Montar uma loja virtual de moda é um passo fundamental para quem deseja aumentar a presença no mercado e, principalmente, se firmar em mais de uma praça de venda.

Além disso, uma plataforma própria que realiza vendas garante um ponto de venda extra e menores custos em comparação a um novo ponto de venda.

Assim, se você abrir uma loja virtual, os gastos são limitados a internet e um provedor do serviço, enquanto uma loja física implica aluguel, luz, água, mão de obra etc.

Com isso, a STi3 Sistemas preparou este artigo e mostra como pode ser fácil montar uma loja virtual de moda, gastando pouco e tendo resultados reais e significativos.


Por que montar uma loja virtual de moda?

Montar uma loja virtual de moda deve ser algo importante para qualquer gestora que deseja ampliar o alcance de vendas.

Atualmente, o acesso à internet está democratizado em todas as cinco regiões brasileiras, onde usuários podem entrar em sites e fazer compras remotamente. 

Inclusive, as vendas pela internet cresceram mais de 100% durante o período de quarentena, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Neste cenário, lojas que já tinham sua presença virtual firmada certamente viram aumentos expressivos no número de vendas. 

Como seguimos no período de quarentena, isso significa que você ainda pode aproveitar este momento e montar uma loja virtual.

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Como montar uma loja virtual do zero?

Para montar uma loja virtual do zero, você deve seguir alguns passos importantes que vão te ajudar a ter maior lucratividade e proteção durante o crescimento da sua empresa.

Cada passo precisa ser seguido à risca e vai muito além do uso virtual. Em geral, os bastidores de uma loja virtual são tão importantes quanto escolher a plataforma certa e ter um layout extremamente amigável e bonito.

São nesses detalhes que muitas gestoras pecam quando decidem tirar o projeto do ecommerce do papel, causando desencontros, dúvidas e falhas estruturais.

Devido a toda a importância de ter uma loja virtual funcional, clara e assertiva, a STi3 Sistemas mostra em cinco passos como montar uma loja virtual do zero.


1. Escolha uma boa plataforma

O primeiro passo é conseguir escolher uma boa plataforma. Atualmente, existem centenas de opções para você criar um ecommerce de forma rápida e segura, evitando a contratação de programações complexas e com difícil acesso.

Contar com algumas das principais soluções do mercado, é fundamental para que você consiga ter melhor aproveitamento e possa disponibilizar uma experiência melhor ao seu consumidor. 


Loja Integrada

A Loja integrada tem um plano gratuito, com limites de visitas e de produtos, e planos pagos, entre R$ 49 a R$ 499, que podem ser contratados de maneira gradual, de acordo com o crescimento da empresa. 


Nuvem Shop 

Já a Nuvem Shop conta apenas com planos pagos que variam entre 49,90 a 199,90.

Entretanto, vale ressaltar que a plataforma cobra uma pequena taxa por venda concluída nos valores de 0,99 e 0,49 centavos.


Tray

A Tray é uma das empresas mais conhecidas do universo do e-commerce brasileiro.

Mesmo trabalhando apenas com planos pagos, ela disponibiliza de uma infra estrutura crescente para ajudar o empreendedor a alavancar suas vendas de maneira segura e otimizada. 


Simplo 7

No caso da Simplo7, os valores variam entre R$ 48,75 a R$ 197,50 reais, limitando a oferta de produtos de acordo com o plano escolhido.

Mesmo sendo uma das opções menos conhecidas das que listamos neste conteúdo, a empresa conta com um suporte técnico telefônico eficiente.

Além disso, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de SEO tanto para os empreendedores, como para os buscadores como o Google.

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2. Pense nos produtos que irá oferecer ao cliente

No passo seguinte, você precisa pensar quais produtos estarão disponíveis na sua loja virtual.

Para isso, catalogue todos os itens e decida quais entrarão ou ficarão de fora. 

Uma forma de fazer boas escolhas e tomar decisões assertivas é imaginar o comportamento do seu público alvo ao encontrar um determinado produto.

Ou seja, quais peças de roupa um cliente em potencial vai ver e decidir comprar naquele momento.


3. Faça boas fotos

Um erro comum quando alguém começa a montar uma loja virtual do zero é usar fotos de celulares ou de fotógrafos não profissionais.

Por mais que exista uma câmera disponível, busque realizar uma sessão de shoots com modelos e fotógrafos experientes. 

Em geral, esse importante detalhe vai ser crucial para criar o desejo no seu cliente e assim gerar uma venda.


4. Tenha um bom gateway de pagamento

Por fim, você deve escolher um bom gateway de pagamento. O termo pode ser estranho, mas a sua ideia é bem simples de entender.

Para qualquer transação online, a loja virtual precisa de um gateway de pagamento, um código gerido por uma operadora financeira que autoriza pagamentos e evita fraudes na internet.

Entre as principais gateways de pagamento estão:

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5. Faça um contrato com os correios

Para finalizar o passo a passo de como montar uma loja virtual do zero, você precisa firmar um contrato entre a sua empresa e os Correios, empresa estatal responsável por boa parte das entregas nas regiões brasileiras.

O contrato pode ser realizado de duas formas, uma remotamente e outra presencial.

De forma remota, o interessado deve acessar o IdCorreios e seguir o passo a passo disponível no site. 

Contudo, a sua efetivação só acontece caso exista um certificado digital, documento que prove a real identidade do interessado.


Vale a pena ter um ecommerce de moda?

Sim, vale a pena ter um ecommerce de moda por conta da sua facilidade de criação, o baixo custo operacional e a possibilidade de realizar vendas nas cinco regiões do Brasil.

Além disso, montar uma loja virtual garante que o seu negócio continue funcionando, independente da hora, do dia da semana e dos feriados.

Ou seja, se alguém realmente quiser comprar uma peça de roupa na sua loja, o cliente sempre vai ter a opção de adquirir a peça no conforto de casa!

Agora, para conseguir um melhor aproveitamento de suas vendas pela internet e otimizar todos os processos envolvidos, ter um sistema de gestão integrado com sua plataforma é essencial. Entre em contato com a central de atendimento da STi3 Sistemas e conheça nossas soluções.