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Site de delivery: o que é e porquê seu restaurante precisa de um!

O site de delivery é uma nova ferramenta para os empreendedores e donos de restaurantes e estabelecimentos do ramo alimentício. 

Com o avanço da tecnologia e a democratização do acesso à internet, as empresas de todas as áreas do mercado têm apostado em soluções online para expandir seus negócios. 

Para quem trabalha com food service, o delivery já passou a ser uma realidade, principalmente após a pandemia do coronavírus, que mudou o hábito de consumo dos clientes, aumentando a procura de serviços de entrega em domicílio. 

A fim de fugir das altas comissões cobradas por esses aplicativos e promover uma experiência ainda melhor aos seus clientes, já muitos restaurantes estão lançando seu próprio site de delivery.

Como é possível montar um site de delivery atualmente?

Hoje, serviços como a programação de páginas da web, que eram algo muito custoso, se tornaram muito acessíveis, mesmo para pequenos empreendedores. 

Existem empresas especializadas em oferecer esses serviços, além de outros, como sistemas de gestão que integram todos os canais de comunicação. 

São diversos tipos de serviço que se pode encontrar no mercado e que oferecem a confecção de um site de delivery. 

As funcionalidades que o site terá podem ser das mais simples às mais complexas e decidir entre essas opções depende muito da ideia que o empreendedor tem para essa ferramenta e do investimento que deseja direcionar a isso.

É possível, por exemplo, ter uma página institucional, com o logo da empresa em destaque e acesso ao cardápio da casa, com as opções para contato. 

Por outro lado, também é possível ter, além disso, um sistema integrado que permita o cliente fazer pedidos e pagamentos ali mesmo e esse pedido vai diretamente para o pessoal da cozinha. 

Ainda é possível integrar os recursos do restaurante com o restaurante físico de diversas outras formas, além de oferecer promoções e condições especiais para quem utiliza o site de delivery. 

Benefícios do site de delivery

Com a tendência de mercado cada vez maior de consumir produtos de food service que possam ser entregues em domicílio, qualquer inovação na área de delivery do restaurante trará benefícios ao negócio. 

Entretanto, alguns benefícios que o site de delivery proporciona são diferenciais em relação, por exemplo, aos delivery apps terceirizados, já bastante famosos. 

Dentre essas vantagens podemos citar um contato mais direto com o público, que promove maior chance de fidelização, por exemplo. 

Além disso, é claro que precisamos falar da ausência de taxas de comissão e mensalidade quando se utiliza um site próprio. 

Esses são só alguns dos pontos positivos do site de delivery e, a seguir, falaremos sobre mais alguns, de forma mais detalhada.

Maior presença no universo digital

Quem não está, hoje, presente no mundo digital, em boa parte das vezes não consegue se sobressair no mundo fora das redes. 

As redes sociais se tornaram uma potente ferramenta para a divulgação de qualquer marca, não importa a que ramo de mercado sirva. 

Com um site de delivery, será possível aumentar a presença digital da marca por meio do compartilhamento do endereço do site em várias plataformas. 

Por exemplo, no Instagram, uma das redes mais importantes hoje para o Marketing Digital, é possível colocar o link do website na bio do perfil. 

Dessa forma, o restaurante que possui um site pode colocar essa informação no Instagram e a partir da própria rede social o cliente conseguirá entrar no site, realizar seu pedido e, no geral, atrair mais clientes e ter um maior índice de conversões será mais fácil. 

Cardápio acessível aos consumidores

Muitos restaurantes pecam na divulgação de seus cardápios para o público geral, que está fora do ambiente físico do estabelecimento. 

Alguns deles possuem páginas muito bem organizadas nas redes sociais, com belas imagens dos produtos da casa, mas em nenhum lugar é possível encontrar um cardápio completo. 

Esse tipo de situação é mais comum do que se imagina e, na maior parte das vezes, se o cliente se interessa pelas imagens que viu, mas não encontra o cardápio, ele vai buscar outro local que ofereça informações mais completas para realizar seu pedido. 

Assim, integrar redes sociais com o cardápio, por meio do compartilhamento do endereço do site de delivery, é uma excelente oportunidade de reter os clientes que descobrem sua marca.

Clientes podendo fazer pedidos direto pela página do negócio

Na internet, o lema é simplicidade, ou seja, quanto menos esforço uma tarefa requisitar do internauta, mais provável é que ele permaneça engajado nela. 

Isso vale para o site de delivery também que, se for construído de forma que integre o acesso ao cardápio à possibilidade de realizar pedidos na mesma página, aumentará ainda mais as chances de conversão. 

