WhatsApp Business: 5 dicas para usar na sua empresa

Com certeza você já vendeu algum produto ou atendeu seus clientes através do WhatsApp. O aplicativo de comunicação gratuito, e mais utilizado no mundo, vem ganhando força e se tornando ferramenta essencial quando o assunto é atendimento empresarial. Por isso, saber usar o WhatsApp Business pode potencializar a experiência dos clientes do seu negócio.

Ao longo desse artigo você terá dicas de como utilizar o WA Business para facilitar a interação com o seu público, além de configurar as ferramentas disponíveis na própria plataforma para automatizar, classificar e responder rapidamente suas mensagens.

Boa leitura!

O que é e como funciona o WhatsApp Business

Antes de tudo, é válido ressaltar que o WhatsApp Business é um aplicativo diferente da versão tradicional que a maioria das pessoas estão acostumadas a usar. Isso porque, na versão corporativa, você tem acesso a uma conta comercial, com mais recursos disponíveis.

Dessa forma, no aplicativo corporativo, há funcionalidades específicas, como:

  • Campos informativos para o preenchimento de dados comerciais, como e-mail, endereço, link do site e também as redes sociais da sua empresa.
  • Identificação de clientes através da criação de etiquetas;
  • Dados estatísticos como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas;
  • Configuração de mensagens automáticas;
  • Criação de um catálogo de produtos com foto, descrição e valor.

Além disso, ainda existe um ponto importante, que também é uma vantagem para o seu cliente: ao entrar em contato com o seu negócio, ele saberá que se trata de uma conta empresarial. Assim, terá mais confiança na negociação e a sua empresa passará total credibilidade ao melhorar a experiência de cada cliente.

Passo a passo para criar uma conta no WhatsApp Business

Assim como no aplicativo tradicional, criar uma conta no WhatsApp Business é um processo muito simples e totalmente intuitivo.

Por exemplo, caso você já possua uma conta no WhatsApp tradicional, basta transferir os seus dados para a versão corporativa. Caso contrário, ao criar sua conta você pulará essa etapa.

Na prática, para criar a sua conta, basta seguir o passo a passo a seguir.

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business no sistema smartphone (Android ou iOS).
  2. Após a instalação, abra o aplicativo.
  3. Concorde com os termos de uso e clique em continuar.
  4. Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos.
  5. Insira e verifique seu número comercial.
  6. Clique em continuar e insira o código que receber através de um SMS (lembre-se de nunca compartilhar seu código de verificação).

Agora, se você já possui uma conta tradicional e gostaria apenas de utilizar o mesmo número no WhatsApp para uso corporativo, basta seguir o mesmo passo a passo. Porém, terá uma etapa adicional, onde você precisará aceitar transferir o número de telefone para o WhatsApp Business.

Feito isso, tudo está pronto para configurar sua conta comercial. Quanto mais completa, mais informações seus clientes terão ao entrar em contato com a sua empresa, e isso é muito importante nos dias atuais.

Dicas práticas para usar o WhatsApp Business na sua empresa

O atendimento através do WhatsApp é mais rápido, pessoal e prático. Porém, todo cuidado é pouco para não se tornar invasivo e incomodar seus clientes. Afinal, a ferramenta é para comunicação e interação, sem panfletagem.

Por isso, para te ajudar a aproveitar todas as vantagens que a plataforma oferece para o seu negócio, listamos abaixo algumas dicas para você colocar em prática hoje mesmo. Confira!

1. Crie um link curto para divulgar o WhatsApp da sua empresa

A partir do momento que você migra para o WhatsApp Business um novo canal de contato se abre para o seu negócio. Por isso, facilitar o acesso é a sua principal missão.

Criando um link curto para divulgar o WhatsApp da sua empresa te dá a possibilidade de divulga-lo em diferentes pontos, como:

  • Link da bio no Instagram;
  • Compartilhamento no e-mail;
  • Inserção nas copys do LinkedIn ou Facebook.

Isso vai facilitar que o seu público comece uma conversa com o seu negócio. Além disso, também é possível ativar e configurar uma mensagem padrão especificamente para esse recurso. Ou seja, ao abrir o seu link curto, os clientes podem enviar a mensagem padrão que foi preestabelecida pela sua equipe de atendimento, por exemplo.

2. Responda as perguntas rapidamente

Atendimento rápido e eficiência já é uma exigência dos consumidores atuais. Com a tecnologia, ninguém mais gosta de esperar. Por isso, utilizando o WhatsApp Business na sua empresa você pode contar com recursos facilitadores para agilizar ainda mais esse processo.

A versão do app corporativo oferece um recurso chamado respostas rápidas. Através dele é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas com mais frequência. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e uma dar perguntas frequentes é “qual o valor das calças jeans?”, você poderá criar uma resposta rápida específica.

Além disso, também é possível organizá-las em formato de lista, baseando-se em palavras-chave e frequência de uso, por exemplo. Assim, dúvidas repetidas dos compradores podem ser respondidas com mais agilidade.

3. Configure suas mensagens automáticas

Utilizando o WhatsApp Business você pode personalizar mensagens e programar seu envio, para que seja feito automaticamente. Dessa forma, não é preciso estar online no horário em que deseja enviar a mensagem, basta deixa-la agendada.

  • Configure mensagens de ausência para os clientes que entrarem em contato fora do seu horário de atendimento.
  • Programe as mensagens de saudação para novos clientes que entrarem em contato (isso funciona quando um número que você não tem salvo na agenda manda mensagem para o seu WhatsApp).

Assim, através dessa funcionalidade você pode aproveitar para deixar seus clientes sempre informado e divulgar as novidades da sua empresa de forma facilitada.

BÔNUS: use as listas de transmissão

Ao enviar as novidades da sua loja, você não precisa mais enviar mensagem cliente por cliente, por exemplo. O WhatsApp Business permite enviar mensagens para uma lista de até 256 pessoas, e se você tiver um número maior, basta criar quantas você precisar. Porém, tenha cuidado com a quantidade de promoções que você vai mandar. Lembre-se que a panfletagem pode contribuir na perda de clientes!

Integre seu WhatsApp Business com o sistema da sua empresa

Atualmente, os ERP’s de gestão empresarial são compatíveis com o aplicativo e facilitam a mensuração de dados. Dessa forma, você pode integrar o WhatsApp da sua empresa ao CRM e manter tudo atualizado em um só lugar.

Agora que você sabe como usar o WhatsApp Business no seu negócio, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar gestão da sua empresa através de um sistema completo. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu ramo.

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