Conheça as principais tendências de pagamento no varejo para 2022

As opções para pagamento no varejo estão passando por grandes mudanças, e 2022 será um ano em que veremos quais das principais novidades vão se destacar no mercado. 

Quem possui um negócio voltado ao segmento do comércio, naturalmente costuma lidar com um meio mais competitivo. Por isso, precisa apresentar diferenciais relevantes, como formas modernas de atender ao cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Adyen, o Relatório de Varejo 2021, 90% dos consumidores entrevistados afirmaram que não voltariam a comprar em uma loja, seja física ou online, em que tiveram uma experiência ruim.

Por isso, para se destacar no mercado e continuar oferecendo um atendimento de qualidade, é fundamental se atentar para as novidades que surgem, especialmente tendências de pagamento no varejo.

Confira agora o que esperar dos pagamentos no varejo em 2022 e como inovar o seu negócio.

Quais serão as principais tendências de pagamento no varejo?

As tendências de pagamentos no varejo em 2022 tendem a utilizar o máximo da tecnologia, principalmente no que diz respeito aos pagamentos virtuais. 

Por mais que os cartões continuem sendo uma alternativa popular, outros meios de pagamento, como o PIX, chegaram para ficar, e já são exigência dos consumidores. 

Quem acompanha as novidades do mercado financeiro também pode sair na frente da competição, já que o que fazia parte apenas do universo de investidores, agora passa a se tornar mais acessível, como é o caso das criptomoedas. 

Além disso, a tecnologia permite que os meios de pagamento no varejo sejam também uma maneira de fidelização de clientes

Exemplo disso são sistemas de gestão que, por meio do cadastro dos dados de clientes, permitem a personalização dos meios de pagamento segundo as preferências individuais.

Confira algumas dessas tendências mais a fundo:

1. PIX se torna obrigatório

Como mencionado, aceitar pagamentos via PIX se tornou uma exigência no varejo e, quem ainda não o faz, pode correr o risco de perder algumas vendas. 

A ferramenta de pagamentos já era amplamente usada para transferências financeiras em 2021, o primeiro ano de sua implementação.  

Popular entre pessoas físicas, não demorou muito para que o comércio também visse a facilidade e segurança dessa forma de pagamento. 

Assim, em muitos estabelecimentos já é possível utilizar a forma de pagamento PIX.
 

2. Cartões de crédito

Os cartões de crédito já eram, e continuarão a ser, uma das opções de pagamento preferidas para o brasileiro. 

Alguns utilizam o cartão por conta dos benefícios, como pontos e milhas, que vêm se tornando cada dia mais acessíveis. Enquanto isso, outros fazem uso do crédito para aumentar seu poder de compra. 

Em tempos de crise econômica, oferecer a opção de diferentes pagamentos no varejos, como o cartão de crédito e o PIX, se torna essencial para atingir a maior quantidade possível de grupos no mercado. 

Essa forma de pagamento, no entanto, também vem passando por avanços e, hoje, muitas pessoas começam a pedir pela facilidade de pagamentos com cartão por aproximação. 

Assim, investir em um sistema que possua a tecnologia NFC, que permite esse tipo de pagamento, é um diferencial nesse quesito. 

O mercado brasileiro jamais viu tantos usuários de smartphones e aplicativos capazes de realizar transações da forma que acontece atualmente, com sistemas tipo WhatsApp Pay.

Assim, muitas pessoas se acostumaram a realizar pagamentos pelo próprio celular, onde selecionam o que desejam comprar e pagam pelo aplicativo do banco ou com sua carteira digital. 

Os e-commerces foram os primeiros a implementar essa facilidade de pagamento no varejo, mas hoje, essa é também uma possibilidade para lojas físicas.

Com um sistema atualizado ao mercado, que emita links de pagamento, é possível, com um simples clique, enviar esse link para o cliente, seja por WhatsApp, SMS ou outras formas.

