Figital: Entenda o conceito que veio para transformar o mercado!

Recentemente, o mercado passou a falar sobre o novo modelo de vendas Figital. No entanto, muitos empreendedores podem não conhecer essa novidade, ou os benefícios que ela traz.

Seu conceito é simples, mas as inovações que o acompanham são interessantes para os negócios, especialmente para o varejo, que poderá incrementar, ainda mais, suas operações.

A ideia por trás do figital é fazer com que o cliente se sinta em um mesmo ambiente, independente de estar na loja física ou no site oficial. Dessa forma, traz uma mistura de sensações que permite fidelizar mais consumidores.

No entanto, antes de integrar essa tecnologia na sua empresa, é fundamental entender como ela funciona.

Por isso, preparamos um guia especial sobre o que é figital, como ele funciona e quais as mudanças implementadas por esse novo jeito de vender.

O que é Figital?

O Figital nada mais é do que um modelo de vendas, que busca integrar o mundo físico ao mundo digital. Para isso, utiliza estratégias de marketing, vendas e clientes.

Seu conceito vem da união das palavras físico e digital, dando origem a uma das formas de interação mais modernas do mercado atual.

O conceito por trás do figital busca gerar experiências completas para os clientes, que não se limitem apenas a um processo comum de vendas. Em outras palavras, é um grande unificador de dois mundos.

O principal objetivo dessa prática está em entender quem é esse cliente que precisa estar presente tanto de forma física quanto de forma online. Para isso, a experiência precisa funcionar como uma extensão das atividades que já acontecem.

Muitas vezes, visitamos uma loja física e, ao procurar sobre a mesma na internet, o site oficial oferece poucas opções ou informações. Nesse caso, a maior chance é que o cliente desenvolva alguns receios.

Por isso, hoje em dia é fundamental estar na rede, e, consequentemente, realizar essa integração do Figital. Naturalmente, cada vez mais os consumidores buscam empresas que possuem essa dupla realidade de experiências.

Por isso, a prática é como se fosse a nova estratégia para um novo consumidor, que opta por outras maneiras de comprar, mas ainda quer ser atendido de maneira tradicional.

Qual a importância do figital para o mercado atual?

Para entender a importância do figital, basta pensar como o mercado mundial está desenhado hoje, entregue a tecnologia. Dessa forma, as chances dos consumidores ainda preferirem ir até uma loja física reduzem consideravelmente.

Isso faz com que muitas empresas precisem se adaptar para estar presentes no online, sendo, inclusive, uma necessidade para quem quer se manter no mercado.

Até pouco tempo atrás, estar na internet era só um diferencial. No entanto, atualmente, se tornou uma obrigação. Por isso, quanto mais cedo uma empresa se colocar no figital, mais cedo se consolida dentro desse mercado.

Claro, as lojas físicas ainda funcionam para as vendas, e, muitas vezes, podem ser a principal plataforma. Entretanto, no caso desse conceito, estamos falando de possibilidades, de dar ao cliente a chance de ter a mesma experiência.

A grande chave aqui está na interligação de canais da mesma empresa, como se o consumidor estivesse em um local único. Por isso, o figital se tornou tão importante, a ponto de ser um objetivo, e não mais apenas uma ideia.

Principais características do modelo figital

Por ser um modelo novo, em comparação a outros existentes, o figital ainda acaba levantando dúvidas. Por conta disso, vale a pena falar um pouco sobre suas principais características.

Por exemplo, quem é o cliente omnichannel que o figital busca suprir as necessidades, ou, ainda, como o marketing ajuda nesse processo.

Apesar de parecer simples, essa prática pode trazer alguns conceitos novos para as empresas, o que ajuda, inclusive, no seu desenvolvimento. Com isso, até mesmo novas estratégias como a omnichannel podem entrar em prática.

Assim, as principais características presentes no figital para todas as empresas são:

Ser omnichannel

A estratégia omnichannel está ligada ao figital pela sua característica de igualar a experiência física com a digital. Nesse caso, estamos falando de possibilidade de compra.

