Black Friday no varejo – Como preparar seu negócio para vender mais?


A Black Friday no Varejo é uma das datas mais importantes do comércio varejista em todo o mundo, tanto para o meio físico quanto digital. 

Com data marcada para dia 27 de novembro, mesmo diante de tantas incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19, a expectativa de crescimento de vendas é a de 3% maior em comparação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a pesquisa da Ebit, somente no ano passado, as vendas realizadas na última quinta e sexta feira de novembro representaram 3,2 bilhões de reais.  

Além disso, o mercado de varejo deve se beneficiar ainda mais com a data, já que os serviços de ominichannel estão cada vez mais presentes nos negócios como um todo.

E pensando em tudo isso, a STi3 Sistemas preparou este artigo para te ajudar a planejar a Black Friday no Varejo em busca de um faturamento melhor.


Qual a importância da Black Friday no varejo?

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, e atualmente, é considerado o maior evento do comércio eletrônico varejista do país. 

A proximidade com o final do ano e a crescente confiança nos descontos oferecidos fizeram com que a data se estabelecesse no calendário do comércio brasileiro.

Portanto, fazer uma Black Friday no varejo é importante para aumentar as vendas e o lucro. 

Além disso, a data é uma boa alternativa para esvaziar o estoque, vender produtos parados na sua prateleira e trabalhar ainda mais a fidelização do consumidor.

Sete dicas de como planejar sua Black Friday no varejo

Agora que você já sabe a importância da Black Friday no varejo e como essa data pode ajudar a sua loja a vender mais, confira sete dicas que selecionamos para aproveitar ao máximo essa data.

1. Invista em produtos estratégicos

O primeiro ponto para começar a planejar a Black Friday do seu negócio é investir em produtos estratégicos. 

Geralmente, eles são peças que vendem bem e possuem uma boa margem de lucro. Consequentemente, são capazes de atrair mais clientes. 

Como a busca por esse tipo de produto normalmente é maior, você pode aplicar um desconto menor nele, desde que sua margem de lucro não seja comprometida.


2. Monte kits promocionais

Um dos objetivos da Black Friday no varejo é aumentar o número de vendas. 

E uma das formas para fazer isso é com kits promocionais. Além de ser uma forma de vender peças com pouca saída, os kits ainda aumentam a chance do cliente comprar mais de uma peça em sua loja. 

Em empresas de acessórios e bolsas, kits com carteira e cintos são clássicos. Entretanto, essa técnica pode servir para qualquer segmento do varejo tradicional. 

Você também pode fazer kits “compre três e pague dois” ou “na compra de três peças, ganhe a de menor valor”. 

Todo esse processo transmite a sensação de ganho e benefício para o consumidor, fazendo ele entender que esse é um bom momento de aproveitar a data de compras.

3. Forneça Brindes

A Black Friday no varejo é um ótimo período não só para aumentar as vendas, mas também vender aqueles produtos parados no estoque ou que tiveram uma saída ruim. 

Além de oferecer descontos, você também pode fornecê-los como brindes.

Uma alternativa para fazer esse processo dar certo, é estipular um valor de compras para que os clientes levem esses produtos como brinde. Por exemplo, em compras acima de R$ 150,00 leve o brinde x. 

Ou então, simplesmente disponibilize o produto como brinde, sem limite de compras. Entretanto, monte sua promoção já acrescendo o valor do produto a ser presenteado para que seu fluxo de caixa não seja prejudicado.

4. Tenha um estoque capaz de suportar a demanda

De nada adianta o cliente chegar na sua loja e você não ter estoque para realizar a venda durante a Black Friday. 

Portanto, se você vai investir em anúncios para um determinado produto, tenha um estoque viável projetando a demanda que este anúncio pode gerar.

Além disso, não venda produtos que você não tenha no estoque. Mesmo que seja fácil solicitá-lo ao fornecedor, ele pode estar em falta, fazendo com que você tenha que cancelar a venda e fique com a reputação prejudicada.

Por isso, planeje seu estoque com base nas informações da Black Friday passada ou em outros períodos promocionais. Faça seu pedido com base na quantidade de produtos que pretende vender. 

Outros fatores que podem te ajudar a preparar um estoque estratégico para a Black Friday no varejo, são:

  • Quais produtos ou serviços serão oferecidos nesta data;
  • Quais serão usados para atrair os clientes;
  • Quantos produtos são necessários adquirir;
  • Se o estoque é compatível com a projeção de vendas.

5. Avise os clientes com antecedência

As compras de black friday já se tornaram um hábito para muitos brasileiros, assim como as compras de Natal. 

Sendo assim, muitos começam a pesquisar e planejar suas compras antes mesmo do mês de novembro em busca de maiores descontos, facilidade no pagamento e na logística de entrega.

Desta forma, não deixe para avisar seus clientes em cima da hora. 

A chance dele já ter encontrado o produto que precisa ou pretende comprar é alta e você pode perder vendas.


6. Construa uma boa presença digital

Não adianta usar as redes sociais só para bombardear os clientes com propagandas na semana da Black Friday e depois não realizar um trabalho estratégico.

Por isso, trabalhe esses canais de comunicação desde já para que você consiga aumentar a frequência de publicações durante o mês de novembro sem causar nenhuma estranheza. 

Afinal, o conteúdo que você posta em seu site, blog e redes sociais precisa ser relevante  para o seu público e mostrar quem você é. 

Portanto, use essas ferramentas para apresentar a história da sua empresa, quem são os colaboradores, quais os valores e princípios da marca, entre outros.

Um cliente pode chegar até sua loja por conta de uma promoção, mas ela não será responsável por sua fidelização, mas sim sua história e seus valores.

7. Prepare o seu site e sua loja física

Caso você tenha uma loja virtual atrelada ao seu negócio físico, não se esqueça de preparar seu site para a Black Friday.

Faça com que as promoções e produtos que você queira vender estejam de fácil acesso para o usuário, isso vale para sua loja física como virtual

Confira algumas dicas para isso:

  • Crie e instale banners atrativos para chamar a atenção do visitante;
  • Crie uma categoria específica para a data;
  • Monte sua vitrine apenas com as peças de melhor preço;
  • Tenha etiquetas estratégicas espalhadas pelo ambiente.

Quando a Black Friday não é indicada para o meu negócio?

A Black Friday só não é indicada para o seu negócio caso você não tenha uma grande quantidade de produtos para ofertar aos seus clientes.

Empresas que trabalham com produtos únicos e exclusivos, como peças feitas à mão, podem ter dificuldades em oferecer descontos ou ainda ter estoque para suprir as demandas da data.


Vale a pena participar da Black Friday no varejo? 

Sim, vale a pena participar da Black Friday deste ano e, assim, aumentar o volume de vendas em sua loja, além de atrair e fidelizar novos clientes.

Além disso, a data é uma ótima oportunidade para vender peças que não tiveram boa procura ou ficaram encalhadas no estoque.

Agora, se você deseja vender muito na Black Friday e não ter problemas com seu site, será essencial ter um sistema de gestão integrado a ele. Por isso, conheça o sistema de gestão da STi3, fale com um de nossos especialistas!

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