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Como montar um happy hour lucrativo no seu restaurante? Confira 8 dicas práticas!

Aprender como montar um happy hour no restaurante pode ser o diferencial que faltava para atrair clientes e aumentar o movimento do seu negócio. 

Principalmente em dias de semana, em que a frequência de clientes em restaurantes costuma ser mais baixa, desenvolver estratégias para chamar o público para seu estabelecimento é fundamental. 

Entretanto, é preciso ter em mente que um dos motivos para a redução do movimento durante a semana é o horário de trabalho, que deixa o público mais cansado e até mesmo estressado. 

Por isso, saber como montar um happy hour no restaurante permite trazer um ambiente convidativo para essas pessoas, que as convença que vale a pena investir seu tempo de descanso no seu estabelecimento. 

Pensando nisso, reunimos algumas estratégias para impulsionar o seu negócio e implementar esses eventos do jeito certo. Confira as dicas a seguir!

Por que montar um happy hour no restaurante?

O happy hour pode ser traduzido por “hora feliz”, o que, de fato, reflete a ideia desse evento.

Inicialmente, ele foi uma criação dos comércios estadunidenses, especialmente aqueles localizados em metrópoles e grandes centros comerciais. 

O fim do expediente marca o aguardado momento de descanso, mas, antes disso, principalmente nas grandes cidades, esse horário pode ser sinônimo de mais espera ou trânsito.

Para impulsionar as vendas nessa hora de retirada em massa, e convencer os trabalhadores que é melhor ficar em seus estabelecimentos do que enfrentar o trânsito, por exemplo, foi criado o happy hour. 

Assim, montar esse evento no restaurante é uma maneira de atrair consumidores, ao oferecer um ambiente e condições especiais para aliviar o estresse acumulado ao longo do dia. 

Como montar um happy hour no restaurante?

Não existem muitas dificuldades sobre como montar um happy hour no restaurante, no entanto, é preciso ter atenção para alguns pontos. 

Essas dicas vão ajudar a realizar esse evento de maneira organizada e de modo que produza ganhos e não prejuízos para o negócio. Confira a seguir:

Escolha dias e horários específicos

É importante que os clientes saibam qual o horário do happy hour no seu restaurante, e ter esse calendário padronizado ajuda as pessoas a terem essa informação. 

Por isso, é preciso pensar quais são os dias ideais para chamar os clientes para o seu evento pós-trabalho. Normalmente, os estabelecimentos escolhem o final da semana de trabalho, como a quinta e a sexta, quando o estresse acumulado já está maior. 

Além disso, é preciso também calcular o horário em que o happy hour vai acontecer, a fim de criar um senso de urgência no consumidor. 

Se o happy hour ocorrer das 17h30 às 20h, por exemplo, as pessoas vão se apressar para não chegar depois e perder as condições especiais, que não duram toda a noite. 

Selecione um cardápio exclusivo para o evento

Ter um cardápio especial, embora não seja obrigatório, é uma boa dica de como montar um happy hour no restaurante, pois pode fazer uma grande diferença. 

Essa estratégia promove uma impressão de maior organização e exclusividade, e você pode utilizar esse cardápio como uma espécie de introdução ao seu cardápio convencional. 

Ou seja, é possível servir releituras de itens que já estão no menu do estabelecimento, mas organizados em porções e apresentações diferentes, por exemplo.

Essa é uma boa forma de cativar o paladar dos clientes e atraí-los ao estabelecimento mesmo fora dos horários de happy hour. 

E em dias com maior movimento pode ser difícil, por exemplo, manter a organização das comandas e dos pedidos pode fazer toda a diferença. 

Ofereça porções menores 

Ao pensar no cardápio do happy hour, considere oferecer porções menores, ou mesmo individuais, dos itens do menu regular. 

Isso pode levar os clientes a experimentarem vários pratos da casa, além de facilitar o consumo, já que esse é um evento no meio da semana e o tempo é mais curto. 

Crie combos de bebidas

Sem dúvidas, um dos pontos centrais do happy hour são as bebidas, consumidas justamente para aplacar o estresse gerado no dia de trabalho. 

Por isso, esse é um momento oportuno para criar condições especiais de compra deste produto, como combos, que tornam a bebida mais barata quando adquirida em maior quantidade. 

Por exemplo, pode-se oferecer chopp no esquema de “Pague 1, Leve 2”, ou um balde de cerveja long neck a preço promocional. São muitas as possibilidades nesse sentido. 

Contudo, fique atento, à precificação dos produtos, a fim de praticar valores que sejam atrativos à clientela, mas não se tornem um prejuízo para o negócio. 

Desenvolva novos drinks para a ocasião

Oferecer drinks exclusivos é uma excelente estratégia de como montar um happy hour no restaurante, uma vez que essa é uma forma de oferecer exclusividade para os clientes que participam deste momento. 

Por isso, considere desenvolver novos drinks ao elaborar o seu evento. Uma receita com menor teor alcoólico, por exemplo, pode ser uma boa pedida, já que o dia seguinte também pode ser de trabalho. 

Tenha atrações diferenciadas

O ambiente é um dos principais responsáveis por chamar pessoas para um estabelecimento, principalmente no happy hour. 

Por isso, certifique-se de oferecer atrações especiais, podendo ser uma tradicional música ao vivo, telões para transmitir eventos esportivos ou quem sabe um karaokê. Use a criatividade!

Invista nas redes sociais

Um dos pontos mais importantes de como montar um happy hour no restaurante é ter certeza de que os clientes saibam dessa oportunidade. 

Para isso, utilize as redes sociais como o Instagram e o Facebook, por exemplo, para divulgar as informações do happy hour, como horário, promoções, cardápio e as atrações da semana. 

Além disso, se tiver a oportunidade de investir em tráfego para para impulsionar as publicações, poderá atrair um público maior e ter maior assertividade nessa estratégia.

Considere programas de fidelidade

O happy hour traz uma boa oportunidade para estabelecer um programa de fidelidade com os clientes. 

Um exemplo pode ser um sistema de marcação, em que a cada determinado número de bebidas consumidas, o cliente ganha um aperitivo ou outro item do cardápio. 

Afinal, vale a pena aprender como montar um happy hour no restaurante?

Saber como montar um happy hour no restaurante é, em primeiro lugar, uma oportunidade de oferecer um escape para os clientes de suas rotinas. 

Esse fato, por si só, é capaz de gerar um vínculo do cliente com o estabelecimento, caso a experiência seja realmente boa. 

Por isso, é uma estratégia que vale a pena considerar, principalmente para estabelecimentos próximos a áreas comerciais.

Ainda, essa é uma maneira de fidelizar os clientes, e de chamar mais pessoas para conhecer o restaurante, além de, claro, trazer movimento em dias em que a casa normalmente estaria mais vazia. 

Assim, se você ainda não sabe como montar um happy hour no seu restaurante, considere nossas dicas, e não se esqueça de se atentar na logística!

Um sistema de gestão comercial especializado para restaurantes pode ajudar nesse quesito e, se você quer saber como funciona, fale com um de nossos especialistas

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