Como organizar as comandas do restaurante de forma simples e otimizada?

Saber como organizar as comandas do restaurante é essencial para o cotidiano de qualquer estabelecimento alimentício que deseja crescer.

Esse processo ajuda a evitar desperdícios e otimizar o tempo de trabalho da sua equipe. Além de aumentar a satisfação dos consumidores.

Afinal, não há pior publicidade para um restaurante que pedidos errados ou mal preparados, atrasos ou erros no fechamento da conta. 

No entanto, um bom atendimento é tão importante para a imagem do negócio quanto uma boa comida. 

Como muitos problemas de atendimento começam no controle dos pedidos, produzimos esse conteúdo para mostrar a melhor maneira de organizar as comandas do restaurante e evitar inconvenientes. 

Confira agora!

Por que aprender a como organizar as comandas do restaurante?

Aprender a organizar as comandas do restaurante é de suma importância para a longevidade do negócio como um todo.

Como acabamos de dizer, muitos problemas no atendimento do restaurante têm início no registro de pedidos. 

Dependendo do sistema de anotação que o estabelecimento utiliza, fica cada vez mais fácil haver erros que geram insatisfação no cliente. 

As comandas são a principal via de comunicação entre aquilo que o cliente deseja e os setores do restaurante envolvidos em providenciar aquilo.

O garçom anota o pedido, que deve ir para a cozinha ou para o bar, que devem, em retorno, produzir o pedido que o garçom deve entregar corretamente ao cliente. 

Em todas essas etapas a transmissão de informações deve acontecer de maneira impecável, porque um erro em qualquer momento pode resultar em prejuízos. 

Por exemplo, se um prato é preparado de maneira errada porque a cozinha não compreendeu a letra do garçom na comanda, essa comida irá provavelmente parar no lixo. 

Isso leva à possível perda daquele cliente, que pode falar da situação com outras pessoas que não se sentirão inclinadas a visitar o restaurante. É a famosa má publicidade. 

03 modelos de comandas de restaurante

Com o avanço da tecnologia, surgiram outras soluções ainda mais práticas e rápidas para manter a organização dos pedidos. 

Isso não significa, é claro, que os modelos anteriores foram extintos, eles coexistem com o que há de mais novo. 

Por isso, buscamos trazer para você três modelos essenciais que podem ser aplicados em seu restaurante sem grandes problemas. Confira a partir de agora:

Papel

A comanda de papel é a mais tradicional e conhecida de comerciantes, garçons e clientes e é ainda amplamente utilizada no país, podendo ser usada em branco ou de forma personalizada.

Esse modelo costuma ser usado na grande maioria dos estabelecimentos de food service e restaurantes com atendimento ao público.

Eletrônico

Um outro meio de organizar as comandas do restaurante é fazendo uso de eletrônicos, que otimizam o serviço e otimizam processos. 

Para essa modalidade, normalmente são usados celulares ou tablets que são conectados a um sistema especializado. 

O pedido é então registrado nesses aparelhos e são automaticamente enviados para a cozinha, sem a necessidade de o garçom ir até lá entregar. 

Existem duas maneiras mais comuns de essa tecnologia funcionar: quando o cliente faz o próprio pedido e quando o garçom registra.

Na primeira situação, é comum que um tablet com o cardápio conectado ao sistema fique sobre a mesa e o cliente pode a qualquer momento selecionar um alimento e pedir pelo próprio aparelho, sem precisar falar com o garçom. 

Já no outro contexto, o garçom fica com um celular ou tablet e ele mesmo registra os pedidos, como em um sistema de comandas tradicional.

QR Code

Uma maneira ainda mais recente de organizar as comandas do restaurante é por meio do uso de QR Code, que é uma espécie de código de barras. 

Nesse caso, cada mesa ou cada cliente recebe um cartão com uma numeração e um QR Code impressos. 

Por meio de um aparelho com capacidade de leitura desse código, o garçom anota no sistema cada pedido vinculado a um código específico, onde o pedido chega de forma automática na mesa do consumidor.

Na hora de fechar a conta, o cliente não precisa nem mesmo fazer a solicitação, ele pode se encaminhar ao caixa, que vai realizar a leitura do QR Code e emitir a nota para pagamento. 

Como organizar as comandas do restaurante estrategicamente?

Toda organização, para ser eficaz, precisa de uma estratégia. Essa é a única maneira de ela fazer sentido dentro da rotina do restaurante. 

Por isso, é importante avaliar alguns fatores antes de decidir a melhor comando do restaurante, como:

  • Quantidade de funcionários;
  • Tipo e número de itens do cardápio;
  • Tamanho e capacidade do estabelecimento;
  • Existência ou não de delivery;
  • Organização da cozinha;
  • Entre outros.

Por isso, para organizar as comandas do restaurante de maneira estratégica e que vai promover resultados, é preciso seguir algumas etapas a seguir. 

