Como vender mais no iFood? 7 dicas práticas

Empresas e restaurantes que trabalham com aplicativos de entrega sempre querem saber como vender mais no iFood.

Para conseguir colocar esses objetivos em prática, atualmente você como empreendedor pode fazer uso de diferentes técnicas para alcançar este tipo de objetivo que, atualmente, nem todas as pessoas vinculadas a este segmento conhecem ou colocam em prática com frequência. 

Acredite, por mais que você tenha uma ideia que pareça simples, não esqueça de validá-la antes de descartar tudo bem? Esse, é um dos principais erros que nós, inclusive, podemos perceber dentro deste mercado de food service.

Justamente por isso, preparamos esse conteúdo com diferentes dicas para que você consiga aprender a como vender mais no iFood e aumentar a lucratividade e o fluxo de trabalho do seu restaurante. 

Vamos lá?

Como saber o momento certo de como vender mais no iFood?

Apesar de ser uma meta em comum para quase todos os restaurantes que utilizam a plataforma, existem momentos que fazem total diferença quando o assunto é vender mais no iFood.

Um dos principais deles é quando você passa a reparar que o faturamento do seu negócio está estagnado, chegando em um patamar de “limbo”.

Isso porque com as técnicas que serão comentadas no decorrer do texto, você poderá mudar o rumo dos seus lucros.


7 dicas de como vender mais no iFood

Para que a popularidade do seu estabelecimento cresça, será preciso que você adote algumas estratégias de vendas e marketing.

Com o tempo você verá que a movimentação do seu caixa aumentará.

Então, conheça a seguir 7 dicas de como vender mais no iFood:

Atenção ao horário de atendimento

O horário de atendimento pode influenciar diretamente no volume de vendas pelo delivery e, por conta disso, esse fator necessita de atenção.

Para que você tenha uma ideia mais clara de como fazer essa escolha, use o comportamento dos seus clientes como parâmetro.

Observe os horários com mais pedidos e os dias que o local tem um movimento maior.


Cumpra o prazo de entrega dos pedidos

O bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e cumprir os prazos de entrega faz parte deste processo.

Isso porque os seus consumidores usarão este fator para decidir a avaliação que eles darão para o seu restaurante, além de ser algo que fará toda a diferença no momento dele decidir se irá ou não voltar a comprar com você.

Portanto, para que você consiga vender mais no iFood é preciso que planeje bem as suas entregas com a distância até o local do pedido e o tempo de preparo da refeição.

Invista na avaliação do restaurante

A avaliação positiva dos seus clientes também é muito importante para que você consiga vender mais no iFood.

Fique sempre atento ao que os seus consumidores escrevem após a finalização do pedido, já que essa pode ser a forma de compreender melhor quais são as expectativas do seu público alvo.

Além disso, a experiência não tão boa pode revelar falhas que precisam ser levadas em consideração.

Lembre-se também de sempre enfatizar a necessidade e a importância dos clientes realizarem esta avaliação.

Seja um Super Restaurante iFood

Ser um Super Restaurante iFood é uma grande oportunidade de se tornar mais famoso dentro do aplicativo e conseguir conquistar mais vendas.

Este título é levado pelos locais que se destacam perante os concorrentes presentes na região.

Quando um estabelecimento se torna um Super Restaurante, ele passa a ser mais bem visto pelos seus consumidores.

O que faz com que você atinja este patamar são os números de pedidos realizados em certo período de tempo, avaliações recebidas, uma baixa taxa de cancelamento e atraso nas entregas.

Atualize as fotos do cardápio

Muitas vezes as pessoas se sentem inclinadas a comprar um prato pela foto que está presente no aplicativo.

Portanto, para que você consiga vender mais no iFood é essencial que as imagens estejam sempre atualizadas e muito convidativas.

Se você por acaso decidiu trocar algo no prato ou adicionar um item, faça questão de mudar as suas fotos, pois isso também influencia no momento de um cliente avaliar o estabelecimento.


Monte combos para vender mais no iFood

Os combos são ótimas formas de os clientes comprarem mais itens em um restaurante, levando uma vantagem para ambos os lados.

Isso porque o estabelecimento venderá um número maior de produtos, enquanto os consumidores receberão um pequeno desconto por comprá-los todos juntos.

Você também pode tornar esses combos mais atrativos oferecendo bebidas ou sobremesas gratuitas, o que dará uma economia ainda maior para os clientes.

Divulgue o restaurante em outras plataformas

Usar as redes sociais para informar aos seus seguidores as novidades e os horários de funcionamento do seu restaurante é uma ótima estratégia para vender mais no iFood.

Esses canais também são uma ótima maneira de anunciar promoções nos aplicativos de delivery, além de utilizar ferramentas de marketing para promover o seu negócio.

Novidades do Super Restaurante iFood em 2022

Embora ganhar o selo de super restaurante seja uma das formas de vender mais no iFood, é importante estar atento para as novidades dessa categoria, que determina como o estabelecimento pode ficar elegível para a condição.

