Super restaurante iFood: o que é e como fazer para se tornar um!

Ser considerado um super restaurante iFood é uma grande oportunidade de conseguir se destacar dentro do aplicativo, e de quebra, conseguir fazer mais vendas!

A plataforma que conta com milhares de estabelecimentos cadastrados desenvolveu uma nova categoria para prestigiar os parceiros de maior volume de vendas.

E além da nomenclatura, os locais que estão nesta categoria também recebem diversas vantagens que podem ajudar a conquistar novos clientes e fazer com que o fluxo do caixa se torne ainda melhor!

Por conta disso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para ser um super restaurante iFood.

Confira!

O que é um super restaurante iFood?

O super restaurante iFood é o nome que o aplicativo batizou para se referir ao estabelecimento que se destaca em diferentes categorias perante aos concorrentes da região. 

Para fazer parte deste seleto grupo, existem diversos fatores que determinarão se o local é ou não merecedor desta marca.

Dentre, podemos destacar alguns como os números de pedidos, a avaliação recebida, e a taxa de cancelamento e de atrasos nas suas entregas, por exemplo.

Por isso, se o seu objetivo é chegar a se tornar um negócio reconhecido pelo iFood, é necessário entender exatamente como este recurso funciona..

Por que o super restaurante iFood é importante na estratégia de delivery?

Os estabelecimentos que utilizam o aplicativo de entregas sempre contam com o delivery para concluir os seus pedidos. Se tornar um super restaurante iFood é importante pois apenas um grupo determinado faz parte desta categoria..

O que quer dizer que estar entre os destaques da plataforma poderá trazer um número maior de vendas, além da confiança dos consumidores.

Quais são os principais critérios para se transformar em um super restaurante iFood?


Para que a sua empresa também possa se tornar um super restaurante iFood 2021 é preciso que ele atenda a diversos critérios de qualidade.

Confira alguns deles:

Excelente avaliação

Um dos principais quesitos para serem trabalhados dentro do aplicativo é o de ter uma boa avaliação dos clientes dentro do aplicativo.

Estabelecimentos que desejam se tornar parte desta lista exclusiva do iFood precisam ter uma nota acima de 4,6 em seu perfil.

Quantidade de pedidos

O número de pedidos realizados também deve ter atenção do estabelecimento, pois é um dos principais quesitos para conquistar a esta categoria premium.

Locais que consigam bater a marca de 600 solicitações em até 90 dias possuem grandes chances de se tornar um super restaurante iFood.

Taxa de cancelamento de pedidos reduzida

Existem casos em que o local acaba recebendo um cancelamento de pedido por algum motivo. Porém, os restaurantes que apresentam uma taxa reduzida desse tipo de ocorrência possuem uma chance muito maior de alcançar uma boa posição na plataforma.

Neste caso, garantir a eficiência do serviço e da entrega são pontos cruciais para evitar que essa situação se torne frequente.

Mínimo de atrasos

Nenhum cliente gosta de passar pelo desconforto de realizar uma compra e o pedido chegar atrasado.

Sabemos que imprevistos podem acontecer, no entanto, evitá-los ao máximo para que o tempo de entrega não seja ultrapassado é muito importante para se tornar um super restaurante iFood.

Principais dúvidas sobre o processo de super restaurante iFood

Muitos donos de negócios acabam tendo diversas dúvidas sobre o processo para se tornar um super restaurante iFood.

Pensando nisso, separamos as principais delas para responder e ajudar todos aqueles que ainda não sabem ao certo como fazer parte desta lista exclusiva.

Como o aplicativo categoriza esses negócios?

Todos os estabelecimentos que estão de acordo com as regras para se tornarem especiais no iFood recebem um selo exclusivo do aplicativo.

Ou seja, para facilitar a identificação de cada um dos super restaurantes, a plataforma identifica com uma marca personalizada que estará presente ao lado do nome e logo do local.

Principais taxas do super restaurante iFood

Existem taxas que são pagas por todos os restaurantes que fazem parte da plataforma do iFood.