Trata-se de um método seguro, eficaz e que garante um número maior de vendas, como, por exemplo, para clientes que esquecem sua carteira, seu cartão ou não têm tempo de tirar dinheiro físico. 

4. Criptomoedas

O universo das criptomoedas ainda pode ser confuso para algumas pessoas, e encontrar estabelecimentos que aceitam moedas como o Bitcoin ainda pode causar reações confusas. 

E é exatamente por isso que o empreendedor que deseja ter seu negócio à frente deve começar a olhar com mais atenção para esse assunto. 

Além de ganhar a confiança dos clientes, esse ainda pode ser um negócio muito lucrativo, graças à constante valorização de diversas criptomoedas. 

5. Personalização nos meios de pagamento

Alguns sistemas de gestão, em especial os mais completos, como o da STi3, oferecem a opção de cadastrar clientes

Nesse cadastro, uma variedade de informações pode ser registrada, inclusive os meios de pagamento que o cliente costuma utilizar. 

Isso permite personalizar o atendimento e estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, que se sente valorizado. 

6. Pagamentos por Live Commerce

O Live Commerce é uma tendência de pagamento no varejo que surgiu na China e devido, principalmente, aos constantes lockdowns decorrentes da pandemia de Coronavírus, se popularizou pelo mundo. 

Nesse formato, as empresas realizam transmissões ao vivo em que vendem produtos que o cliente pode comprar com um clique, sem precisar sair da tela em que está assistindo à live

Algumas grandes redes nacionais de varejo já estão apostando nesse tipo de pagamento, e registrando bons resultados. 

7. Omnichannel cada vez mais frequente

O prefixo “omni” possui o sentido de “tudo” ou “todo”, enquanto channel é o correspondente em inglês para “canal”.

O pagamento no varejo omnichannel, então, é aquele que funciona em todos os canais de venda, e não apenas em uma modalidade específica. 

Por exemplo, muitas lojas permitem que produtos comprados em seus sites na internet possam ser devolvidos em uma unidade física. 

Os clientes costumam aprovar esse tipo de conduta, o que incentiva o mercado varejista a investir na consolidação da sua presença em diversos canais, seja na loja online otimizada para acesso em diversos aplicativos, loja física e canais indiretos, como redes sociais. 

Isso pode parecer mais inalcançável para um pequeno negócio, mas é mais um exemplo onde um sistema de gestão que integre esses canais de forma automatizada pode ser interessante. 

Qual das principais tendências de pagamento no varejo trabalhar primeiro?

Existem muitas tendências de pagamento no varejo que surgiram há pouco tempo, e outras já tradicionais que estão se reinventando. 

Olhando para elas, todas parecem interessantes e necessárias para se implementar, o que torna difícil decidir para onde direcionar os recursos a fim de se atualizar. 

A verdade é que, de fato, todas essas tendências são importantes e o cenário ideal é que o negócio seja capaz de oferecer todas elas. 

No entanto, se é preciso escolher onde começar, as necessidades mais imediatas talvez seriam o PIX e pagamentos com cartão de crédito, com a opção de pagamento por aproximação.

Depois de investir nessas alternativas, que são mais populares, um bom objetivo seria implementar todas ou a maior parte dessas opções de pagamento no varejo até o fim do primeiro trimestre de 2022. 

Esse é um passo estratégico para sair à frente de toda a concorrência e captar clientes por meio do diferencial do seu negócio. 

Vale lembrar que a STi3 pode te ajudar nessa evolução, porque nossos sistemas possuem integração de diversas ferramentas importantes como:

  • Pagamentos via PIX;
  • Link de pagamento;
  • Cadastro de cliente;
  • Pagamentos com cartão de crédito sem precisar de maquininha;
  • Pagamentos por QR Code e muito mais!

Então, se você deseja atualizar o seu negócio antes da concorrência, conte com a ajuda de especialistas que possuem como único objetivo ver sua empresa prosperar! Entre em contato com o nosso pessoal e peça uma demonstração!

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