Em sua tradução literal, omnichannel nada mais é do que “todos os canais”, evidenciando a integração e a interligação entre as plataformas. Ou seja, é como se seu cliente não percebesse que são mundos distintos, por possuir as mesmas experiências.

E é exatamente por isso que o figital está tão ligado ao omnichannel, pois também se trata dessa união entre dois canais diferentes. Assim, ao conseguir implementar a estratégia, a empresa ganha muito diferencial competitivo.

Estar sempre nas redes sociais

O raciocínio é simples. Se você quer estar na internet com a sua empresa, precisa estar no maior número de redes sociais que seu negócio permitir. Hoje em dia, grande parte dos acontecimentos estão na rede, e não estar presente pode ser um problema.

Apesar de ser ideal estar em diversas redes, é importante se atentar ao conteúdo de cada uma delas. Ou seja, a linguagem usada em determinado site não é a mesma usada em outra rede, e a sua empresa precisa estar atenta a isso.

Para o figital, essa presença nas redes é fundamental para que a empresa consiga se consolidar e a integração ocorra de forma coerente. Além disso, é estando presente nas redes que seus clientes conseguem chegar até você.

Desenvolver um bom trabalho de marketing

Falar de negócios hoje em dia sem falar de marketing digital é quase impossível. Atualmente, as principais empresas consolidadas estão lá por apresentarem um trabalho eficiente de divulgação.

Quando o assunto é figital, é natural que a empresa precise passar por uma série de transformações digitais, principalmente nas redes e plataformas. Para isso, é extremamente importante que os clientes saibam onde a empresa está.

Por exemplo, divulgação das redes sociais em que está inserida, quais as plataformas, como entrar em contato e outros dados pertinentes. Além disso, o marketing também vai ser fundamental para divulgar a sua loja no mundo online.

Mais uma vez, fica evidente a necessidade de uma boa presença digital, pautada em bom manual de marca. Pensando nisso, a empresa consegue fazer uma transição mais natural para a internet.

O que é necessário para implementar o figital na sua loja de varejo?

Pensando na implementação propriamente dita de uma loja de varejo, precisamos falar de clientes e suas experiências. Afinal, um varejista só se mantém no mercado por conta deles.

Assim, quase todas as soluções para implementar o figital estão baseadas no público e em como a empresa pode usar os dados para tomar decisões. Por isso, veja um pouco sobre três pilares importantes para o Figital ser aplicado:

1. CRM

O Customer Relationship Management, ou CRM, diz respeito ao relacionamento da empresa com o cliente. Ou seja, como oferecer boas experiências.

Quando falamos de sucesso de uma empresa, de presença de mercado, o CRM é um dos principais pilares de trabalho. Na prática, sua principal ação é incentivar os clientes a aderirem em campanhas e promoções.

Por isso, trabalhar o CRM é essencial para que o figital, de fato, funcione. Em outras palavras, seu cliente precisa de experiências novas e, principalmente, precisa ser ouvido como um pilar do negócio, não apenas como cliente.

2. Sistema ERP 

Dentro do sistema ERP existe uma grande possibilidade de integração dos processos de uma empresa. Por conta disso, é considerado essencial para um negócio conseguir chegar ao nível de ser digital.

Foi pensando nisso, inclusive, que a STi3 montou e entregou ao mercado um sistema ERP completo para varejistas, considerando a necessidade de integração. Dessa forma, a sua empresa consegue acompanhar seu momento atual.

Com essa dashboard interativa, fica mais fácil a visualização e consequentemente a tomada de decisões. Assim, o figital fica mais palpável, quando a empresa passa agora a entender de fato em que momento está no negócio.

3. Data Analyst

Atualmente, são raras as empresas que funcionam sem uma tomada de decisões que sejam baseadas em dados. Ou seja, essa análise precisa ser um dos pilares para qualquer ação por parte da gestão.

Afinal, companhias que utilizam informações consistentes para determinar os próximos passos acabam possuindo uma vantagem com relação aos concorrentes, pois suas decisões mais direcionadas e assertivas.