No entanto, muitos donos de negócios acreditam que elas aumentam quando o seu estabelecimento ganha o reconhecimento do aplicativo e isso não é verdade.

Ao se tornar um super restaurante iFood você continuará pagando os tributos como qualquer outro local.

Esse valor é cobrado em cima de cada um dos pedidos realizados, sendo que a taxa fica entre 12% a 27%. Além disso, também existe uma mensalidade que varia entre R$100 e R$130.

Ser um super restaurante do iFood garante mais vendas?

Sabendo que todos os que pertencem ao super restaurante iFood recebem um destaque maior na plataforma, Desta forma, se torna possível conquistar mais vendas por ser um dos principais destaques no aplicativo, sempre de acordo com a localização do usuário. 

Essas marcas sempre ficam localizadas entre as primeiras posições do menu de busca.

Além disso, quando os clientes se deparam com essa opção de estabelecimento, ele tenderá a escolher as opções mais bem posicionadas para fazer uma solicitação e, consequentemente, levar mais vendas para o negócio.

Benefícios de ser um super restaurante iFood

Como foi dito algumas vezes durante o texto, ser um super restaurante iFood 2021 é contar com diversos benefícios que são oferecidos pelo aplicativo.

Todas essas vantagens serão muito bem vindas para o seu negócio, garantindo que o trabalho para chegar a esta categoria valha muito a pena.

Placa de reconhecimento por parte do aplicativo

Quando um restaurante passa a ser considerado um dos melhores dentro do aplicativo, ele recebe uma placa de reconhecimento.

Ela é um símbolo da conquista que o estabelecimento acabou de alcançar, concretizando toda a sua dedicação no iFood e com todos os seus clientes.

Apesar de parecer ser algo banal, ela é uma forma de comprovar o seu sucesso.

É muito comum ver restaurantes utilizando-as para enfeitar o seu local físico de trabalho, trazendo ainda mais aprovação.

Ações de marketing exclusivas para o seu restaurante

Todos aqueles que são categorizados como super restaurantes iFood ganham ações de marketing exclusivas para o seu negócio.

Ou seja, o próprio aplicativo irá desenvolver anúncios direcionados para o seu estabelecimento, aumentando o seu alcance com o público da plataforma.

Resgate de bônus e benefícios

Os locais que se encontram na categoria premium do iFood recebem cupons e bônus para atrair mais vendas.

Sendo assim, os restaurantes podem utilizar esses benefícios para criar ofertas e descontos em seus pedidos.

Essa ferramenta é uma grande jogada para conquistar uma maior visibilidade e interesse por parte dos compradores que ficarão tentados com a economia que farão neste local em questão.

Melhor posição no ranking de restaurantes regionais

Como dito anteriormente, um super restaurante iFood recebe a vantagem de ter propagandas feitas dentro do aplicativo e uma delas é ser posicionado no ranking dos melhores estabelecimentos regionais.

Subir nas colocações desta lista é uma ótima forma de alcançar mais clientes, podendo ser eles novos ou antigos compradores.

O que quer dizer que essa é uma ótima estratégia para conseguir aumentar o número de pedidos no negócio.

Atendimento prioritário na plataforma

É comum que os lojistas também enfrentem problemas ou tenham dúvidas no momento de utilizar a plataforma do iFood. E para conseguir passar por esses obstáculos, eles contam com o atendimento direcionado para restaurantes.

Todos os que estão bem posicionados no aplicativo possuem a vantagem de receber esse auxílio com prioridade, o que faz muita diferença no tempo de espera e até mesmo no momento de realizar uma melhoria voltada para o público.

Descontos no iFood Shop

Outro benefício criado para aqueles que são considerados super restaurantes iFood são os descontos no Shopping do aplicativo. Lá o lojista poderá comprar insumos para o seu negócio.

Ou seja, ele receberá a oportunidade de pagar mais barato no momento de adquirir matéria prima para suas receitas e até mesmo embalagens para suas entregas.

