Dashboard: Por que o seu negócio precisa de um?

Hoje em dia existem diversos softwares que facilitam o dia a dia das empresas, como o Dashboard. 

Por meio dele, um negócio consegue reduzir os esforços gastos com a leitura e compreensão de dados, bem como prever riscos.

Essa ferramenta funciona como um painel visual que centraliza as métricas e indicadores de acordo com a necessidade da gerência ou de cada departamento.

Agora, se você deseja conhecer os principais benefícios desse sistema, continue lendo este artigo que a STi3 preparou para esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é Dashboard?

O Dashboard é um painel visual que centraliza dados de um setor, processos ou do negócio como um todo. 

Basicamente, é uma ferramenta que auxilia o acompanhamento e a exibição de métricas, indicadores e resultados de uma empresa.

Dessa forma, todas as informações são entregues de forma simples e objetiva, em gráficos, tabelas e imagens, contribuindo para a compreensão de relatórios gerenciais e planilhas extensas.

O painel é customizável de acordo com as necessidades da organização ou de um projeto específico. 

Em uma empresa de varejo, o software pode exibir os números de vendas em tempo real ou por período, por exemplo.

Contudo, para que ele funcione corretamente, precisa estar integrado com os outros softwares empresariais, como o ERP, por exemplo.


Para que o dashboard serve dentro de uma empresa?

Com o avanço tecnológico, hoje as empresas possuem diversas ferramentas que não só automatizam suas operações, mas também geram inúmeros dados.

Embora contar com essas informações ajude a tomar decisões e identificar pontos de melhoria, o excesso pode ter o efeito contrário e provocar exaustão nos colaboradores.

Nesse sentido, o dashboard permite que as operações de um negócio sejam acompanhadas em tempo real e em um único lugar, telas ou dispositivos móveis. 

Ou seja, essa ferramenta contribui para a compreensão de métricas e indicadores importantes para os processos da organização.

Ela ainda ajuda a reduzir o tempo que os departamentos levam para visualizar os resultados, pois pode ser personalizada de acordo com as necessidades operacionais.

Como o dashboard funciona dentro de uma loja de varejo?

Uma loja pode usar esse sistema em diversos setores. 

Na área comercial, ele pode exibir informações sobre o número de vendas da loja física e do e-commerce, o desempenho dos vendedores, melhores horários de vendas, entre outros.

Com o software, também é possível verificar em tempo real os dados da fábrica, como:

  • Quantidade de peças produzidas por hora;
  • Índices de desperdícios de material;
  • Relatório de máquinas paradas;
  • Etc.

Em todos os casos, o gestor pode escolher visualizar essas informações segmentadas ou por categoria, bem como em tempo real ou por um período determinado.

Quais os tipos de dashboards mais populares?

Cada departamento ou níveis de uma empresa possuem necessidades diferentes. Por isso, existem diferentes tipos de painéis, como o tático, estratégico e o operacional.

Tático

Esse tipo de dashboard ajuda os gestores a tomarem decisões de médio prazo, pois exibe informações no âmbito de departamento ou setor.

O painel tático pode ser usado para acompanhar a performance financeira de cada PDV em uma loja de varejo, por exemplo.

Estratégico

Com essa ferramenta, a diretoria tem acesso à informações que ajudam a compreender o desempenho da empresa em um período específico. 

A longo prazo, ela ajuda a elaborar ações visando o crescimento do negócio, apresentando dados financeiros e resultados de metas estipuladas. 

Operacional

Por fim, esse dashboard  apresenta métricas que ajudam a analisar e corrigir erros e falhas dos processos operacionais.

No departamento de vendas, ele pode ser usado para acompanhar a quantidade de atendimentos ou de pedidos no site.


Benefícios do dashboard para um negócio

A adoção dessa ferramenta tem diversos benefícios para a gestão estratégica empresarial. Veja a seguir.

1. Melhora a tomada de decisão do empreendedor

Com a disposição centralizada das informações, fica mais fácil analisar os dados com rapidez e, consequentemente, tomar decisões. 

Além disso, o painel permite visualizar as atividades, investimentos, prazos e desempenhos das estratégias de forma ampla, o que ajuda a prever e minimizar o impacto dos riscos.

2. Facilidade de mostrar dados

O objetivo do software é facilitar a forma que as informações são apresentadas. 

Dessa forma, o tempo que normalmente os colaboradores gastavam para analisar cada indicador ou compará-los reduz.

A médio e longo prazo, isso representa economia de recursos e mais eficiência.

3. Gráficos otimizados

As empresas que usam dashboard têm acesso a gráficos mais simples e objetivos, o que reduz o tempo gasto em atividades mais complexas, como ler planilhas e relatórios.

Dessa forma, a organização pode usar os recursos gastos nessas atividades em outras áreas e frentes de trabalho.

4. Informações relevantes em um único lugar

Diferente dos softwares e ferramentas padrões, o painel permite que as informações sejam visualizadas com mais facilidade.

Afinal, é possível escolher previamente os dados que serão apresentados, onde cada departamento escolhe as métricas e indicadores de acordo com suas necessidades e objetivos.

5. Melhor visualização sobre os departamentos

Por fim, o uso dessa ferramenta permite que os gestores consigam analisar as informações de cada setor sem precisar fazer longas reuniões. Os dados são otimizados e estão disponíveis a qualquer momento.

Nesse sentido, o dashboard ainda colabora para a integração das equipes, que faz com que as pessoas se envolvam cada vez mais.

Vale a pena implantar um dashboard na sua empresa? 

Adotar ferramentas como essa facilita a gestão estratégica, afinal, fica mais simples e eficiente acompanhar todos os indicadores e métricas da organização.

Embora diversos softwares forneçam dados valiosos para uma empresa, compreendê-los é uma atividade que requer tempo e pessoas qualificadas. 

Por isso, nem sempre ter acesso a essas informações ajudam na tomada de decisão rápida.

Já com o esse tipo de painel, essas tarefas se tornam mais simples e objetivas, além de permitir um melhor desempenho da empresa.

Com o STi3 Dashboard, sua empresa consegue otimizar os processos de cada setor, reduzir custos, organizar as informações e ainda aumentar a produtividade. Além disso, a versão 2.0 traz mais potência, com resultados precisos e visualização ainda mais simplificada.

Nós produzimos um vídeo para te apresentar o layout do aplicativo e suas principais características.

Assista abaixo!

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.