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Como vender no dia das mães 2022? 7 dicas práticas para aumentar as vendas!

Se aproxima uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil, e muitos varejos já procuram formas de vender no dia das mães em 2022.

Muitos consideram essa data como o Natal do primeiro semestre, uma vez que a busca por presentes está entre as maiores registradas no ano.

A data, que é sempre comemorada no segundo domingo de maio, está prevista para o dia 08 do mês, e as lojas já devem começar a se preparar para potencializar suas vendas o quanto antes.

Esse preparo envolve o planejamento do estoque e estratégias para vários setores, como venda e marketing, além de atrair clientes e se destacar para vender no dia das mães em 2022.

Nesse caso, para te ajudar a preparar o seu negócio, separamos algumas dicas que podem ser interessantes na corrida entre os varejos, te preparando para atender a demanda da melhor maneira possível.

Quais as principais novidades para o varejo no dia das mães 2022?

Em 2020, o comércio de varejo não essencial se deparou com a obrigatoriedade do fechamento, devido às restrições advindas da pandemia pelo coronavírus.

Isso gerou um impacto considerável nas vendas dos dias das mães e de outras datas comemorativas daquele ano. 

Por isso, houve grandes expectativas em relação às vendas no ano seguinte, em 2021, quando seria a primeira grande data comemorativa desde a gradual reabertura do comércio. 

No entanto, os resultados ficaram abaixo do esperado, por conta da continuidade da pandemia e dos índices econômicos do país.

Dessa forma, com a leve recuperação do comércio, espera-se que seja possível vender no dia das mães em 2022 de maneira presencial.

Essa deve ser a maior novidade aguardada pelos comerciantes e consumidores, uma vez que as restrições de comércio foram o maior impacto dos últimos anos.

Além disso, o varejo também pode enfrentar um formato híbrido de divulgação, com a forte presença das mídias sociais no dia a dia do cliente.

Assim, pode ser interessante investir em novas estratégias de publicidade, o que movimenta as rotinas do comércio.

Como preparar sua loja para vender no dias das mães em 2022?

Para vender no dia das mães em 2022, é preciso pensar em ações estratégicas para atrair clientes e se destacar em meio à concorrência do mercado. 

Quem possui um estabelecimento físico precisa pensar, ainda, na competição invisível, porém existente, do e-commerce. 

Aqueles que possuem a estrutura para isso devem considerar a expansão de seu serviço para o universo online, ou procurar formas de chamar a atenção dos consumidores fora desse espaço.

Para isso, reunimos algumas dicas de como preparar a sua loja para vender no dia das mães em 2022, e aumentar as vendas nessa data tão importante para o comércio nacional:

Capriche na vitrine

Uma regra básica de quem possui uma loja física é se dedicar à organização da vitrine, que é o chamariz do estabelecimento. 

Por isso, apostar em maneiras atrativas de dispor os principais itens de desejo do consumidor na vitrine é fundamental. 

Se possuir alguma promoção especial para a data, também é interessante anunciar isso, a fim de trazer mais um diferencial. 

No entanto, é preciso ter cuidado para não ter uma vitrine muito poluída. Saber selecionar o que for mais importante e dar destaque a isso é o segredo. 

Para quem possui um e-commerce, a vitrine é igualmente importante, e os pontos a se considerar são os mesmos.

No entanto, a organização se dará na página inicial da loja, com um banner chamativo e que direcione o consumidor para as melhores ofertas. 

Utilize sua presença digital

Como dissemos, o consumidor está mais conectado do que nunca, e seu comportamento de compra é muito influenciado pelas informações do mundo digital. 

Seja por meio de anúncios ou influenciadores, a internet é uma grande fonte para o público, que gasta horas de seu dia navegando em redes sociais e outros sites. 

Por isso, é essencial que lojas de varejo hoje tenham uma presença digital consolidada, mesmo que seja um negócio local. 

Redes como o Instagram e o Facebook podem trazer grande visibilidade e podem ser utilizadas para divulgar campanhas a fim de vender no dia das mães de 2022.

Invista no Social Commerce

O social commerce, ou comércio social, é justamente a utilização de ferramentas digitais, como redes sociais e marketplaces, para interagir com internautas a fim de captar leads e fidelizar clientes. 

Isso pode ser feito a partir de sessões de comentários nas páginas de vendas da loja, nos perfis de redes sociais e com a parceria de influencers, por exemplo. 

