Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

WhatsApp‌ ‌Pay‌ ‌-‌ ‌O‌ ‌guia‌ ‌completo‌ ‌para‌ ‌começar‌ ‌a‌ ‌usar‌ ‌no‌ ‌seu‌ ‌negócio!‌ 

O WhatsApp Pay é uma ferramenta que foi disponibilizada para os usuários em maio de 2021, como uma nova forma de transferir dinheiro e realizar vendas para pequenos e médios negócios.

Com ela, é possível fazer transferências para outras contas por meio do aplicativo de mensagens sem nenhum custo adicional, necessitando apenas de um cartão pré-pago ou um cartão de débito.

Muitas pessoas imaginam que esta não é uma funcionalidade nova, pois o serviço surgiu no Brasil em 2020. No entanto, por decisão do Banco Central (BC), a ferramenta foi suspensa para que pudesse passar por novas avaliações.

Agora, comece a aprender a como usar o WhatsApp Pay a favor do seu negócio para aumentar ainda mais o volume de vendas e métodos de pagamento aceitos!


O que é o WhatsApp Pay?

O Whatsapp Pay é um recurso disponibilizado dentro do próprio aplicativo de mensagens, do qual permite que transações bancárias sejam realizadas, sem nenhum tipo de taxa.

Apesar de não existir um valor adicional, o banco usado pode cobrar pelo uso do cheque especial, enquanto a companhia telefônica pode solicitar um pagamento pelos dados móveis utilizados.

Uma das principais finalidades desta funcionalidade é oferecer comodidade aos usuários em troca de uma maior movimentação de moeda.

Como funciona o WhatsApp Pay?

No Brasil, todas as transações feitas pelo WhatsApp Pay são consideradas transferências bancárias e processadas pela Cielo. 

Além disso, todos os pagamentos aparecem para o remetente e para o destinatário com informações importantes, como quem recebeu o dinheiro, por exemplo. 

Importante ressaltar que, até o momento, só é possível utilizar este serviço para pagamentos feitos pelo cartão de débito.


Quem tem acesso a realizar pagamentos com Whatsapp?

Todos os usuários que possuem contas ativas na plataforma podem utilizar o WhatsApp Pay sem nenhum tipo de custo adicional.

Já as empresas que utilizam a versão business do aplicativo também podem usufruir da nova funcionalidade e aumentar o volume de pedidos sem sair da plataforma.

Existe limites no WhatsApp Pay?

Hoje em dia, é possível utilizar o pagamento no WhatsApp para transações de até R$1 mil. Porém, não é permitido ultrapassar R$5 mil no mês e, é possível fazer até 20 transferências em um único dia.

Todos os pagamentos só poderão ser feitos dentro do Brasil e em reais. Existe também a possibilidade de que os bancos parceiros estabeleçam um limite menor de valores para aumentar a segurança da ferramenta.

Aprenda a ativar o WhatsApp Pay no número Business da sua empresa

Para começar a utilizar o WhatsApp Pay, é preciso fazer uma ativação na sua conta empresarial.

Veja como é simples:

Antes de qualquer coisa, é preciso atualizar o aplicativo, para que você tenha a versão com o recurso liberado. Você pode consegui-la pela loja de aplicativos do seu smartphone.

Em seguida, entre nas configurações do seu Whatsapp (dentro do próprio aplicativo) e vá na opção “pagamentos”.

Versão Android

Versão IOS

Após fazer isso, siga os passos indicados e preencha todos os dados solicitados pela plataforma.

E pronto! Você já poderá começar a pagar no WhatsApp.

Instituições financeiras que já trabalham com pagamentos no Whatsapp.

Por enquanto, apenas alguns bancos brasileiros estão atendendo a este tipo de demanda. eles são:

  • Inter;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Nubank;
  • Next;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi.

Benefícios de receber dos clientes com o WhatsApp

Existem diversos benefícios oferecidos para as empresas que decidem receber de seus clientes utilizando o WhatsApp Pay.

Facilidade de operação

Usando o processo de pagamentos pelo WhatsApp, tanto o cliente quanto a empresa terão uma grande facilidade no momento de fazer as transações.

Aqui, será necessário apenas internet com boa conexão para que o aplicativo funcione sem grandes interferências. 

Taxas atrativas

A grande maioria dos bancos cobra taxas absurdas para cada uma das operações feitas pelo usuário.

No caso do WhatsApp Pay, a pessoa que está mandando o dinheiro não precisará se preocupar com possíveis cobranças.

Negociação em um único canal

Hoje em dia, é muito comum que as empresas atendam seus clientes pela versão Business do aplicativo de mensagens.

Ao utilizar o WhatsApp Pay você poderá contar com negociações feitas inteiramente pela mesma plataforma, desde o primeiro contato, até a finalização do serviço. 

Mas isso não significa que você precise dispensar sua plataforma de links de pagamento, por exemplo, já que as vendas não são aceitas em crédito. Para isso, você continua contando com as soluções da STi3 Pay!


Vínculo entre o cardápio e pagamento.

O cardápio digital pelo whatsapp tem se tornado cada vez mais comum entre restaurantes e empresas com serviços delivery.

Se você adicionar o WhatsApp Pay na sua plataforma, o cliente poderá fazer o seu pedido e também pagá-lo pelo mesmo lugar.

Principais dúvidas sobre o WhatsApp Pay

Por se tratar de um recurso novo, muitas pessoas acabam apresentando dúvidas sobre o WhatsApp Pay e as suas funcionalidades.

Quem pode utilizar o serviço?

Como foi dito anteriormente, qualquer usuário que possua conta ativa na plataforma e com a versão atualizada do aplicativo poderá pagar com WhatsApp.

No caso de empresas, é preciso apenas fazer a ativação da ferramenta assim como foi mostrado no passo a passo nos tópicos anteriores.

É seguro?

Sim. O aplicativo protege os dados dos seus usuários por criptografia em várias camadas, apenas sendo possível confirmar uma transação utilizando o PIN (senha criada quando a ativação é feita).

Também existe a opção de configurar para que a identificação biométrica seja solicitada no momento de concluir as suas transferências.

Por conta de tudo isso, o WhatsApp Pay é considerado muito seguro para quem o utiliza.

Como funciona o repasse de valor para a empresa?

Para que a empresa receba o valor corretamente, é preciso que ela possua uma conta no mesmo banco que o cliente. Lembrando que não é possível enviar e nem receber dinheiro em contas de instituições que estão fora da lista citada anteriormente no texto.

O destinatário também necessita aceitar para que o valor seja transferido para ela. Isso impede possíveis erros de digitação, por exemplo.

Vale a pena utilizar o WhatsApp Pay dentro do negócio?

Sim. A partir de todas as informações apresentadas no texto, é possível concluir que vale a pena utilizar o WhatsApp Pay no seu negócio.

Além de facilitar no momento do pagamento, ele também é um meio muito seguro de receber e enviar dinheiro.

Porém, a solução não substitui outros recursos de recebimento de pagamentos como uma maquininha de cartão TEF ou POS, nem os links de pagamento. Encare essa solução como mais uma facilitadora no momento de oferecer formas de pagamentos ao seu cliente, seja de maneira física ou para vendas digitais.

Quer continuar acompanhando outros assuntos relacionados a meios de pagamentos para o comércio de varejo? Então não perca os conteúdos do blog da STi3 Sistemas!

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.