Como usar o Google Meu Negócio para atrair mais clientes para sua empresa?

Usar o Google Meu Negócio precisa estar nas suas estratégias de marketing digital caso você almeje sucesso. Com essa ferramenta gratuita é possível criar um perfil com informações básicas sobre sua loja, restaurante ou academia, por exemplo.

Ela permite que as empresas sejam encontradas com facilidade pelo buscador, mesmo que não tenham site ou trabalhe com otimização para mecanismos de buscas.

Agora, se você deseja saber como usar esse serviço do Google para atrair mais clientes, continue lendo este artigo que preparamos para você.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita da empresa de buscadores para a divulgação de empresas nos resultados orgânicos da plataforma. Surgindo em 2014, ela chegou ao mercado para unificar páginas do Google+ e Google Place.

Dessa forma, ao se cadastrar no serviço, o empresário consegue disponibilizar o endereço, telefone, horário de funcionamento e outras informações sobre o seu estabelecimento. 

Isso proporciona diversas vantagens, como maior visibilidade ao negócio.


Por que você deve usar o Google Meu Negócio?

Sabe quando você pesquisa o nome de um estabelecimento no buscador e aparece endereço e rota? Ou quando você  pesquisa por uma oficina mecânica perto do seu trabalho e aparece algumas sugestões? 

Os dois casos só são possíveis porque as empresas estão cadastrada no Google Meu Negócio.

Nesse sentido, é importante usar a ferramenta para fazer com que mais pessoas encontrem sua empresa. Ela ainda ajuda a comprovar a veracidade do local, pois permite a exposição de fotos, notas e avaliações dos clientes.

Quais os benefícios em usar o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é muito importante para qualquer empreendimento, principalmente para negócios físicos.

Por isso, confira a seguir cinco vantagens que todo empreendimento tem ao se cadastrar nesse serviço.

Maior visibilidade para a empresa

Esse é o principal benefício para qualquer estabelecimento, uma vez que o Google é o buscador mais usado no mundo. Em 2020, cerca de 96,83% das pesquisas realizadas por brasileiros foram feitas nele.

Dessa forma, usar o Google Meu Negócio ajuda lojas, escolas, restaurantes e academias a serem encontradas por consumidores de forma orgânica. 

Em outras palavras, se destacar entre os buscadores sem investir em anúncios publicitários digitais (tráfego pago).

Confiabilidade por parte dos clientes

O serviço conta com diversas funcionalidades que ajudam a mostrar o quão sério é a sua empresa, como a avaliação de consumidores, cadastro de fotos do local e notas.

Portanto, usar o Google Meu Negócio ajuda a passar uma imagem de empresa séria. Afinal, o empreendedor até pode dizer que sua loja é confiável, mas quem comprova isso é o consumidor.


Maior interação para a sua marca

A base de um bom relacionamento no digital é a interação com o público. Responder às dúvidas de uma pessoa ou à uma insatisfação são fundamentais para melhorar a imagem de uma empresa e aumentar sua autoridade.

Embora as redes sociais sejam mais indicadas, também é possível usar a ferramenta do Google para atingir esses objetivos. 

Afinal, a plataforma permite a avaliação, notas e sugestões por parte dos clientes.

Mas para que isso seja benéfico, é importante que o empresário sempre responda aos comentários e atualize suas informações com frequência.

Facilidade para analisar métricas

Ao usar o Google meu Negócio, o empresário consegue analisar diversas métricas importantes para melhorar suas estratégias, entre elas:

  • Quantas pessoas ligaram para a empresa a partir dos números exibidos na conta;
  • De onde são as pessoas que pesquisam sobre a empresa;
  • Quantos cliques o site teve;
  • Média da classificação;
  • Quantidade de comentários;
  • Quantidade de buscas por rotas.

Aumentar a presença digital

Por fim, a ferramenta é uma ótima forma de começar a trabalhar a imagem de qualquer empresa nos meios digitais e melhorar sua atuação omnichannel.

Com ela é possível ainda criar um site gratuito e direcionar os clientes para o número de Whatsapp, criar catálogos, entre outros. Ou seja, é uma alternativa mais simples e barata para começar a interagir com o público.

Como fazer o cadastro da empresa para usar o Google Meu Negócio?

Confira a seguir o passo a passo para criar a página do seu empreendimento e começar a se destacar dentro do Google Meu Negócio.

1. Acesse a Plataforma

Entre no site da plataforma e clique em “Gerenciar Agora”. Em seguida, será aberta uma nova página falando sobre a ferramenta. Clique na aba “Primeiros Passos”.

2. Cadastro

Logo depois é preciso adicionar o nome da empresa e demais informações, como:

  • Categoria em que se encaixa;
  • Endereço do local físico, caso tenha;
  • Informar área de cobertura, caso realize entregas ou seja prestador de serviço;
  • Telefone;
  • URL do site;

Além disso, é possível também informar durante o cadastro que deseja criar um site gratuito.

3. Confirmação

Depois de preencher todas as informações sobre a empresa, é preciso confirmar se elas estão corretas e marcar a caixa de autorização para que você possa gerenciá-la.

Caso o endereço do estabelecimento tenha sido informado, o Google sugere o envio de um um código de verificação postal. Ele chega pelos Correios em 15 dias úteis normalmente. 

Só após o recebimento desse código, é que o empresário conseguirá editar os dados, adicionar fotos, ou fazer alterações no perfil.

Como usar o Google Meu Negócio para potencializar a sua empresa?

Criar a página da empresa na plataforma é apenas o primeiro passo para usá-la na estratégia digital de um negócio. 

Se ela não for atualizada frequentemente, dificilmente trará bons resultados.

Faça atualizações constantes

O consumidor precisa saber se sua loja mudou de local, ganhou um novo número de Whatsapp ou não vai mais abrir aos sábados. 

Essas informações são essenciais para que ele consiga entrar em contato com o seu negócio.

Se uma pessoa verifica o horário de funcionamento de um estabelecimento, mas chegando no endereço ele está fechado, as chances dela voltar no lugar são mínimas. Esse tipo de falha não só causa uma má impressão, como também resulta na perda de clientes.

Por isso, sempre que necessário, atualize os dados da empresa ao usar o Google Meu Negócio principalmente quando ocorrer alterações que impactam diretamente o consumidor.

Interaja com a sua audiência dentro deste canal

Uma pessoa foi até a sua loja e disse que gostou do atendimento ou produto? Peça para ele te avaliar na plataforma. Isso ajuda a comprovar a confiabilidade do negócio e a aumentar o engajamento.

Outra alternativa é oferecer bônus para que os seus clientes cadastrados escrevam comentários na página.

Nesse sentido, é importante sempre responder às avaliações, independente se elas são boas ou ruins. Mostre que aquele é um lugar de trocas e que você, enquanto empreendedor, está disposto a ouvi-lo sempre.

Esse tipo de interação é bastante positiva, tanto que ela é valorizada pelas buscas orgânicas.

Vale a pena usar o Google Meu Negócio?

Sim, principalmente se você quer se posicionar no digital e vender na internet de forma lucrativa.

Ao usar o Google Meu Negócio, sua empresa passa a ter mais visibilidade e a ser encontrada facilmente durante uma busca, seja por um cliente ou por alguém que esteja buscando seus serviços.

Além disso, é possível ainda criar um site gratuito mesmo que você não tenha nenhuma experiência em fazer isso.

O nosso convite final aqui, é pra você que tem uma empresa e precisa emitir Notas Fiscais, controlar o estoque e financeiro do seu negócio, entre em contato com a STi3 e conheça nossos produtos.

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