O objetivo é construir um relacionamento de confiança com o consumidor, que o convença a escolher a marca graças à maior proximidade e identificação gerada através do social commerce. 

Não esqueça de usar live commerces

O live commerce é uma tendência de mercado que explodiu durante a pandemia, quando o mundo estava impedido de sair de casa. 

Essa ferramenta funciona a partir da organização de transmissões ao vivo, as lives, com o intuito de interagir com o público e divulgar produtos, demonstrando seu uso em tempo real.

Muitas vezes, também permite oferecer condições especiais relâmpago, apenas para quem está assistindo à programação, por exemplo.

Isso faz a marca se aproximar do cliente e gera um sentimento de urgência, uma vez que aquela oportunidade não se repetirá.

Realizar o live commerce em datas estratégicas é uma boa pedida para vender no dia das mães de 2022. 

No entanto, é importante estar preparado, com estoque disponível e a logística adequada. Além disso, deve-se escolher a plataforma ideal, para que a experiência do consumidor seja agradável.

Aprimorar o atendimento humanizado

A qualidade do atendimento é um fator decisivo na escolha do consumidor por uma marca ou aquisição de um produto. 

Isso porque o cliente não busca apenas por produtos, mas por relacionamentos. 

Por isso, as empresas que investem em treinamento da equipe e tecnologias de comunicação para oferecer um atendimento humanizado poderão notar um melhor desempenho ao vender no dia das mães em 2022.

Desenvolver kits de produtos

A acessibilidade ao e-commerce e às promoções de grandes players do varejo tornam ainda mais difícil para as pequenas empresas conseguirem destaque nessas datas especiais. 

Assim, uma maneira de conseguir realizar uma precificação que gere lucro é desenvolver kits de produtos complementares. 

Isso é comum no setor de cosméticos e perfumaria, por exemplo, com kits de higiene pessoal, cuidados com a pele ou cabelo e afins. 

No entanto, com a criatividade, é possível construir kits em uma variedade de setores e, assim, é mais difícil comparar preços com outras ofertas online, já que os kits são uma condição exclusiva da sua loja. 

Apostar nos vale presentes

Para vender no dia das mães em 2022, uma outra aposta segura são os vale presentes, sempre bem-vindos ao consumidor. 

Estes vales podem funcionar, por exemplo, como um programa de fidelidade, dando descontos em uma próxima compra na loja.

Além disso, pode ser, também, uma parceria com outra empresa e o desconto de em um serviço oferecido por ela. 

Ou, ainda, funcionando como um produto de menor valor que é incluído em compras acima de um certo valor. 

Essa e outras estratégias, como cupons de descontos, são sempre produtivas para aumentar as vendas

É possível aproveitar o dia das mães 2022 para aumentar as vendas?

O dia das mães sempre esteve entre as datas mais importantes para o varejo na economia brasileira. 

Com o surgimento e complicação do cenário da pandemia mundial de coronavírus, no entanto, essa e outras datas comemorativas foram afetadas. 

Uma vez que a situação econômica dos consumidores mudou com a recessão, a alta da inflação e do desemprego, o impacto foi sentido de maneira direto no desempenho das vendas do comércio. 

Por isso, no último dia das mães, vimos uma volta gradativa da busca por presentes, mas ao mesmo tempo, uma diminuição do ticket médio. 

Dessa forma, o que se pode esperar ao vender no dia das mães 2022 é um desempenho melhor, mas ainda incerto.

No entanto, mesmo que o número de vendas não atinja ainda os patamares anteriores ao coronavírus, isso não significa que a data não trará impactos positivos ao comércio. 

Utilizando estratégias adequadas, que façam o negócio se destacar em meio à concorrência, é possível ter essa data como uma fonte de respiro para o comércio. 

Assim, uma parte dessas estratégias envolve ter como aliadas as redes sociais e a presença digital, mesmo que a loja seja um estabelecimento físico e local. 

Com isso, será possível, sim, vender no dia das mães em 2022 e aumentar os lucros no seu negócio, desde que consiga se destacar e aproveitar esse momento.

Se, além dessas dicas, você deseja saber mais estratégias que podem ajudar no desempenho de seu negócio durante todo o ano, acompanhe nosso blog e confira os melhores conteúdos desenvolvidos para o setor de varejo físico e digital!

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