Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

Usando automação comercial como fator competitivo

Por Silvio Rogério dos Santos | 05 de Março de 2020

A automação comercial envolve o uso da tecnologia para aumentar a eficiência dos processos essenciais em um negócio e otimizar a sua produtividade. 

Com o avanço das tecnologias da área da informática, muitas soluções foram criadas para auxiliar setores como os governos e as grandes fábricas.

No entanto, os pequenos negócios também foram notados pelos desenvolvedores dessas tecnologias, e sistemas específicos foram criados para esse setor. 

Contudo, mesmo que a automação comercial ajude os negócios da área do varejo, permitindo uma gestão estratégica de várias áreas da empresa, alguns gestores ainda não conhecem esse recurso. 

Por isso, entenda o que é, de fato, essa inovação disponibilizada para a área do varejo, e como ela pode ajudar seu negócio a ganhar destaque no mercado.  

O que é a automação comercial?

A automação comercial é o uso de tecnologias, como softwares, por exemplo, que automatizam tarefas essenciais ao funcionamento de negócios na área de varejo. 

Os sistemas de automação permitem que atividades burocráticas e repetitivas, que demandam muito tempo dos colaboradores, sejam feitas de modo automatizado. 

Essas soluções abrangem diversas áreas da empresa, desde a gestão financeira, como o fluxo de caixa, até iniciativas de marketing e relacionamento com o cliente. 

Além disso, eles também podem disponibilizar relatórios frequentes com base nos dados com que são alimentados, o que ajuda os gestores a tomarem decisões mais eficazes para seus negócios.

Qual a importância da automação comercial para negócios de varejo?

A automação comercial é essencial para quem deseja se destacar no mercado, que está cada dia mais competitivo. 

Ela permite que os processos da empresa sejam mais ágeis e eficientes, poupando tempo dos colaboradores, que podem empenhar seus esforços em tarefas mais relevantes do que aquelas que exigem comportamentos automáticos e repetitivos. 

Dessa maneira, os negócios no varejo podem direcionar seus esforços para áreas essenciais, em atividades realizadas apenas por força humana. 

Enquanto isso, informações sobre o desempenho do negócio estão sendo geradas automaticamente, sendo mais fácil e rápido obter informações importantes, como número de vendas e fluxo de caixa, por exemplo. 

Esses dados são vitais para a elaboração de estratégias mais assertivas dentro do negócio.

Ainda, em lojas que não possuem um sistema de automação comercial, ou possuem um que é incompleto, a capacidade de resolver problemas simultaneamente se torna mais limitada. 

Por exemplo, o cadastro de entradas e saídas do estoque, que, com um sistema de automação, é feito automaticamente, precisa ser realizado manualmente. 

Assim, o colaborador, que poderia estar atendendo o cliente, acaba se ocupando com a anotação de dados, perdendo uma potencial venda. 

Esse cenário acaba se tornando comum, reduzindo a possibilidade de aumentar as vendas e o ticket médio, bem como de colocar em prática estratégias para sua fidelização.

Como a automação comercial funciona na prática?

A automação comercial funciona normalmente por meio de softwares que são desenvolvidos tendo em vista as necessidades específicas do varejo, como acontece na STI3.

Tarefas como controle de estoque, número de vendas ou régua de cobrança, podem ser configuradas para serem feitas automaticamente pelo sistema.

O sistema também gera relatórios, como a relação entre despesas e entradas, informa o ticket médio de clientes e mantém o estoque atualizado a cada venda, além de outras funcionalidades.

Dessa maneira, atividades de gestão essenciais ao bom funcionamento da empresa são padronizadas, diminuindo as chances de erro humano e automatizadas, melhorando a administração do tempo e produtividade da equipe.

Benefícios da automação comercial

Além da praticidade, existem outros benefícios da automação comercial para negócios do setor do varejo.

Suas vantagens estão relacionadas às informações geradas e facilmente acessadas pelo sistema, como também à padronização e realização de processos de maneira automática. 

A seguir, confira mais benefícios que podem ser aproveitados pelos comércios que fazem uso de um sistema de automação:

Visualização do cenário de todos os setores da empresa

Os sistemas de automação comercial mais completos fornecem relatórios constantes a partir das informações com que são alimentados. 

Por exemplo, em toda venda registrada no sistema, o controle de estoque é automaticamente atualizado. 

Dessa maneira, o gestor pode tomar decisões a respeito dos produtos, como quais deve repor e quais não precisa comprar, evitando gastos desnecessários e a falta de mercadorias. 

