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Como contratar influencers de moda – O seu guia completo sobre o tema!

Existem diversos benefícios oferecidos para uma empresa que decide contratar influencers de moda nos dias de hoje.

Isso porque eles podem oferecer ferramentas muito importantes para um negócio, principalmente quando se trata das plataformas de redes sociais.

Essas pessoas são conhecidas por serem autênticas e possuem técnicas que podem ser usadas a favor de um projeto que esteja planejado ou em andamento.

No entanto, apesar de possuírem uma boa fama no mercado hoje em dia, muitos gestores ainda não sabem como usar este tipo de estratégia para aumentar as vendas e a visibilidade da sua marca.

Pensando nisso, preparamos esse guia completo sobre como contratar influencers de moda para potencializar ainda mais sua presença digital e aumentar as vendas do seu negócio!

O que são influencers da moda?

Os influencers da moda são pessoas que trabalham com a internet de forma que eles apresentam para o seu público gostos e produtos do seu uso com o intuito de influenciar o consumo sobre determinado produto ou serviço.

Geralmente, eles possuem muitos seguidores que os ajudam a engajar o seu conteúdo a partir de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Ao contratar influencers de moda, um negócio varejista pode aproveitar todas as técnicas que esse profissional possui para trazer um número maior de vendas e ajudar em outros aspectos da empresa como o aumento de cadastro de clientes e leads para a marca, por exemplo.

Qual a importância dos influencers de moda para o seu negócio?

Independente da plataforma usada, as empresas buscam contratar influencers de moda para que eles possam criar uma proximidade maior entre a companhia e o seu público alvo.

Ou seja, esses profissionais do universo digital podem oferecer diversas formas de atrair novos compradores e usuários a partir de uma campanha ou projeto.

E assim, mesmo que a compra não aconteça no momento da publicação do conteúdo, a marca começa a ficar em evidência para que a tomada de decisão futura seja mais rápida e assertiva.

Por que contratar influencers de moda nos dias de hoje?

Hoje em dia, esta profissão está em alta na internet e são pessoas muito procuradas pelo público. Essas pessoas, principalmente influencers de moda, são responsáveis por ditar as tendências de mercado e por isso, contam com um público bastante fiel dentro do segmento.

Como existem muitos deles, você sempre poderá encontrar opções para diferentes tipos de assuntos, ajudando ainda mais a ter uma busca aprofundada e correta sobre as suas necessidades antes de iniciar a campanha.

Pelo fato de os usuários estarem consumindo cada dia mais conteúdo deste segmento, os resultados que o profissional pode trazer para a sua empresa podem ser muito vantajosos.

Então, se um negócio está em busca de um bom engajamento para uma campanha, a sua resposta pode estar nestas pessoas, principalmente apostando na contratação de influencers de moda local.

Como identificar esses profissionais antes de contratar influencers de moda?

Apesar de trazer muitos benefícios para a empresa, é preciso ter em mente que eles não irão se adaptar ao modo como o negócio é trabalhado.

Por conta disso, é de extrema importância fazer uma boa seleção de profissionais, além de escolher aqueles que já atuam no ramo da companhia, pois assim, você contará com alguém que tenha conhecimento na área.

Existem três tipos de influenciadores no mercado e, para que você tome uma boa decisão, é preciso que conheça cada um deles:

Macroinfluenciador

O macroinfluenciador são profissionais que contam com milhões de seguidores em suas redes sociais. Portanto, eles são aqueles que alcançam um número muito grande de pessoas através dos seus conteúdos.

Entre eles, podemos destacar contas de Instagram que contem, pelo menos, com mais de 1 milhão de seguidores.

Contratar influencers de moda deste porte garantirá para o seu negócio que uma boa quantidade das pessoas que os assistem diariamente conheçam a sua campanha, mas nem sempre o resultado de vendas esperado.

Principalmente se você tiver um pequeno negócio e uma estrutura de estoque não tão preparada para um grande volume de vendas. 

Como exemplo, podemos destacar contas de pessoas como Camila Coutinho e Ju Romano, por exemplo. 

Microinfluenciador

Já os microinfluenciadores são aqueles que atingem um número de até 100 mil seguidores com as suas postagens e vídeos.

Apesar de serem menos seguidos do que os macroinfluenciadores, eles podem ser uma ótima ferramenta para o seu negócio, já que eles possuem uma influência sobre um público menor e mais segmentado.

Tirando o fato de que contratar influenciadores digitais de moda deste porte será muito mais acessível para a empresa.

