Kit de produtos: O que é, benefícios e como fazer a venda de forma estratégica!

Vender kit de produtos no seu negócio é uma das estratégias mais importantes para movimentar o estoque e aumentar o ticket médio. 

Realizar campanhas promocionais que se destaquem entre os concorrentes e impulsionam a taxa de conversão são alguns dos desafios mais comuns enfrentados pelas lojas virtuais.

Para contornar esse cenário e estimular as vendas no seu negócio, vale a pena considerar práticas que atraiam os clientes, como a montagem de kits.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios dessa técnica, é essencial realizar as vendas de forma estratégica.

Entenda quais os recursos que permitem que o seu negócio alcance essa posição tática no mercado e conheça os benefícios de vender kit de produtos como alternativa no seu varejo.

O que é kit de produtos?

Um kit de produtos é um conjunto de mercadorias que são oferecidas juntas, de modo a agregar valor entre si ou complementar o seu uso.

Por exemplo, itens masculinos relacionados, como perfumes e loções, podem ser disponibilizados juntos. Assim como blusas e calças.

Além disso, itens que costumam ser comprados em maior quantidade, como meias, também podem ser alternativas de kits.

Uma vez montados, o cliente pode seguir com a compra de todas as mercadorias de uma só vez. É comum que os preços sejam diferenciados também.

No entanto, é importante reforçar que essa estratégia deve garantir que todos os produtos possam ser adquiridos individualmente, para não configurar venda casada, prática considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Por que é importante vender kit de produtos?

Investir em kit de produtos para o seu negócio é uma das principais estratégias para movimentar o seu estoque, atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Isso porque a técnica permite unir produtos menos populares com artigos que estão em alta, acelerando a saída de mercadorias empacadas. Dessa forma, é possível reduzir os prejuízos e realizar um giro de estoque eficiente.

Ainda, os kits de produtos são uma alternativa interessante para fortalecer o seu ticket médio, pois os consumidores serão estimulados a comprar mais, elevando o total gasto no seu negócio.

Durante a compra, colocar itens complementares juntos em um pacote também incentiva o cliente, especialmente pelo valor agregado. Esses diferenciais são importantes para destacar a sua loja e atrair mais público.

Quais os benefícios de vender kit de produtos?

Além de benefícios como aumento do ticket médio e controle de estoque, existem outras vantagens que o kit de produtos pode trazer para a sua loja. Conheça alguns dos principais abaixo:

Criação de promoções estratégicas

Para estimular a saída de determinados produtos ou movimentar as vendas no seu negócio, é fundamental criar promoções que sejam estratégicas, mas não comprometam seus recursos.

Nesse caso, elaborar um kit de produtos pode ser a alternativa ideal, permitindo unir os itens que você deseja destacar com outras complementações que o tornem mais interessante.

Ou, ainda, para promover um artigo menos popular, é possível anunciar descontos para a compra de mais de uma unidade.

Essas promoções são táticas e podem ajudar o seu negócio a atingir seus objetivos com o uso de uma campanha assertiva.

Estimula a fidelização de clientes

Montar um kit de produtos com itens populares também pode ser uma forma de estimular a fidelização de clientes.

Você pode realizar uma avaliação de mercado e, com isso, elaborar montagens que agreguem mais valor para aquele produto específico.

Dessa forma, os clientes que já costumam comprá-lo ficarão ainda mais inclinados a voltar à sua loja no futuro, pois sabem que terão mais vantagens, levando um artigo junto ou o produto com um preço reduzido, por conta do kit.

Aproveita datas comemorativas

Ainda, o kit de produtos é uma das principais escolhas para aproveitar datas comemorativas de maneira simples e sem altos investimentos.

É comum encontrar esse tipo de mercadoria no Dia dos Pais ou Dia das Mães, por exemplo, pois existem diversos itens temáticos e complementares que trazem maior valor para o produto final.

Assim, a sua loja realiza campanhas comemorativas e sazonais sem precisar de uma grande movimentação ou alteração no estoque.

Por que usar um sistema de gestão para vender kit de produtos?

Embora o kit de produtos seja uma estratégia importante para o seu negócio, para alcançar os melhores resultados é essencial contar com um sistema de gestão unido a essa prática.