Como fazer para me transformar em um super restaurante do iFood?

Agora que você já conhece todas as vantagens de se tornar um super restaurante iFood e isso passou a ser um grande interesse para você, chega o momento de descobrir como alcançar este objetivo tão importante.

Para isso, você precisará trabalhar alguns tópicos em seu estabelecimento, visando se tornar um dos melhores.

Os principais deles são:

Invista em marketing

Não é porque o seu restaurante está cadastrado na plataforma do iFood que isso automaticamente te trará mais visibilidade e vendas sem nenhum esforço.

Portanto, é muito importante investir em um bom marketing para conseguir atrair a atenção dos seus potenciais clientes.

Criar campanhas nas redes sociais e parcerias com nomes de peso na internet são ótimas estratégias para tornar o seu negócio mais conhecido e estar um passo mais perto de ser um super restaurante iFood.

Usar todas as suas opções é o melhor caminho e dentro do próprio aplicativo você pode encontrar versões de impulsionamento, e o melhor, de forma gratuita.

Por exemplo, você poderá desenvolver um site personalizado que irá potencializar as suas vendas.

Ofereça um bom atendimento aos clientes

O atendimento é tão importante quanto a qualidade dos alimentos que estão sendo vendidos pelo seu restaurante.

Um cliente que recebe uma maior atenção em casos de problemas ou até mesmo no momento de realizar alguma observação no pedido, com certeza se sentirá atraído a comprar novamente com a marca.

Por conta disso, trabalhe muito o atendimento do seu restaurante para que você receba boas avaliações no aplicativo.

Além disso, a experiência oferecida na entrega também conta pontos, então, se dedique a utilizar boas embalagens e a orientar os entregadores para que tudo saia perfeito para o consumidor.


Evite atrasos nos pedidos

A taxa reduzida de atrasos é um dos principais quesitos que levam uma marca a fazer parte da lista de super restaurantes iFood.

Portanto, calcule com bastante precisão o seu tempo de preparo e entrega de acordo com as localizações, para que os clientes não precisem passar pela situação de um pedido que não foi entregue no prazo.

Mesmo em casos de que o tempo para finalização fique além do que espera, mantenha o seu padrão, pois dessa forma você garante que a sua comida seja feita de forma cuidadosa e que ela conquiste as pessoas.

Além disso, se você estabelecer um bom tempo de entrega, também estará contribuindo para evitar acidentes com os entregadores que muitas vezes precisam passar da velocidade permitida para realizar o pedido no tempo estipulado.

Estimule os clientes a deixarem suas avaliações positivas

A avaliação positiva dos clientes é um grande diferencial para que sua marca se torne um dos super restaurantes iFood.

Portanto, sempre que possível, estimule as pessoas a realizarem o processo de nota para seus pedidos.

Esse lembrete é muito importante pois é comum que os consumidores acabem esquecendo de fazer a avaliação que é indispensável para o estabelecimento.

Tenha diferentes canais de atendimento

A plataforma do iFood oferece opções de os clientes entrarem em contato com o restaurante em caso de necessidade.

No entanto, os locais que possuem diferentes canais de atendimento deixarão seus consumidores mais confortáveis no momento de resolver alguma situação.

Portanto, sempre deixe à disposição das pessoas o número de telefone do local, e-mail e até mesmo as redes sociais, oferecendo um leque de opções de contato.

Fazer isso também irá trazer mais segurança para os clientes, pois eles verão que o seu estabelecimento é sério e verdadeiro.

Lembre-se que ter um bom pós-vendas também é um grande diferencial para conquistar a avaliação positiva dos consumidores e as suas opções de atendimento podem fazer parte desta etapa.

Quais são os principais critérios para se transformar em um super restaurante iFood em 2022?

Se tornar um Super Restaurante iFood confere benefícios para a empresa dentro da plataforma e torna ainda mais agradável a experiência dos clientes ao realizar pedidos no seu restaurante. 

