Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

Rastreamento de pedidos no restaurante: como otimizar esse serviço?

O serviço de rastreamento de pedidos no restaurante é uma forma eficiente de possibilitar que o cliente faça o acompanhamento da sua entrega, sem a necessidade de entrar em contato diretamente com a empresa.

Atualmente, o consumidor busca, cada vez mais, companhias preocupadas com a transparência dos seus processos, e que sejam confiáveis.

Nesse caso, utilizar esse tipo de serviço pode ajudar a diminuir as inseguranças do cliente em relação ao pedido, permitindo que ele acompanhe atrasos e possíveis problemas que impeçam a entrega.

No entanto, para implementar o rastreamento de pedidos de maneira eficiente, é importante contar uma logística robusta, que mantenha uma comunicação efetiva, garantindo uma vantagem estratégica para o seu negócio. 

Veja como desenvolver essa estrutura e quais as vantagens de ter esse recurso na sua empresa.

O que é o rastreamento de pedidos?

O rastreamento de pedidos é um recurso utilizado para acompanhar o andamento de uma entrega, também podendo ser conhecido como tracking de pedidos.

O acompanhamento é realizado desde o momento da aprovação da compra até a entrega do pedido. E todo o processo é feito a partir de um código de rastreio, gerado pelo sistema.

A partir disso, é possível monitorar todas as etapas que o pedido passa até chegar para o cliente, incluindo:

  • Separação do pedido;
  • Processo de embalagem;
  • Despacho para entrega;
  • Transporte, e posteriormente a entrega.

Contudo, para que exista uma gestão de logística eficaz, o rastreamento de pedidos torna-se necessário.

Caso não o recurso não esteja disponível, não é possível realizar o acompanhamento de todos os processos, causando problemas na organização operacional.

Além dos prejuízos causados na administração interna e logística, pode gerar insatisfação por parte do cliente, já que ele não terá atualizações sobre o status da sua entrega.

Qual a importância do rastreamento de pedidos para restaurantes?

Para as empresas que atuam com entregas, seja de pedidos de pronta entrega ou de e-commerce, a implementação do recurso de rastreamento de pedidos é muito importante.

Essa é uma forma do seu negócio manter o cliente sempre informado, promovendo a transparência para o consumidor e melhorando a experiência do usuário no momento da compra.

Além disso, em vez de existir o contato constante com o estabelecimento para saber o status do pedido, o cliente pode fazer isso diretamente pelo sistema, através do código de rastreio.

No entanto, além de ser uma ferramenta importante para o cliente, ela também é importante para o controle de logística do restaurante.

Por meio do rastreamento de pedidos, o negócio consegue:

  • Acompanhar o tempo de entrega;
  • Entender como está a produtividade da equipe;
  • Tomar uma decisão rápida, se houver qualquer imprevisto;
  • Trabalhar a comunicação diretamente com o cliente.

Com isso, é possível ter um retorno mais positivo em relação à organização, fidelizando clientes e conquistando novos.

Benefícios do rastreamento de pedidos para restaurantes

A gestão da logística de entregas por parte dos restaurantes traz diversas vantagens para o negócio, e não apenas em relação ao cliente, mas no mercado em geral.

Conheça a seguir alguns desses benefícios e entenda como o seu negócio pode crescer a partir do uso deste recurso:

Visualização do pedido em tempo real para o cliente

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais atualizados, e realizando em maior volume compras online, seja produtos de vestuário, refeições ou produtos de supermercado.

Por isso, tornou-se necessário que o cliente possa acompanhar a sua entrega em tempo real, para alinhar as suas expectativas com o tempo real informado pelo estabelecimento.

Além disso, clientes de restaurantes também podem apresentar um perfil mais impaciente, por conta das condições que envolvem o pedido, como fome.

Por isso, as demoras não são bem-vindas, e a falta de informação pode agravar uma situação que poderia ser facilmente contornada, se fosse possível acompanhar todas as etapas até a chegada na residência.