Por isso, confira o que mudou em 2022 e como atender a todos os critérios para receber esse selo da plataforma:

Pedidos mínimos

Em 2021, o número de pedidos mínimos exigidos para ser um super restaurante iFood eram 600, dentro do prazo de 3 meses.

No entanto, esse requisito se tornou mais acessível, sendo preciso ter apenas 90 pedidos em 90 dias de atendimento.

Dessa forma, mesmo estabelecimentos iniciantes podem ganhar o selo, com uma margem menor de vendas.

Experiência de compra

Outra novidade importante para se tornar um super restaurante iFood em 2022 é trabalhar na experiência de compra do cliente.

Anteriormente, este já era um critério relevante para a avaliação da plataforma, exigindo médio de, no mínimo, 4.5 estrelas dos estabelecimentos que desejavam essa posição.

No entanto, vender mais no iFood não é mais o único requisito, existindo uma série de critérios estabelecidos pela empresa a fim de avaliar a experiência de compra do cliente.

A soma total dessa pontuação deve ser 9.8 de 10, uma média consideravelmente alta, para garantir que o super restaurante esteja no nível exigido.

Além disso, o cálculo dessa pontuação é feito com indicadores criados para metrificar a gerar uma somatória a partir de algumas definições. Conheça mais sobre cada uma delas:

Avaliações

De fato, as avaliações dos pedidos feitos pelos clientes continuam sendo um elemento importante para determinar se o estabelecimento será um super restaurante iFood.

No entanto, esse critério se tornou ainda mais rigoroso em 2022, com exigência de média 5 estrelas. 

No entanto, apenas uma pequena porcentagem dos pedidos registram nota após serem finalizados. Dessa forma, é importante incentivar a avaliação, para que esse critério seja avaliado junto dos demais indicadores.

Cancelamentos

Uma das atualizações para ser super restaurante iFood em 2022 são os cancelamentos de pedidos. No passado, a porcentagem aceitável era em torno de 1,8% ao mês.

Contudo, esse valor se tornou ainda menor. Embora não tenha sido divulgado pela plataforma, todos os pedidos cancelados, seja pela conta ou pelo usuário, irão influenciar na média de experiência de compra, que contribui para a nota do estabelecimento.

Pontualidade

Para ser um super restaurante e vender mais no iFood, é essencial que o estabelecimento tenha pontualidade na entrega. 

Isso já era metrificado antes, mas, assim como os cancelamentos, se tornou um indicador ainda mais rigoroso. Atualmente, a tolerância de atrasos é de 10 minutos, e pedidos registrados posteriormente podem prejudicar a média do negócio.

Atendimento

Finalmente, em 2022 o índice de atendimentos também se tornou um critério para ser super restaurante.

Agora, a plataforma também está avaliando o retorno no chat ou tentativa de ligação feita pelos clientes. Caso a média seja menor do que a aceitável para as respostas, o estabelecimento pode ter prejuízos em sua pontuação total.

Pedido errado

Por fim, vale a pena destacar que o selo de super restaurante iFood para 2022 também passará a acompanhar o índice de pedidos errados.

Se o cliente registrar que sua compra não corresponde ao solicitado, isso irá interferir na avaliação, com maior peso do que os demais critérios.

Assim, é importante se atentar para essas novas avaliações feitas pela plataforma, caso deseje ser um super restaurante e vender mais pelo iFood.

Pontos de atenção para vender no iFood

Para que você consiga lucrar ao vender no iFood, será preciso que alguns pontos recebam o máximo de atenção possível.

Isso porque esses fatores podem influenciar diretamente no fluxo de caixa do seu estabelecimento.


Faça o cálculo de taxas e custos fixos

As taxas e custos fixos precisam ser considerados de forma que eles sejam cobertos pela venda dos seus produtos.

Isso porque esses valores sempre precisarão ser pagos, independente do volume de pedidos que o restaurante recebe durante o mês.

Não dependa apenas do aplicativo de delivery

A plataforma do iFood é muito importante para que o estabelecimento conquiste um bom número de vendas.

No entanto, focar apenas neste fator não será o suficiente para você aumentar o número de pedidos do seu restaurante.

Ter um cardápio digital e investir em um aplicativo próprio, são técnicas muito bem vindas para que você alcance um número maior de pessoas.

Vender mais no iFood é garantia de maior lucro

Como foi dito anteriormente, quando você passa a vender mais no iFood, você poderá notar que o seu lucro aumentará durante o mês.

No entanto, apesar de a plataforma oferecer grandes oportunidades para o estabelecimento, é preciso ficar atento às dificuldades que possam surgir no caminho.

Apesar de parecer ser algo sempre negativo, quando você se aproveita bem da situação, elas poderão se tornar ótimos impulsos para o seu restaurante.

Portanto, faça questão de investir neste aplicativo pois ele poderá se tornar muito lucrativo, além de ajudar no crescimento do seu negócio de um modo geral.

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