Assim, sempre que possível o ideal é que se tenham relatórios completos e periódicos para embasar toda e qualquer ação realizada.

Como adaptar sua loja ao figital?

Quando você já possui uma loja e pretende trazer ela para o meio digital, ou vice-versa, existe uma série de ajustes e adaptações necessários. Por exemplo, como funcionam seus canais de atendimento.

Apesar de parecer simples trazer uma loja para o mundo virtual, esse pode ser um trabalho delicado. Afinal, seus clientes precisam receber essa novidade como uma extensão do que já existe, e não como uma mudança radical.

Dessa forma, trouxemos os três principais pontos de atenção para essa transição até o figital:

1. Canais de atendimento

Os canais de atendimento podem ser vistos como uma das principais formas de trabalhar o figital em um negócio. 

Por exemplo, se o seu cliente consegue ir até a loja para tirar dúvidas sobre como adquirir o cartão de crédito, então, naturalmente, ele também precisa conseguir abrir o site da sua empresa e tirar essas dúvidas, com a mesma rapidez e praticidade do atendimento presencial.

Nesse cenário, os chatbots ganharam muita força nos últimos anos, especialmente por essa capacidade de integração. Com isso, fez com que as tradicionais páginas de fale conosco passassem por reformulações.

Em páginas assim, os clientes demoram a receber retorno por parte da empresa, o que já faz com que ocorra uma falha nessa integração do Figital. Por outro lado, usar chats ao vivo traz esse sentimento de imediatismo e cuidado.

Por isso, é fundamental implementar esses canais de contato mais aprimorados, sendo um investimento essencial para a integração completa.

2. Conteúdos estratégicos

O marketing de conteúdo vem sendo reconhecido cada vez mais pelas empresas nos últimos anos. Afinal, se mostrou ser um modelo eficiente para a atração de possíveis clientes.

Pensando nisso, a integração do Figital precisa passar por uma troca de conteúdos com seus clientes. Por exemplo, as conhecidas mentorias online são ótimos conteúdos estratégicos.

A principal ideia por trás do conteúdo está em fortalecer os laços com seu público, além da possibilidade de trazer novos. Assim, o figital começa a fazer mais sentido, principalmente se você só possuir uma loja física.

Naturalmente, os usuários captados por esses conteúdos tendem a fazer uma visita nas lojas físicas e conhecer o trabalho por trás das aulas.

3. Branding eficiente

Por fim, se a ideia é fazer com que sua loja esteja presente em todos os mundos, e consolidada no mercado digital, o branding é seu maior aliado. Conceitualmente falando, significa consolidar uma marca para o mundo.

Por exemplo, seria como pensar em uma propaganda famosa da TV apenas ouvindo duas ou três palavras que sejam relacionadas. Quando isso ocorre, significa dizer que a empresa responsável trabalhou na gestão de marca.

A gestão de marca dentro da internet hoje é primordial para que os consumidores consigam reconhecer sua empresa em meio a uma imensidão digital. Para isso, é importante estar atento ao registro de marca.

Quando vale a pena iniciar o trabalho com o figital?

No atual momento de mercado, introduzir uma empresa ao Figital pode ser uma prática benéfica para o negócio, sendo implementada o quanto antes.

Claro, é importante ter um bom planejamento, com análise de dados e um bom volume financeiro. Entretanto, se a ideia é começar com essa transição, a estrutura precisa ser idealizada o quanto antes.

Trazer uma empresa para o modelo figital requer atenção, cuidado e ações eficientes para instigar o cliente a conhecer o novo mundo. Pensando nisso, é como se a empresa precisasse mostrar ao público o que está querendo fazer.

Assim, pequenas estratégias podem ser adotadas, como a introdução de conteúdos nas redes, personalização da marca e presença digital. Com isso, aos poucos, grandes movimentações criam forma, e passam a interligar os sistemas de maneira completa.

E, para realizar essa mudança de maneira ágil e adequada, conheça as nossas soluções, e torne o seu negócio virtual!

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