Comunicação direta com o público

Muitos restaurantes apostam, hoje, em aplicativos de delivery conhecidos, como o iFood, em que a comunicação com o cliente é intermediada pela plataforma, que pertence a terceiros. 

Entretanto, promover uma comunicação mais direta com o cliente é uma forma de atraí-lo bem como de fidelizar os clientes que já fazem parte da cartela do negócio. 

Pode-se ver que até mesmo grandes marcas buscam por esse contato direto através, por exemplo, do uso de redes sociais, em que repostam conteúdos dos clientes e respondem comentários. 

Por meio de um site de delivery próprio é possível abrir um canal de comunicação direto com o cliente, seja pelo próprio site ou direcionando a conversa, por exemplo, para o WhatsApp através de um link. 

Isso com certeza fará o cliente se sentir mais próximo da empresa e perceber que é um negócio que se importa com suas opiniões e está disposto a atendê-lo da melhor forma possível. 

Possibilidade de estar na primeira página do Google

O Google é uma ferramenta utilizada por milhões de pessoas diariamente e é cada vez mais difícil que passemos pelo menos um dia sem colocar alguma coisa no mecanismo de busca. 

Quando fazemos qualquer pesquisa no Google, antes dos resultados gerais sempre aparece um site com uma resposta direta ao que foi pesquisado e outros que vêm marcados como anúncios. 

Essas posições de destaque nas buscas da ferramenta atraem um grande número de acessos aos sites que conseguem aparecer nela. 

Caso não tenha ainda percebido, é bem difícil que nessas posições apareça uma página de rede social, por exemplo, porque o Google realmente prioriza páginas com domínio próprio. 

Por isso, ter um site de delivery é uma excelente estratégia para aparecer nas primeiras posições do Google, receber novos acessos e atrair clientes que antes desconheciam o restaurante. 

Integração com outros sistemas do restaurante

Quando está a se considerar a criação de um site próprio para o restaurante, quanto mais otimizado ele for, melhor será para o negócio e para a experiência do cliente. 

Uma maneira de promover essa otimização é por meio da automação comercial, oferecida por sistemas especializados para restaurantes. 

Esses sistemas comerciais para restaurantes podem adicionar funcionalidades ao site de delivery que se comunicam diretamente com o restaurante. 

Por exemplo, quando o cliente realiza um pedido pelo site, além de aparecer na tela do sistema principal no restaurante, esse pedido pode ser enviado diretamente para a cozinha. 

Essa é uma forma de promover uma gestão mais eficiente dos pedidos do restaurante, além de dar agilidade ao preparo e entrega dos pedidos dos clientes. 

Maior controle dos pedidos em todo o restaurante

Como mencionamos, é possível integrar as ações realizadas pelos clientes no site de delivery com o sistema de gestão de todo o restaurante. 

Quando se utilizam apps de delivery externos, a comunicação entre os pedidos para entrega e os locais muitas vezes se embaralha. 

Isso é bem fácil de acontecer, porque os pedidos acabam se dividindo entre mais de uma plataforma, tornando a gestão mais difícil. 

Com um site de delivery próprio é possível encaminhar todos os pedidos para um mesmo local, que seja coordenado pelo sistema do restaurante. 

Dessa forma, em um mesmo painel, o gestor terá acesso a todos os pedidos em andamento, seja no delivery ou locais. 

Perguntas frequentes sobre o site de delivery

Por não ser uma ideia tão abrangente quanto os delivery apps, por exemplo, existem muitas perguntas em torno do funcionamento de um site de delivery. 

É justamente por isso que a seguir reunimos perguntas que costumam surgir sobre o assunto e oferecemos a melhor resposta possível, a fim de que não fiquem dúvidas para você que deseja expandir e aprimorar seus negócios. 

É possível ter um serviço omnichannel com o site de delivery?

Ter uma plataforma omnichannel, ou seja, multicanal, para que os clientes possam se comunicar com o estabelecimento e realizar compras é um grande diferencial para qualquer negócio. 

Quando se fala de omnichannel, o que se tem em mente é uma total integração entre as plataformas de venda e canais de comunicação da empresa, sejam físicos ou online. 

Como temos mostrado até aqui, a ideia de construir um site de delivery é justamente entregar suas possibilidades a toda a gestão do restaurante, convergindo todas as informações e comunicação da empresa para um só lugar. 

Portanto, não só é possível ter um serviço omnichannel com o site de delivery, como é algo desejável.