Com uma ferramenta tática e estruturada, será possível aproveitar ainda mais os benefícios desse método de vendas, além de contar com vantagens interessantes para a organização da sua loja.

Veja os principais motivos para usar um sistema de gestão na hora de montar um kit de produtos:

Controle simplificado do estoque

Com uma plataforma adequada, não é preciso controlar cada item separadamente no seu estoque, podendo realizar essa gestão de maneira mais simples.

Um software especializado permite cadastrar os kits e acompanhar as saídas, entradas e unidades restantes no armazenamento.

Além disso, não é necessário cadastrar cada artigo novamente, ficando com registros em duplicidade, pois o sistema identifica as peças dentro e fora dos conjuntos.

A cada movimentação, a ferramenta informa o controle geral e atualiza todas as informações mais relevantes.

Unifica o código das peças individuais

Com um sistema de gestão, é possível unificar todos os códigos das peças individuais em um só lugar, para facilitar as buscas e monitoramento das unidades.

Por exemplo, com uma plataforma adequada, como a STi3, você poderá procurar os itens por nome, código ou etiqueta, dentro do mesmo mecanismo de buscas.

Dessa forma, não corre o risco de duplicar seus registros, ou encontrar os produtos errados ao usar um formato de pesquisa diferente.

Ajuste unitário das variáveis do produto

Uma das características do kit de produtos são os valores diferenciados, que podem atrair os clientes e incentivar a compra.

Nesse caso, ter um sistema de gestão pode ajustar as variáveis de cada item unitário de maneira mais simples.

Por exemplo, ao aumentar ou diminuir o preço de um artigo, a plataforma calcula, automaticamente, o valor final do kit com base nas informações inseridas anteriormente.

Ou, ainda, calcula os descontos com base nas unidades que cada kit possui.

Essas variáveis não precisam ser modificadas manualmente ao investir em um sistema de gestão para controlar a montagem dos conjuntos.

Realiza a baixa automática no estoque 

Assim como uma plataforma de gestão auxilia no controle de estoque, ela também realiza as baixas automáticas, eliminando a necessidade de inserir os dados manualmente.

Quando um kit é vendido, o sistema diminui o número de unidades de cada produto, identificando a sua saída, mesmo que não seja de forma unitária.

Essa baixa automática é essencial para ter um controle eficiente e organizado do seu depósito, evitando problemas posteriores, como inconsistências nas verificações entre relatórios e dashboards, por exemplo.

Emite os documentos fiscais

Por fim, usar um sistema de gestão para administrar a venda de kit de produtos possibilita a emissão automatizada dos documentos fiscais, como a nota fiscal eletrônica e o próprio cupom fiscal

Logo, isso também ajuda a reduzir possíveis erros ou inconsistências com a Receita Federal. Basta seguir as indicações e imprimir a nota fiscal referente ao conjunto de peças, com todas as descrições unitárias, bem como seus valores e porcentagem de imposto de cada artigo.

Sem uma plataforma de controle moderna, esse acompanhamento pode ser mais burocrático, além de prejudicar o gerenciamento fiscal do negócio.

Como começar a montar kit de produtos?

Montar kit de produtos é uma estratégia vantajosa para o seu negócio, e é simples começar a elaborar conjuntos para vender na sua loja.

Antes de mais nada, é importante estudar o mercado e os seus clientes, entendendo quais os artigos mais populares e os hábitos de compra no momento.

Também vale a pena verificar se existem datas comemorativas ou sazonais para integrar na campanha, auxiliando na divulgação.

Em seguida, basta reunir os produtos que fizerem sentido para o conjunto, sendo itens complementares ou unidades que agreguem valor.

Com isso, a sua loja já estará pronta para começar a montar kits de produtos, com base nas escolhas que irão atrair os clientes.

No entanto, antes de iniciar as vendas, é fundamental investir em um sistema de gestão adequado.

Os benefícios que essa plataforma oferece são importantes para a organização do seu estoque, além de facilitarem seu gerenciamento no dia a dia.

Por isso, lembre-se de implementar uma ferramenta de controle apropriada para a sua loja virtual, e aproveite as vantagens de um fluxo de vendas estruturado e simplificado.

E para ter as melhores soluções no seu negócio, conte com a STi3, e conheça nossos produtos voltados para auxiliar no seu controle de vendas e gestão das suas atividades. Agende uma demonstração hoje mesmo!

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