Planejamento

Em primeiro lugar, é preciso fazer um planejamento do serviço oferecido e de toda a estrutura do negócio, como definir a capacidade máxima de pedidos que a equipe consegue administrar, por exemplo. 

Também é necessário levar em conta outros pontos como:

Tudo isso faz parte do bom planejamento e está totalmente ligado com a complexidade de como organizar as comandas do restaurante de forma otimizada.

Informações claras e precisas

Organizar as comandas do restaurante é essencial para que essa comunicação ocorra livre de ruídos, já que elas contém as principais informações para prover um bom serviço ao cliente.

Por isso, quanto mais otimizadas forem as comandas, maior é a chance de acertos e sucesso no atendimento.

Além disso, se o pedido tiver conexão direta com a cozinha, por exemplo, a margem de erro também acaba sendo bem reduzida.

Treinamento para a equipe

Nada disso de que tratamos até aqui é proveitoso se o restaurante não possuir uma equipe bem treinada e habituada com os serviços oferecidos pelo estabelecimento. 

Afinal, é importante que os funcionários entendam as propostas do restaurante, conheçam seus produtos e sejam capazes de auxiliar os clientes como se fossem hóspedes em sua casa. 

Tenha processos

Processos são etapas padronizadas para a realização de uma determinada atividade ou o exercício de uma função. Por isso, a padronização é importante para facilitar a transmissão de conhecimentos como também para poupar esforços desnecessários e poupar tempo. 

Um exemplo de um processo dentro do restaurante é a ordem das etapas que precisam ser seguidas para o preparo de um prato. 

Para que o trabalho aconteça de maneira harmoniosa e coesa, é preciso que cada um saiba de antemão qual passo deve realizar e quando. 

Benefícios de como organizar as comandas do restaurante

A organização das comandas traz nada além de benefícios para o restaurante e toda a sua equipe e clientes. 

Isso leva à construção de um ambiente mais organizado e menos estressante para o seu negócio e  receptivo para seus clientes. 

Confira os principais benefícios de aprender a como organizar as comandas do restaurante de forma inteligente:

Pedidos mais rápidos

A agilidade no momento de anotação dos pedidos de um restaurante é um fator decisivo na opinião do consumidor.

Logo, com informações organizadas e entregues sem distúrbios, é muito mais fácil saber o que deve ser feito.

E por isso, não se perde tempo tentando compreender o que de fato está acontecendo, o pedido é realizado de forma inteligente e a possibilidade de ser entregue de forma mais ágil também acaba sendo maior.

Redução de erros de pedidos

O erro de um pedido gera consequências administrativas e financeiras para a gestão do negócio e isso mina a confiança tanto da equipe quanto dos clientes. 

Por isso, as comandas são um documento muito precioso e que devem ser tratadas com muita seriedade dentro dos restaurantes, pois elas podem proteger a todos de grandes inconvenientes. 

Neste caso, adotar medidas digitais, rápidas e eficientes, com certeza pode ser decisivo.

Satisfação dos clientes

Pedidos que chegam rápido, até mesmo antes do tempo previsto e ainda por cima são servidos corretamente, em todos os sentidos, são a receita para clientes felizes. 

Mesmo que esse tópico pareça um pouco óbvio, é essencial lembrar que um pedido errado pode causar frustração e uma percepção negativa do seu estabelecimento.

Por isso, saber como organizar as comandas do restaurante faz toda a diferença no momento de cativar um novo consumidor, principalmente no ramo alimentício.

Vale a pena saber como organizar as comandas do restaurante no longo prazo?

A organização das comandas é uma necessidade primordial para qualquer restaurante, principalmente no longo prazo. 

Segundo a Pesquisa de Sobrevivência de Empresas realizada pelo Sebrae, a taxa de mortalidade em cinco anos, das microempresas é de 21,6% enquanto para as pequenas é de 17%.

Para fugir dessas estatísticas, é essencial fazer o que os outros não estão fazendo e, muitas vezes, isso não quer dizer ter uma ideia mirabolante de negócio.

Geralmente, o que realmente está em falta é apenas o essencial, como planejamento e organização. 

Em restaurantes, independente do tamanho e do volume de atendimentos, esses processos envolvem muitos aspectos. 

Dentre eles está a capacidade de organizar as comandas do restaurante, que pode ser feita de formas mais tradicionais, até com apoio de novas tecnologias, com mais investimento. 

O importante é que a maneira de organizar essa etapa seja coerente com a realidade do estabelecimento e consiga atender às necessidades. 

A STi3 possui programas especializados para ajudar restaurantes a se destacarem no mercado e superarem as estatísticas. 

Se você se interessou por esse conteúdo e deseja saber como podemos te ajudar, entre em contato com nossa equipe e nos deixe crescer com sua empresa!

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