Por muito tempo a automação comercial foi tratada como um item que só algumas empresas tinham acesso. 

Hoje, ela é indispensável para qualquer negócio, seja ele físico ou online, grande ou pequeno que tenha como objetivo tornar processos comerciais e burocráticos em algo mais simples e preciso.

Assim, a empresa ganha não só produtividade, mas também eficiência. 

Desta forma, se torna possível garantir maior lucratividade e um sucesso ainda maior em sua área de atuação. 

Agora, se você deseja saber sobre a importância da automação comercial para o seu negócio, continue lendo este artigo que a STi3 Sistemas preparou para você.


O que é uma automação comercial?



A automação comercial consiste no uso de ferramentas e sistemas para otimizar os processos e atividades de uma empresa. 

Portanto, visa, entre outras coisas, melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e aumentar a produtividade.

Os sistemas de automação fornecem informações precisas e confiáveis sobre diversos processos, proporcionando o aumento da performance da empresa e reduzindo as despesas, erros e o retrabalho.

Entre as ferramentas mais comuns, está o Enterprise Resource Planning (ERP), um sistema de gestão que automatiza e integra dados financeiros, de vendas, de estoque e fiscais, como a transmissão de notas para a Receita Federal.


Como funciona a automação comercial?



Os softwares e sistemas de gestão facilitam o registro de informações de diferentes departamentos de uma empresa.

Além disso, eles permitem que esses dados sejam cruzados, fazendo com que as informações sejam ainda mais precisas.

Desse modo, ao ter informações atualizadas do estoque, um vendedor não corre o risco de vender um produto indisponível, por exemplo.

Por outro lado, o gerente do almoxarifado sabe que um produto precisa ser reposto antes que ele se esgote.

Assim, a automação comercial funciona integrando ferramentas tecnológicas e trabalho manual, garantindo a identificação dos problemas empresariais com muito mais agilidade.


Por que a automação comercial é importante?



Ter um sistema que automatiza os processos é fundamental para que as empresas consigam ser mais produtivas e cresçam com eficiência.

Isso acontece porque a automação comercial ajuda a reduzir a ocorrência de erros simples, mas que impactam diretamente no desenvolvimento de um negócio, como falhas na atualização de planilhas e nos cálculos, por exemplo.

Portanto, cada departamento tem acesso à informações reais e atualizadas, permitindo maior produtividade e melhoria dos processos, principalmente dos mais burocráticos.

Dessa forma, o setor de vendas consegue atender o cliente com mais agilidade e assertivamente, pois terá em mãos não só informações dos produtos disponíveis.

Com isso, o empreendedor passa a ter um controle maior de todas as atividades da empresa, bem como de seus departamentos. 





Quais os principais benefícios da automação comercial?



Um sistema de automação proporciona uma maior integração entre os processos e departamentos de uma empresa.

Assim, o fluxo de caixa ou os relatórios financeiros, que são atividades que demandam tempo e atenção, tornam-se automáticos, o que reduz erros e aumenta a produtividade.

A automação garante diversos benefícios, entre eles:

  • Maior controle sobre a empresa;
  • Ganho de tempo;
  • Redução de custos;
  • Controle de faturamento;
  • Agilidade no atendimento.


1. Maior controle sobre a empresa


Uma série de ações e atividades fazem parte do dia a dia de um negócio. Algumas são mais complexas que as outras, mas todas precisam ser controladas de perto.

Ao integrar todos os processos de uma empresa, a automação comercial assegura que o empreendedor consiga gerenciar não só os fluxos de trabalho desenvolvidos diariamente, mas também as equipes responsáveis.

Portanto, o sistema promove um maior controle sobre o empreendimento e permite que o gestor tome decisões assertivas. 

A automação ainda contribui para a gestão estratégica empresarial.


2. Ganho de tempo


A rotina administrativa de um negócio, principalmente varejista, é composta por uma série de tarefas complexas que são passíveis de erro, como:

  • Preencher formulários com dados de clientes;
  • Conferir e manter o estoque;
  • Registrar as operações;
  • Emitir notas fiscais eletrônicas;
  • Manter o fluxo de caixa;
  • Fazer os relatórios financeiros;
  • Entre outras.

Ainda que sejam necessárias, elas não devem tomar muito tempo dos trabalhadores. 

Dessa forma, a automação garante que elas sejam realizadas de maneira automática, o que minimiza os erros que podem vir a acontecer.

Por isso, a automatização proporciona também a economia de tempo, uma vez que as horas usadas para encontrar os problemas das operações e corrigir os erros podem ser investidas em outras frentes de serviço.


3. Redução de custos


Outra vantagem da automação comercial é a redução de custos. 

Como muitas atividades passam a ser feitas de forma automática pelo sistema, os gastos com o retrabalho ou com as soluções de problemas diminui. 

Além disso, essa ferramenta ainda permite que o empreendedor conheça todas as dificuldades e fontes de gastos desnecessários de sua empresa, podendo eliminá-los parcial ou completamente.


4. Controle de faturamento


A automação comercial proporciona dados reais e simplificados sobre todas as operações de um empreendimento. 

Ela garante que o empreendedor controle de maneira ampla o faturamento, pois ele conseguirá verificar quais as principais fontes de lucro do seu negócio, bem como o destino do dinheiro.

Além disso, fica mais fácil identificar a raiz dos problemas, em caso de prejuízos financeiros, e identificar estratégias para contornar a situação.


5. Agilidade no atendimento


Com a minimização dos erros e do retrabalho, os vendedores da empresa podem usar o tempo ganho para se capacitar e, dessa forma, prestar um bom atendimento.

Além disso, o uso de um sistema automatizado permite que eles tenham acesso a diversos dados dos clientes e ofereçam produtos que se encaixam nas necessidades deles rapidamente.


Qual o melhor momento para contar com uma automação comercial? 


Uma empresa focada em crescer de forma sustentável e que deseja se destacar no mercado deve investir em um sistema automatizado quanto antes.

O uso desse tipo de ferramenta garante a integração dos processos internos, bem como dos dados financeiros e dos clientes.

Desta maneira, a longo prazo, a automação torna os processos mais eficientes e a empresa mais produtiva.

A automação ainda proporciona que os gestores conheçam a fundo todos os processos e particularidades do seu negócio, e, assim, possam tomar decisões mais assertivas.

Agora que você já sabe como a automação comercial pode ajudar o seu negócio, o que acha de otimizar os processos de sua empresa utilizando um software de gestão empresarial eficiente? Conheça o Sistema da STi3 Sistemas.

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