O site de delivery é muito caro?

Ter um site de delivery próprio, por muito tempo, foi algo restrito apenas a grandes redes de restaurantes, como o McDonald’s que na época em que os pedidos eram feitos por telefone já tinham sua plataforma online de entregas. 

Hoje esse cenário mudou muito e ter uma página na internet com domínio próprio se tornou não apenas mais barato bem como acessível em termos da própria construção da página. 

No entanto, para ter um site de delivery integrado aos sistemas do restaurante e que ofereça todos os benefícios que citamos aqui, é preciso contratar uma empresa especializada. 

Por exemplo, a STi3 oferece sistema de gestão otimizado para food service, além de serviços como delivery app próprio e página na internet, todos integrados. 

Todo restaurante precisa de um site de delivery?

Ter um site próprio para receber pedidos pode ser um fator de economia, principalmente se o restaurante utiliza aplicativos de delivery que cobram mensalidade e comissão. 

Além disso, o site de delivery é com certeza um diferencial, que traz todos os benefícios que já mencionamos aqui, sem a necessidade de fazer o cliente baixar um novo aplicativo no celular ou sequer abrir outra janela enquanto navega pela rede social.

É possível usar o site de delivery junto aos aplicativos, como iFood?

Integrar pedidos de delivery provenientes do site e aplicativos próprios a outros canais como o iFood, que pertence a terceiros, é possível. 

Entretanto, isso demanda uma programação tanto do site quanto do sistema do restaurante muito mais avançada a fim de que as informações dessas diferentes origens sejam integradas. 

Não é algo impossível nem muito difícil de realizar para alguém que entenda desse tipo de serviço, mas com certeza demanda assistência especializada e custará mais. 

É possível integrar todos os pedidos do restaurante em um único local?

Temos mencionado durante todo esse conteúdo como a integração do site de delivery com o sistema de gestão do restaurante é uma forma de extrair benefícios ainda maiores dessa ferramenta. 

Assim, sem dúvidas é possível integrar os pedidos do site, de aplicativo próprio e do estabelecimento físico em um só lugar. 

Para isso, é necessário um sistema que possibilite a convergência dessas informações em um local de fácil visualização e de maneira intuitiva. 

No dashboard da STi3, por exemplo, é possível visualizar não só as informações de todos os pedidos realizados, como os principais indicadores do seu negócio. 

Afinal, vale a pena ter um site de delivery?

Ter um site de delivery é uma grande estratégia para quem deseja se destacar em meio à concorrência e receber ainda mais pedidos de entrega. 

No mercado atual é difícil que os restaurantes possam ignorar o ramo do delivery, já que muitas pessoas buscam por essa opção de consumo de alimentos preparados fora de casa. 

Justamente por esse motivo, as plataformas de delivery, como aplicativos que reúnem diversos restaurantes (iFood, Uber Eats, Rappi, etc), recebem novos estabelecimentos a cada dia. 

Nesses ambientes a competição é muito maior, uma vez que há vários negócios competindo pelos mesmos clientes. 

Por isso, muitos restaurantes começaram a criar aplicativos próprios para receber pedidos de entrega em domicílio. 

Mesmo oferecendo preços mais atrativos nos pedidos feitos por esse meio, pode ser difícil convencer os clientes a fazerem o download de um app com o fim de comprar em apenas uma opção de estabelecimento. 

Para contornar esses problemas da melhor maneira, o momento atual aponta para o investimento em confeccionar um site de delivery próprio para o restaurante. 

Esse site pode ser compartilhado e aberto diretamente a partir de links nas redes sociais, como na bio do perfil do Instagram ou em stories e outras publicações. 

Assim, com apenas um clique, sem precisar baixar nenhum app nem mesmo fechar o aplicativo que estava utilizando, o cliente pode ter acesso ao cardápio e realizar seus pedidos diretamente com o restaurante, sem ser cobrado taxa de entrega como seria se pedisse em aplicativos de terceiros. 

Entretanto, para tirar o maior proveito possível dessa potente ferramenta que é um site delivery próprio, é importante investir na integração desta plataforma com as demais áreas do restaurante. 

Isso é possível ser feito contando com um bom sistema de gestão, que seja otimizado pensando nas necessidades de empreendimentos do ramo do food service. 

Se você ainda não conhece uma empresa com o serviço assim, a STi3 está aqui para te apresentar as melhores e mais modernas soluções para o seu restaurante. 

Entre agora em contato com um de nossos especialistas e peça uma demonstração de um produto feito especialmente para você!

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