não só para conhecer detalhadamente o público-alvo, mas para estreitar a relação com ele e desenvolver campanhas de vendas e promoções estratégicas.

Além disso, o cadastro de cliente é importante para consolidar a marca, a partir da construção de uma base de clientes sólida. E, portanto, é essencial para se destacar entre os concorrentes. 

Quais informações obrigatórias no cadastro do cliente?

As informações contidas no cadastro irão depender do objetivo de cada empresa. 

Contudo, ter informações pessoais e dados de contato são essenciais para manter um relacionamento a longo prazo.

Portanto, nunca esqueça de  solicitar aos seus clientes:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • CPF.

Solicitar as redes sociais do cliente também é interessante, principalmente se a empresa tem ou deseja trabalhar melhor sua presença digital.

Além disso, caso seu site ou plataforma possibilite, acrescente o histórico de compras do cliente, adicionando os produtos e serviços comprados, frequência de pedidos, metódo de pagamento, entre outros.

Essas informações ajudam a entender melhor a jornada de compras do cliente e como ele se comporta na sua empresa.

Saber a profissão, interesses, se tem filhos ou não, também podem ser importantes para trabalhar a comunicação e segmentar as ações de marketing.

Quais os benefícios de ter uma base de clientes sólida? 

Atualmente, o sucesso não é medido apenas pela quantidade de vendas de uma empresa, mas sim pelo valor que ela tem para cada cliente.

Portanto, ao fornecer informações detalhadas de cada pessoa, o cadastro de cliente propicia:

  • Prestação de atendimento personalizado;
  • Entender e avaliar a jornada de compras de cada cliente;
  • Melhorar a comunicação;
  • Trabalhar o pós venda da empresa;
  • Entre outros.

Atendimento personalizado

Um atendimento personalizado é essencial para conquistar e fidelizar os clientes e ele envolve:

  • Tratar o cliente pelo nome;
  • Enviar mensagem no dia do aniversário;
  • Tirar dúvidas;
  • Entre outros.

Jornada de compras

Ter acesso a determinados dados e preferências de compras dos clientes ajudam a identificar como foi a jornada de compra de cada um.

Saber se ele comprou assim que acessou o site ou deixou o produto no carrinho alguns dias até finalizar a compra, são alguns aspectos que podem ser analisados na jornada.

Além disso, identificar se seus clientes chegaram ao seu site após a pesquisa no Google, das redes sociais ou ainda por indicação de um amigo possibilitam avaliar as suas estratégias de marketing, bem como definir as próximas ações da empresa.

Melhorar a comunicação 

Ao conhecer os gostos e interesses do seu público alvo, você consegue trabalhar a comunicação da empresa de forma segmentada.

Assim, será possível desenvolver ações e campanhas específicas por faixa etária, gênero, profissão, renda familiar, grau de instrução, entre outros.

Pós venda eficiente

Com as informações de contato dos seus clientes, você pode verificar o que ele achou da compra e do atendimento, se deu tudo certo com o produto ou serviço ou ainda se ele tem alguma sugestão ou dúvida.

Informações como essas são essenciais para desenvolver um pós venda eficiente e, portanto, melhorar o seu relacionamento com o cliente cada vez mais.

Como coletar dados dos consumidores?

Você pode obter os dados de seus clientes a partir do formulário de cadastro do site e/ou junto ao setor financeiro.

Além disso, insira na finalização de uma venda um cadastro complementar, com informações extras como número de WhatsApp ou redes sociais.

Outra forma de obter dados dos clientes é através de formulários de ações e campanhas de marketing. 

No entanto, é preciso ter cuidado ao fazer isso para não se tornar invasivo e espantar o cliente, ao invés de se aproximar dele e não se esquecer de respeitar as novas normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Trabalhar com o cadastro de clientes vale a pena? 

Após a análise deste conteúdo, podemos concluir que acumular e construir um cadastro de clientes sólido na sua empresa vale bastante a pena, independente de seu segmento.

Ele pode ser considerado uma ferramenta de gestão poderosa, que possibilita não só desenvolver ações e estratégias de vendas, mas também a fidelizar e prospectar novos clientes.

Dessa forma, ter informações básicas dos clientes é essencial em qualquer empresa que almeja crescer e se posicionar bem no mercado.

Agora que você já sabe qual a importância de ter um cadastro de clientes para a sua empresa, o que acha de colocar isso em prática?

Utilizando o Sistema de gestão da STi3 você tem uma ferramenta para fazer o cadastro de clientes completo (inclusive adicionando foto) e consultar rapidamente todas as informações relacionadas ao cliente. O software possibilita gerenciar o estoque, efetuar as vendas, fazer a emissão fiscal e todo o controle financeiro da empresa, notificando os clientes que estão em atraso e os aniversariantes do mês.

Isso tudo e eu ainda mal comecei a citar as funcionalidades. Quer saber tudo? Clica no link abaixo e dá só uma olhada no site pra entender como nosso produto pode te ajudar a ter mais sucesso encontrando a forma correta de interpretar os números e profissionalizar a gestão dos negócios.

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