Com um sistema que integra informações dos mais diversos setores da empresa, como vendas, financeiro, marketing e até contabilidade, é possível fazer o cruzamento dessas informações e tomar decisões mais estratégicas, conhecendo a empresa como um todo.

Agilidade no processo de logística

Uma vez que o sistema de automação comercial permite a padronização de processos, isso pode resultar em um aumento da produtividade. 

Com o acesso facilitado às informações, é possível tomar decisões mais assertivas e de maneira mais rápida sobre os processos de logística da empresa. 

Além disso, reduzir as atividades manuais também agiliza as etapas de produção, permitindo um fluxo mais contínuo e estratégico.

Integração entre áreas

Com o sistema de automação comercial, é possível integrar setores diversos da empresa sem precisar de trabalhos manuais adicionais. 

Por exemplo, realizando o cadastro dos clientes, é possível programar o envio de e-mails ou mensagens promocionais, na frequência que desejar, integrando o atendimento ao marketing com alguns cliques. 

A área de vendas também é integrada com diversos setores, como o financeiro e de estoque, que são atualizados automaticamente de acordo com a movimentação de novas vendas. 

Melhoria na experiência do usuário

A automação comercial também melhora a experiência do usuário, que pode contar com um atendimento mais rápido e dinâmico.

Por exemplo, um cliente entra na loja, se interessa por um produto, mas o atendente não sabe se tem em estoque. 

Como a loja não possui um sistema comercial, o atendente precisa checar pessoalmente no estoque, geralmente nos fundos da loja, se há o produto, criando um tempo de espera maior do que o necessário.

Por outro lado, em uma loja com um sistema de automação comercial, apenas alguns cliques na frente do cliente seria o necessário para obter essa informação.

Além disso, como o inventário de estoque é atualizado automaticamente a cada venda, a probabilidade de faltar o produto por erros de logística seria bem menor, gerando um atendimento mais satisfatório.

Redução de custos

O sistema de automação comercial reduz custos com mão de obra e gastos desnecessários, graças ao acesso facilitado à informação e a padronização de processos. 

Muitas operações que seriam feitas por uma pessoa e levariam mais tempo, como o controle de estoque, podem ser realizadas de maneira automática com o sistema. 

Além disso, a diminuição de erros humanos, resultado da padronização de processos automáticos, evita gastos com a necessidade de refazer os procedimentos.

Ganho de produtividade

Existem muitas tarefas do cotidiano de um negócio do setor de varejo que são repetitivas e não envolvem muitas capacidades de quem realiza. 

Essas são tarefas que, normalmente, poderiam ser realizadas por um processo de automação comercial, justamente por essas características. 

Nesse caso, o responsável por essas tarefas ficaria livre para utilizar suas habilidades onde realmente fosse necessário. 

Isso levaria a um aumento na produtividade e na qualidade de serviços importantes.

Quando fazer uso da automação comercial no universo varejista?

O uso da automação comercial pode ser feito desde os primeiros momentos de existência de um negócio de varejo. 

Existem diversas opções de sistemas desse tipo, que oferecem funcionalidades das mais simples às mais complexas, além de abranger uma ampla faixa de investimentos. 

É importante que o gestor realize um mapeamento de seus processos e necessidades antes de buscar por um sistema, para ter certeza de que ele possui, pelo menos, o mínimo de que precisa para ajudar a administrar o seu negócio. 

Também é essencial ter uma previsão do orçamento disponível para a contratação de um sistema comercial, para que ele não prejudique as finanças da empresa. 

Levando esses fatores em consideração, é possível contratar um sistema de automação comercial a qualquer momento, mesmo que o negócio esteja dando apenas seus primeiros passos. 

Isso dará estrutura para um crescimento ainda mais rápido da empresa, e irá ajudar esse processo para que aconteça de forma sustentável e estratégica. 

Vale a pena ter uma automação comercial no seu negócio?

Hoje, mais do que nunca, um sistema de automação comercial traz recursos essenciais para que os negócios se destaquem no mercado. 

Com essa ferramenta, é possível ter mais eficiência e agilidade nos processos da empresa, o que permite que os serviços oferecidos aos clientes funcionem de maneira muito melhor. 

No sistema da STi3, você encontra funcionalidades especiais para o varejo como variedade de meios de pagamento, indicadores da empresa em tempo real, recebimento de pagamentos por PIX e muito mais!

Oferecemos diferentes pacotes, de acordo com a necessidade do seu negócio e do orçamento que você possui para a atualização do seu sistema de gestão comercial.

Você pode agendar uma conversa com nossos especialistas, que irão te fornecer a melhor solução para o seu negócio. 

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.