Nano-influenciador

Os nano-influenciadores são os tipos de perfis menores, que abrangem um público de até 10 mil seguidores em suas redes sociais.

Eles são ótimas opções para quem deseja atrair clientes de regiões específicas ou próximas ao negócio.

Isso porque ao contratar influencers de moda com um número menor de visualizações, você terá acesso a um público bem mais seleto e, provavelmente, mais interessado do que os de maior porte.

Apesar do menor número de seguidores, os nano-influenciadores fazem parcerias e contratos mais econômicos, pois eles também podem estar apenas começando no ramo da internet.

Por que você deve considerar contratar um influencer de moda?

Existem inúmeros motivos pelos quais você deve contratar influencers de moda para alavancar as suas campanhas.

Veja alguns deles a seguir:

Maior visibilidade da marca

Com os influenciadores participando das suas campanhas, todas as pessoas que os seguem irão passar a consumir o seu conteúdo.

Mesmo que nem todos realmente invistam na sua empresa, a sua marca terá recebido uma visibilidade muito maior do que o habitual e isso fará toda a diferença nos próximos passos.

Além disso, você também alcançará mais pessoas que apresentem interesse nos produtos ou serviços que você tem a oferecer.

Mais seguidores

Ao contratar influencers de moda você terá uma grande possibilidade de aumentar os seguidores nas suas redes sociais.

Isso porque eles estarão apresentando o seu negócio para novas pessoas e perfis e os interessados com certeza buscarão uma forma de acompanhar os projetos da sua empresa.

Maior conversão de vendas

Esse resultado também é influenciado graças à exposição que os digitais influencers darão para a sua mercadoria.

Quanto mais pessoas verem os conteúdos da sua empresa, maiores serão as chances de você conseguir fechar mais vendas.

Isso porque o seu negócio estará alcançando um número e um nicho muito maior, além do seu público alvo já existente.

Conquista de audiência engajada

Como foi dito anteriormente, é muito importante a empresa contratar influencers de moda que tenham um público interessado pelo assunto que você tem a oferecer.

O grande motivo disso é que as campanhas passarão a alcançar uma audiência engajada que realmente consome este tipo de produto ou serviço.

Tudo isso acrescentará na conversão de vendas que a companhia tem a partir do momento que o projeto foi lançado.

Como encontrar bons profissionais para contratar influencers de moda?

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje em dia no momento de contratar influencers de moda é encontrar profissionais que sejam comprometidos e entreguem o que está sendo necessitado no momento.

Por conta disso, separamos alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de fechar negócio com uma pessoa que trabalha com a internet.

Entenda o nicho de mercado do profissional digital

Conhecer mais a fundo o nicho de mercado de um profissional da área digital é muito importante para que você consiga avaliá-lo.

Afinal, será dessa forma que você poderá identificar o público que essa pessoa trabalha e se ele atende às suas expectativas.

Isso também permite que a empresa crie conteúdos adequados para os usuários que seguem o influenciador em questão.

Trazendo mais assertividade no momento de fechar um negócio no todo.

Os seguidores do influenciador fazem sentido para o seu negócio?

Antes de contratar influenciadores digitais de moda será preciso que você avalie os seguidores que essa pessoa possui no momento.

Nem sempre um profissional que trata de um assunto específico é seguido apenas pelo público que realmente consome o seu conteúdo e isso pode atrapalhar nos resultados das campanhas de uma empresa.

Portanto, sempre se certifique de que o influencer é assistido e acompanhado por perfis que apresentam interesse pelo seu produto ou negócio.

Antes de contratar influencers de moda, estude o seu conteúdo na rede

Hoje em dia, a internet está repleta de pessoas que tentam a sua carreira como um influencer digital e isso pode fazer com que um tema acabe ficando saturado.

O ideal é sempre pesquisar sobre como aquela pessoa busca criar os seus conteúdos e como ele aborda cada um dos temas.

Profissionais que apresentam uma boa dinâmica e muita criatividade, geralmente, são as melhores opções no momento de uma empresa entrar no negócio em parceria com o mesmo.

Peça o mídia da influencer

Por último, mas não menos importante, sempre peça o mídia kit dos influenciadores que você deseja contratar.

Ele é um relatório que engloba as métricas de seguidores, engajamentos, conversões e tudo o que o profissional possuir que possa ser usado como parâmetro para ver se as publicações dele estão realmente trazendo resultados.

