Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

Como implantar um sistema ERP em uma loja de varejo?

Implantar um sistema ERP é fundamental quando o empreendedor quer aumentar a produtividade dos colaboradores e não quer correr riscos de prejudicar o andamento do negócio.

Basicamente, ele é um sistema de gestão que permite a automação comercial de um negócio, integrando dados, processos e departamentos.

Nesse sentido, o software proporciona diferentes benefícios, desde a redução de custos com erros e retrabalhos, à segurança e privacidade para as informações.

Agora, se você deseja saber como implantar esse sistema em sua empresa, continue lendo este artigo que preparamos para você para explicar como implantar um sistema ERP pode ser benéfico para sua loja de varejo.


05 benefícios de implantar um sistema ERP na loja de varejo

Integrar os departamentos, transferir notas fiscais à SEFAZ e reduzir a realização de tarefas manuais são só algumas das vantagens de se ter uma ferramenta de gestão estratégica na empresa. 

A médio e longo prazo, o ERP proporciona ainda um fluxo de caixa automático e otimizado e uma melhor gestão dos negócios.

Por isso, conheça cinco motivos para implantar um sistema ERP de maneira simples e com o foco de otimizar toda a operação da sua loja!

Maior controle de estoque

Esse é um dos grandes desafios de uma loja de varejo, principalmente para aquelas que trabalham com estratégias omnichannel. Sem um bom controle de estoque, a empresa corre risco de vender produtos no e-commerce, mas que estão indisponíveis. Nesse sentido, podem perder vendas e clientes.

Por outro lado, implantar sistema ERP é a possibilidade de atualizar as informações de um item automaticamente e facilitar o processo de diferentes departamentos de maneira simultânea.

Fluxo de caixa otimizado

A ferramenta também facilita o acompanhamento da situação financeira do negócio. Afinal, o gestor não precisa esperar que cada setor ou colaborador elabore uma planilha sobre a quantidade de vendas, a lucratividade ou quando pagar os fornecedores, por exemplo.

Com um fluxo de caixa organizado e sincronizado com todos os colaboradores necessários, a administração consegue planejar as ações de curto, médio e longo prazo baseada em relatórios gerenciais confiáveis e atualizados.

Ter dashboards ilustrativos

O excesso de processos pode deixar o dia a dia da empresa mais tumultuado. Portanto, ter as informações centralizadas e de fácil visualização asseguram mais produtividade e organização. E essa é mais uma vantagem ao instalar o sistema ERP.

Um programa como esse garante dashboards, ou seja, painéis visuais que exibem dados relevantes para a empresa em tempo real, indicadores e métricas. Dessa forma, o software ajuda no acompanhamento de cada meta ou ação e o entendimento sobre a situação da empresa, muito mais simplificado.

Melhora na gestão no negócio

Além de facilitar os processos rotineiros e propiciar uma maior produtividade, implantar sistema ERP garante ainda uma administração mais eficiente. O gestor não perde tempo analisando dados que podem estar incompletos ou errados, como ocorre com planilhas feitas manualmente.

Da mesma forma, ele consegue verificar pontos de melhorias ou encontrar erros com maior facilidade, pois os departamentos e processos são integrados.

A longo prazo, essa ferramenta faz com que as tomadas de decisões sejam certeiras.

Segurança de informações

Por fim, o ERP possui diretrizes para garantir segurança e privacidade dos dados da empresa.

O gestor também pode definir as permissões de cada setor ou colaborador.


Principais objetivos após implantar um sistema ERP na loja de varejo

Devido às inúmeras vantagens, muitos empreendedores escolhem ter um software como esse para atingir objetivos bem específicos em seus negócios. Veja a seguir.

Gerenciar a empresa de forma digital

Fazer planilhas manualmente ou anotações em cadernos não só atrapalha a produtividade, como também é coisa do passado. Em um mundo cada vez mais digital, as empresas só têm a ganhar ao usar a tecnologia ao seu favor.

O gestor consegue administrar todos os processos e departamentos da sua empresa, sempre que precisar, seja durante o horário comercial ou durante sua folga. Além disso, ele não corre o risco de analisar informações incompreensíveis ou incorretas. 

Conseguir integrar todos os setores do negócio

Esse é outro objetivo para implantar sistema ERP, pois o software permite a integração de dados do estoque, do setor de vendas, financeiro, atendimento ou marketing em um só lugar. 

Nada de ter uma ferramenta para cada setor, diversas planilhas e reuniões para trocar informações. Tudo é conectado automaticamente, o que proporciona mais eficiência e redução de recursos.

Melhorar a acessibilidade dos colaboradores

Nem todos os funcionários de uma loja de varejo entendem de métricas, indicadores ou fórmulas complexas, mas com uma boa ferramenta de gestão eles conseguem compreender o que está acontecendo com a empresa. 

A maioria desses softwares são simples e fornecem diferentes tipos de gráficos, facilitando a compreensão de qualquer pessoa. Com isso, o colaborador do marketing consegue elaborar estratégias para aumentar a lucratividade mesmo que ele não entenda de finanças.

Fornecer uma melhor experiência ao consumidor

Por fim, incorporar sistema ERP, ainda garante a satisfação dos clientes. Afinal, com a integração dos processos, a empresa se torna mais produtiva e atende os pedidos com rapidez. 

As chances do consumidor comprar um item que não tem no estoque são quase nulas. Da mesma forma, ele consegue saber sobre a entrega de um item, devolução ou emissão da nota fiscal rapidamente. E são pontos como esses que garantem uma boa experiência para o cliente.

Como implantar um sistema ERP no seu negócio?

Apesar de todos os benefícios que o software proporciona, é fundamental que a empresa e os colaboradores estejam preparados para a sua implantação. 

Portanto, antes de adotar a ferramenta, o gestor precisa analisar todos os processos do seu negócio, bem como:

  • Saber quais setores são responsáveis por determinadas tarefas;
  • Quais ferramentas são usadas;
  • Período de execução;
  • Recursos necessários para a operacionalização;
  • Entre outros.

Também é importante levantar as prioridades da empresa e conhecer as ferramentas disponíveis no mercado.


Quando vale a pena implantar um sistema ERP no estabelecimento comercial? 

Empresas com um fluxo de pedidos considerável ou que também atuam na internet só têm a ganhar com uma ferramenta de gestão como essa. 

Primeiramente, porque a integração proporcionada pelo ERP garante mais eficiência e produtividade, independente da atuação do negócio. Depois porque ele auxilia no cumprimento das questões tributárias e na tomada de decisão.

Dessa maneira, quanto antes o empreendedor implantar sistema ERP, mais chances ele terá de ter um negócio sustentável e lucrativo.

Agora, se você deseja conhecer um programa antes de implementá-lo na sua loja, clique aqui e peça uma demonstração do Sistema STi3 gratuita e sem compromisso.

gestao-estrategica-empresarial-05

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.