Acompanhamento de entrega

Ainda, ter tracking do pedido é importante para o cliente, para que possa visualizar tudo que está acontecendo, desde o momento em que o pedido foi realizado, até a chegada na sua casa.

Além dos processos internos necessários para o despacho do produto, existem fatores externos que podem ocasionar atrasos e problemas na entrega, como:

  • Retenção do pedido pela fiscalização;
  • Problemas no veículo de transporte;
  • Trânsito intenso;
  • Acidentes no trajeto;
  • Endereço não localizado.

Contudo, ao acompanhar a entrega em tempo real, é possível tomar as devidas providências por parte do restaurante, mantendo o consumidor ciente do acontecimento.

Evita ligações desnecessárias para o restaurante

No momento em que ele não possui notícias ou atualizações por algum meio de contato por parte do restaurante, é natural que o cliente realize um contato com o restaurante.

No entanto, esse contato não seria necessário se o restaurante contasse com um rastreamento de pedidos, permitindo que o consumidor possa acompanhar diretamente o seu pedido, sem precisar acionar o estabelecimento.

Além disso, para o restaurante, não é interessante ter muitos clientes entrando em contato para saber o status da sua compra, pois isso pode congestionar uma de suas principais vias de comunicação.

Gera maior credibilidade

O mercado está cheio de opções para os consumidores. No entanto, existe uma preferência a se tornar clientes de estabelecimentos com alta credibilidade e bom tempo de entrega.

Nesse caso, ao contar com um rastreamento de pedidos, é possível evitar problemas futuros e trabalhar na reputação do negócio.

Por isso, ao oferecer um código de rastreio no momento da compra, o seu restaurante pode alcançar uma margem de lucros mais confortável, e trabalhar a fidelização da sua base de clientes.

Além disso, ter um cliente satisfeito ainda é o melhor marketing para qualquer estabelecimento, principalmente na área alimentícia.

Assim, você não apenas contará com um cliente que está propenso a retornar ao seu negócio, como também poderá indicar para amigos e familiares, já que ele se sentiu satisfeito com a condução da entrega do seu pedido.

Transparência durante os processos de preparação

A partir do uso do rastreamento de pedidos, todo o processo se torna transparente para o cliente, permitindo que ele tenha ciência do andamento e do prazo.

Com isso, o restaurante demonstra credibilidade na gestão de logística, e o cliente se beneficia com uma entrega de qualidade, e dentro do tempo estipulado.

E mesmo que ocorram problemas na entrega, ele estará ciente do que está acontecendo, evitando surpresas desagradáveis.

Fidelização do público

Para quem é adepto às compras online, a principal preocupação é com o recebimento do seu produto, dentro do prazo estipulado.

Por esse motivo, é normal que o público busque informações sobre sua compra com maior ansiedade, gerando frustração ao não localizar os dados de acompanhamento. 

Assim, para evitar uma experiência negativa para o usuário, é importante que o estabelecimento invista em uma ferramenta que informe essas informações em tempo real.

Todo o processo se torna mais eficiente, e os envolvidos também são beneficiados, seja o cliente em agilidade e transparência, ou a empresa em fidelização do seu público.

Como o rastreamento de pedidos pode ser implementado no seu negócio?

O rastreamento de pedidos pode ser implementado em qualquer negócio, principalmente no seu restaurante. 

Isso porque existem ferramentas e sistemas que possibilitam essa integração, além de dicas que podem facilitar o processo.

Por isso, veja a seguir como você pode implementar o tracking de pedidos e quais são as principais ferramentas:

Por meio de pedidos feitos pelo site do restaurante

Para realizar a gestão de pedidos diretamente pelo site do restaurante, é muito importante contar com um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que integra o sistema com a página do negócio.

Todos os pedidos realizados no site passam por uma integração com o ERP, por meio de um sistema unificado.

Dessa forma, no momento em que o cliente finalizar o pedido, ele recebe um código de rastreio para acompanhar o status da sua entrega.

O rastreamento pode ser feito diretamente no site ou em um site terceiro, que o consumidor será redirecionado a partir do recebimento do tracking.