Para indicar que um estabelecimento é um Super Restaurante, ele recebe, ao lado do nome, um círculo vermelho com uma estrela branca no centro.

É possível filtrar as buscas dentro do aplicativo apenas entre restaurantes com esse selo, o que dá maior visibilidade para seus detentores.

No entanto, essa classificação envolve cinco principais fatores relacionados ao serviço de entregas dos estabelecimentos pela plataforma:

  • Número de pedidos;
  • Avaliação recebida;
  • Taxa de cancelamento;
  • Atraso nas entregas;
  • Atendimento.

Número de pedidos

Em primeiro lugar, para se tornar um Super Restaurante iFood, é preciso estar ativo na plataforma por, pelo menos, 90 dias. 

O critério do número de pedidos toma como referência esse período. Os restaurantes, para atender a esse critério, precisam ter recebido um mínimo de 90 pedidos. 

Antes da atualização, esse número era de 600 pedidos dentro de 90 dias, o que tornava difícil para restaurantes de cidades menores, por exemplo, receberem essa certificação.

Avaliação recebida

Enquanto isso, a cada pedido realizado, o restaurante recebe uma avaliação dos clientes no iFood, que é um dos critérios para ser reconhecido como um Super Restaurante iFood.

Até 2021, para atender ao critério de boa avaliação, o restaurante precisava obter uma nota superior a 4,5, ou seja, de 4,6 para cima. 

Agora, a partir de 2022, com a mudança dos critérios, o que passou a ser utilizado foi a quantidade de avaliações 5 estrelas recebidas. 

Taxa de cancelamento

Outro indicador utilizado para premiar um Super Restaurante iFood é a taxa de cancelamento que, claro, deve ser a menor possível. 

Mesmo que tenha outros critérios bem pontuados, restaurantes que possuem uma elevada taxa de cancelamento dificilmente alcançarão o status de Super Restaurante. 

Atraso nas entregas

Ainda, outro fator aferido pela plataforma para eleger um Super Restaurante iFood é a pontualidade. 

Ao realizar um pedido, o cliente é informado do prazo em que deve recebê-lo em sua casa. O restaurante deve fazer o necessário para não ultrapassar esse prazo e atrasar os pedidos.

Atendimento

Por fim, imprevistos podem acontecer durante a preparação dos pedidos no restaurante, por isso, especialmente nesses casos, é essencial manter os clientes informados. 

Para manter um bom atendimento e atender a esse critério de Super Restaurante iFood, o estabelecimento deve sempre responder às mensagens enviadas pelo chat do aplicativo. 

Também é importante responder e interagir nas avaliações feitas no perfil do restaurante pelos clientes, assim como evitar abertura de chamados por pedidos enviados erroneamente ou demais problemas. 

O super restaurante iFood descarta o uso de um aplicativo próprio para o negócio?

Apesar de o super restaurante iFood oferecer diversos benefícios para o lojista, é importante saber que ele não descarta o uso de um aplicativo próprio para a marca.

Isso porque cada uma dessas opções são estratégias de negócio que se complementam em busca de trazer mais resultados para o estabelecimento.

Portanto, contar com uma ERP de qualidade será um grande diferencial para a sua empresa.

Vale a pena se tornar um super restaurante iFood?

A partir de todas as informações citadas no texto podemos concluir que sim, vale muito a pena se tornar um super restaurante iFood 2021.

O grande motivo para isso é que o seu negócio conseguirá conquistar um ótimo lugar de divulgação e, sabendo que a plataforma movimenta milhões de pessoas todos os dias, isso se torna uma grande estratégia para garantir um aumento nas vendas.

Portanto, se dedique e trabalhe para que seu estabelecimento esteja entre os melhores do aplicativo, atraindo ainda mais clientes para você!

Se você ainda não possui o seu sistema de gerenciamento para se tornar um super restaurante iFood, conte com a STi3 Sistemas e garanta essa ferramenta tão importante para o seu negócio!

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.