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Black Friday 2021: Como preparar sua loja para vender em novembro?

A Black Friday 2021 é um dos eventos comerciais mais aguardados do ano, e para potencializar as suas vendas, é importante saber como se preparar adequadamente.

O cenário de pandemia causado pelo coronavírus em 2020 trouxe incertezas para o cenário do varejo, especialmente em relação a esse acontecimento, que movimenta o comércio de todo o mundo.

No entanto, todas as pesquisas indicam que o evento virá com força total, e os consumidores estão na expectativa para as promoções e campanhas de divulgação no varejo.

Por isso, se você deseja se preparar corretamente para a Black Friday 2021, confira algumas das dicas que a STi3 Sistemas preparou, com tudo que você precisa saber para otimizar as suas vendas em uma das épocas mais movimentadas do ano.

O que esperar da Black Friday 2021?

Apesar das incertezas que rondam o mercado de varejo ao longo do ano, as expectativas para a Black Friday 2021 são positivas, e podem seguir os mesmos resultados do ano anterior.

Em 2020, o evento movimentou R$5,1 bilhões, sendo considerada a Black Friday mais rentável desde seu surgimento, conforme aponta levantamento feito pela empresa  Neotrust/Compre&Confie

Além disso, espera-se que o foco das vendas continue no varejo digital. Um estudo aponta que 55% dos brasileiros planejam utilizar as plataformas virtuais para realizar as suas compras na Black Friday 2021. 

Dessa forma, a expectativa para o evento não é apenas de crescimento em números, mas também de uma consolidação de vendas no ambiente digital.

Impactos da Black Friday 2021 durante o segundo ano de pandemia

As expectativas para a Black Friday 2021 são diretamente afetadas pelo impacto da pandemia de coronavírus, principalmente pela realização do evento em seu segundo ano consecutivo dominado por esse cenário.

Com as regras de distanciamento social ainda vigentes, as compras pela internet continuam em alta, avançando 41% e registrando a maior alta do ecommerce em 13 anos, como apontou a revista Isto É Dinheiro.

Por outro lado, o avanço da vacinação em massa no Brasil permitiu que o comércio local voltasse a se estabilizar.

De acordo com pesquisa do IBGE, o comércio varejista cresceu 6,3% em junho de 2021, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, sendo o quarto crescimento consecutivo nesse indicador.

Além disso, os números indicam que a área continua acima do patamar de fevereiro de 2020, no período pré-pandemia.

Com esse ritmo, as vendas da Black Friday 2021 poderão acompanhar o mesmo ritmo presencialmente, ao contrário do ano passado.

Ainda, vale a pena mencionar que os consumidores estão se preparando melhor para o evento, por conta da estabilidade que o segundo ano de pandemia trouxe.

Inclusive, as compras de natal devem ser antecipadas, o que aquece o comércio local e torna a Black Friday 2021 ainda mais esperada.

11 dicas para preparar a Black Friday 2021 e conquistar mais vendas no varejo!

Agora, depois de ver alguns números sobre a Black Friday 2021 e entender a importância de se preparar para esse evento, chegou o momento de conferir algumas dicas para potencializar o seu negócio.

Veja 10 recomendações que preparamos para ajudar a otimizar a organização do seu varejo e conquistar ainda mais vendas:

1. Faça uma auditoria no estoque

Antes de mais nada, é importante realizar uma auditoria no seu estoque, e selecionar os produtos com maior margem de venda, que sejam interessantes para o consumidor.

Muitas vezes, peças paradas no estoque podem estar ocupando espaço, e não representam, necessariamente, uma boa escolha para a Black Friday 2021. Afinal, se o produto não tiver saída, dificilmente isso acontecerá no evento.

Por isso, avalie todos os seus produtos e faça uma boa auditoria para ter um melhor controle de estoque durante as vendas.

2. Planeje ações diferentes para todo o mês de novembro

Embora o mês de novembro seja focado na Black Friday 2021 em si, uma boa dica é preparar ações diferentes para todo o período.

Dessa forma, será possível atrair a atenção dos consumidores desde a primeira semana, anunciando e destacando seus produtos antes do grande dia.

Além disso, variar as campanhas e o foco do evento também é uma forma de se destacar entre os concorrentes.

3. Verifique as categorias de maior destaque deste período em anos anteriores

Para realizar boas vendas na Black Friday 2021, é importante verificar quais as categorias que estão em alta, e quais os seus resultados em relação aos anos anteriores.

Isso é possível com um sistema ERP, por exemplo, para realizar consultas de vendas no mês de novembro de outros períodos, traçando um comparativo concreto para potencializar as suas vendas.