Rastreamento do iFood

Para que as entregas do seu restaurante contem com o rastreamento de pedidos do iFood, existem dois passos que são necessários:

  1. Estabelecimento cadastrado no app;
  2. Entregador cadastrado na plataforma.

O negócio deve contar com o cadastro como estabelecimento parceiro, permitindo que os pedidos sejam realizados por intermédio da plataforma para o restaurante.

Ao receber a solicitação, o restaurante indica que está preparando, informa o prazo médio para entrega, estipulado pelo próprio estabelecimento, e, no momento que o pedido está pronto, o cliente é comunicado.

Uma vez que o pedido estiver em transporte, o usuário recebe uma notificação informando que o pedido está a caminho.

No entanto, neste momento, a entrega só pode ser acompanhada pelo cliente se o responsável pelo transporte também estiver cadastrado como Entregador Parceiro na plataforma do app.

Se o entregador for conveniado apenas com o restaurante, não é possível acompanhar o trajeto em tempo real, já que a plataforma não consegue determinar a rota que está sendo seguida.

Rastreamento de entregas do aplicativo próprio

Por meio de aplicativo próprio, criado a partir de uma plataforma que conta com uma automação ou com uma integração via ERP, assim como o site, é possível ter um rastreamento de pedidos. 

No entanto, o aplicativo precisa contar com essa funcionalidade já instalada para que o cliente possa acompanhar o seu pedido até chegar.

Dessa forma, o processo se torna simples e transparente para o cliente, já que tudo pode ser feito diretamente do seu smartphone, e em alguns casos, sem necessidade de manter o app aberto, pois o sistema conta com notificações em tempo real sobre o andamento do pedido.

Cuidados com o rastreamento de pedidos no restaurante

Por outro lado, o restaurante precisa tomar alguns cuidados quando disponibiliza a opção de rastreamento de pedidos, para evitar que uma facilidade se torne um problema.

Veja a seguir quais são os principais pontos e como contorná-los:

Evite atrasos

Quando falamos em entregas de refeições e lanches, atrasos não são bem-vindos, pois os clientes se tornam mais impacientes.

Nesse caso, demoras por parte do restaurante, sem informar um motivo previamente ou ter um alerta indicando que o prazo de entregas está maior do que o normal, deve ser evitado.

Por isso, procure não ter atrasos nas suas entregas, e se informou que o pedido estará nas mãos do consumidor em determinado período, busque o cumprimento desse prazo.

Tenha um acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real é importante para que o cliente tenha ciência de tudo que está acontecendo com o seu pedido, no momento em que ele pesquisar.

Isso não apenas garante uma maior satisfação, como também ajuda o restaurante a monitorar a entrega e verificar se está tudo dentro dos conformes até a chegada.

Não deixe de atualizar os status do pedido do cliente

Por fim alguns estabelecimentos, devido ao volume de entregas ou quantidade de clientes no restaurante fisicamente, demoram ou não atualizam o status do pedido na plataforma de entregas.

Com isso, o cliente fica com uma informação defasada em relação ao que está realmente acontecendo com o seu pedido, aumentando as chances de gerar uma insatisfação.

Quando vale a pena contar com o rastreamento de pedidos no restaurante?

O rastreamento de pedidos é uma forma de manter uma comunicação transparente com o cliente, informando sobre todos os passos até o recebimento da sua encomenda.

Por meio de uma logística adequada, é possível melhorar eficiência operacional, e consequentemente, a qualidade dos serviços que estão sendo prestados.

Dessa forma, ela se torna uma ferramenta essencial para quem está em busca de oferecer uma experiência do usuário diferenciada. E ainda permite garantir uma vantagem competitiva no mercado.

Por esse motivo, vale a pena considerar implementar esse recurso no seu negócio, e proporcionar um serviço ainda mais completo para o seu público. 

Gostou do conteúdo sobre rastreamento de pedidos? Veja mais conteúdos criados especialmente para você que deseja investir em eficiência operacional no seu negócio diretamente em nosso blog!   

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.