Nem sempre uma pessoa que possui milhares de seguidores apresenta resultados realmente significativos e isso faz muita diferença em um negócio que conta com vendas.

Como a negociação ao contratar influencers de moda deve acontecer?

Quando você finalmente encontra a melhor opção no momento de contratar influencers de moda, chega a hora de fechar o negócio e fazer toda a contratação deste profissional.

Essa é uma parte extremamente importante e todos os envolvidos devem se atentar aos requisitos e formas de fazê-la para que ninguém seja prejudicado.

Portanto, sempre se atente a todos os passos que precisam ser considerados e executados no momento de fazer toda a papelada e a parte burocrática do negócio.

Valor acordado entre as partes

Ambas as partes precisam entrar em um consenso de valores para que o negócio seja fechado e executado conforme o esperado.

Geralmente, os macroinfluenciadores recebem seus pagamentos em dinheiro e ainda recebem peças e/ou produtos em troca de toda a divulgação.

No caso dos influenciadores com menos seguidores, você poderá encontrar uma forma mais simples de pagá-los, além de serem muito mais econômicos e menos exigentes do que o exemplo anterior.

Esse fator deve sempre estar presente no contrato, para que não haja contestação após a prestação dos serviços.

Permutas

As permutas são estratégias muito usadas pelas empresas hoje em dia e elas podem ser feitas tanto para os macro, quanto para os micro e nano influenciadores.

Elas funcionam da seguinte forma: a sua empresa dá para o profissional os produtos ou serviços que são vendidos pela marca para que ele divulgue para os seus seguidores, como uma espécie de “indicação”.

Apesar de não envolver valores por fora, os digitais influencers costumam fechar negócios do tipo, principalmente, se a empresa oferece uma mercadoria do interesse do mesmo.

Qual dessas alternativas é mais viável?

A resposta para essa pergunta varia muito de acordo com a necessidade que cada uma das empresas possui.

No caso dos pequenos empreendedores, que ainda estão iniciando o seu negócio, o ideal é contratar influencers de moda de porte micro ou nano, pois os resultados serão mais responsivos e proporcionais.

Sem contar que o pagamento investido para ter tal serviço no momento tem mais chances de caber no seu orçamento.

Cuidados ao contratar influencer de moda

Agora que você já sabe como contratar influencers de moda, é preciso também conhecer os cuidados necessários neste tipo de recrutamento.

Isso porque, assim como em todas as áreas, existem as pessoas mal intencionadas que podem apenas trazer prejuízo para a sua empresa.

Busque uma segunda opinião de quem está no mercado

As empresas que já estão presentes no mercado há mais tempo, sempre terão mais experiência e dicas para dar aos que estão começando agora.

Portanto, antes de contratar influencers de moda, sempre busque saber como essa pessoa trabalha ou se ela realiza uma boa campanha, para que você não precise se preocupar com surpresas desagradáveis no futuro.

Veja se o profissional é realmente engajado com a audiência

Como foi dito anteriormente, nem sempre o número de seguidores irá entregar, de fato, se o influenciador possui engajamento.

Isso porque existem pessoas que apesar de ter muitas visualizações não conseguem conquistar o público para que ele compartilhe ou compre algum produto e isso faz muita diferença para uma empresa.

Certifique-se também de que os comentários e curtidas não são apenas de amigos e familiares e nem se os seus seguidores são fakes.

Não esqueça do contrato

O contrato após a assinatura de ambas as partes sempre deve ser respeitado durante o tempo de campanha e parceria.

Isso porque se você quebrá-lo ou não respeitá-lo poderá arcar com consequências nada vantajosas para o seu negócio.

Contratar influencers de moda para divulgar a empresa nas redes sociais

É muito interessante a empresa contratar influencers de moda que divulguem a marca em suas redes sociais.

Isso porque o público que consome esse conteúdo poderá se sentir inclinado a acompanhar as futuras interações da companhia e aumentar o seu alcance no momento de vender um produto ou serviço.

Quando vale a pena contratar influencers de moda

Se o objetivo do seu negócio de varejo é trabalhar a marca e aumentar as vendas de forma organizada e constante, contratar influencers de moda pode ser uma alternativa interessante. 

No entanto, antes de dar esse passo, é essencial você se organizar de maneira interna para dar conta de responder todas as mensagens dessas seguidoras e principalmente, garantir que tenha produtos em estoque suficientes para que não perca vendas e frustre seu novo público.

Caso contrário, aposte nesta tendência e aumente a lucratividade da sua empresa de forma gradual sem grandes problemas.

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