Nesse caso, vale a pena contar com uma plataforma que tenha essa opção de consulta e comparativo, como o sistema da STi3.

4. Treine sua equipe de vendas para a Black Friday 2021

A Black Friday 2021 promete ser um evento movimentado, e, para potencializar as suas vendas, é preciso ter uma equipe ágil e preparada.

Por isso, invista no treinamento dos seus vendedores, indicando as melhores técnicas de abordagem e negociação para não perder tempo e atrapalhar o fluxo de vendas.

5. Crie lives para falar de promoção

Grande parte dos consumidores irão acompanhar as promoções da Black Friday 2021 pelas redes sociais, por conta da praticidade e acessibilidade dessas ferramentas.

Nesse caso, é interessante criar lives para divulgar seus produtos e campanhas, alcançando o seu público de maneira mais rápida e eficiente.

6. Aposte nas vendas pelo WhatsApp

De acordo com a Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, 80% dos consumidores realizam suas compras por meio de novos canais de venda,  como Whatsapp.

Por isso, é fundamental investir nessa ferramenta para otimizar as suas vendas.

Além de ser um canal direto de contato com o cliente, também possui recursos que facilitam os acordos, como o Whatsapp Pay, e vale a pena apostar nessa rede.

7. Seja objetivo das promoções

Na busca por tentar se destacar, muitos comércios varejistas perder o foco na experiência do cliente e no que o público realmente procura.

Por isso, lembre-se de ser objetivo nas promoções, anunciando o produto, seu preço e os diferenciais de pagamento. Ou seja, informações que realmente atraem o consumidor.

Na maioria das vezes, uma abordagem direta é o que garante o sucesso das vendas.

8. Aposte no digital

É inegável que o ambiente digital está dominando o comércio, a Black Friday 2021 também terá forte atuação no ecommerce.

Assim, invista em diferenciais que envolvam o mercado virtual, como promoções para a sua loja na internet.

Caso ainda não venda online, procure preparar a sua loja para seguir esse caminho, que representa o futuro das vendas do evento.

9. Invista na experiência omnichannel

A experiência omnichannel é uma estratégia que interliga diferentes canais de contato, online e offline, para dar um melhor suporte ao cliente.

Por exemplo, ele pode estar na sua loja física, utilizando o aplicativo para aproveitar promoções, enquanto tira dúvidas pelo Whatsapp.

Investir nessa integração garante um maior alcance ao público, melhorando sua experiência e potencializando as chances de venda.

10. Não esqueça da política de trocas e devoluções

Por fim, uma boa política de troca e devolução é essencial para garantir boas vendas na Black Friday 2021.

Peças em promoção costumam levar a essas situações, e é importante ter um regulamento bem definido.

Compras em lojas físicas não apresenta obrigatoriedade de troca, enquanto compras pela internet exigem um período de negociação de 07 dias, seguindo o Código de Defesa do Consumidor.

Lembre-se de trabalhar com essas regras para evitar dores de cabeça. 

E para aprender como montar a sua política de trocas e devoluções, confira nosso artigo especial sobre o assunto.

11. Aposte em ferramentas de gestão

Por fim, as ferramentas de gestão e sistemas de varejo especializados podem ajudar a controlar as vendas na Black Friday 2021, e durante todos os outros períodos.

Com ele, também é possível traçar históricos de compras e padrões de comportamento dos clientes, informações úteis para otimizar suas campanhas e aumentar seus rendimentos.

Por exemplo, o sistema de gestão integrado da STi3 oferece relatórios completos de vendas, trazendo os melhores resultados em gráficos fáceis de ler.

A partir desses dados, você poderá montar múltiplas campanhas e promoções, integrando todas na mesma plataforma.

No futuro, poderá consultar essas informações para se preparar para novas Black Fridays, já preparado com os melhores produtos e abordagens que funcionam para a sua loja.

Quando começar a divulgar as ações da Black Friday 2021?

A Black Friday 2021 é um evento aguardado no comércio varejista, pois pode trazer grandes rendimentos para o negócio.

No entanto, se o objetivo for vender o mês inteiro, a partir de 1° de novembro já é necessário começar com as campanhas, para atrair os clientes a tempo.

Por isso, vale a pena aproveitar o mês de outubro para organizar seus processos, consultar dados e estoque. 

Assim, no mês seguinte, o foco poderá ser integralmente nas vendas e na experiência dos clientes, para ter o melhor resultado possível no maior evento de promoções do ano.

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