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Como preparar a sua loja para as vendas de natal 2021?

As vendas de natal 2021 estão chegando, e preparar a sua loja da maneira correta pode ajudar a otimizar seu fluxo de atendimento e potencializar seus lucros em uma das épocas mais movimentadas do ano.

Embora pareça cedo, o período de preparação para as compras no final do ano deve começar ainda nos meses anteriores, por conta da logística necessária.

Além do comércio ficar ainda mais movimentado, ele segue outras datas comemorativas que podem influenciar o estoque de produtos e outros elementos fundamentais para garantir boas vendas em dezembro.

Por esse motivo, é importante se preparar adequadamente para o volume de clientes e suas necessidades nesse período.

E para te ajudar a montar uma boa estratégia de vendas de natal 2021, a STi3 Sistemas preparou um guia especial, com algumas dicas que irão te guiar na preparação do seu negócio.

Qual o melhor momento para começar a se preparar para as vendas de natal 2021?

O momento ideal para começar a se preparar para as vendas de natal 2021 já é entre o período do final de outubro e início de novembro.

Isso porque o mês anterior já deve estar com as campanhas e estratégias da Black Friday 2021 montadas, permitindo o preparo da loja para as próximas semanas que antecedem as festas natalinas.

Nesse caso, para otimizar a sua lucratividade, é fundamental emendar a preparação da sua loja com esses dois eventos, e elaborar as primeiras estratégias logo no começo de novembro.

Aprendendo a preparar a sua loja para as vendas de natal 2021 na prática

Conforme o período de vendas de natal 2021 se aproxima, muitos lojistas podem ficar em dúvida sobre como se preparar do jeito certo.

Para isso, separamos algumas dicas importantes que poderão otimizar o negócio e auxiliar na criação das campanhas e estratégias o quanto antes. Confira mais detalhes:

Faça um inventário de estoque

Antes de mais nada, é fundamental realizar um inventário completo do estoque.

Isso porque as vendas de natal 2021 sucedem um período também movimentado para o comércio, a Black Friday.

Dessa forma, é importante que o vendedor tenha uma pré-programação do que vai vender nesta data, para preparar o estoque com moderação para as vendas no final do ano.

Afinal, a maioria dos fornecedores estarão em recesso nesta época, restringindo as alternativas de lojistas que deixaram para se preparar em cima da hora.

Utilize técnicas de vitrinismo para as vendas de natal 2021

Mesmo durante as vendas de natal 2021, uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é investir em técnicas de vitrinismo.

Grande parte dos clientes se atrai pela decoração visual da loja, de modo que vale a pena investir em formas temáticas, deixar os produtos mais procurados à mostra e enfeitar o seu negócio.

Além de atrair a atenção do público, também é uma maneira interessante de integrar o espírito natalino. Não à toa o vitrinismo é uma das estratégias mais populares para vender produtos sazonais, expondo-os para o cliente já no primeiro contato.

Aposte em cartões de presente

Os cartões de presente no varejo estão se tornando uma alternativa cada vez mais popular, e, para as vendas de natal 2021, vale a pena considerar essa opção.

Com os vales-presente, os clientes podem ter uma maior autonomia na hora das compras, além da segurança e não errar o presente.

Além disso, essa alternativa permite um pagamento antecipado do produto, sendo benéfico também para o vendedor que trabalha com essa possibilidade.

Assim, pode ser interessante considerar campanhas de divulgação de cartões de presente na sua loja, especialmente para um período tão importante como as vendas de natal 2021.

Analise a necessidade de contratação temporária

As expectativas para as vendas de natal 2021 é de que o movimento seja superior aos últimos anos, especialmente pelo recesso causado pela pandemia de coronavírus no ano anterior.

Dessa forma, se você deseja preparar sua loja para o volume de clientes e otimizar seu atendimento, é interessante analisar a necessidade de contratação temporária.

A mão de obra extra pode ser fundamental para dar conta da demanda, além de ser um vínculo contratual de período reduzido, com menos custos para o lojista.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a oferta de temporários deve ser a maior dos últimos oito anos, o que oferece mais possibilidades também para o comerciante que está contratando.

Por isso, avalie a estrutura do seu negócio e faça previsões de quantos clientes espera durante o período de vendas de natal 2021, para incrementar sua equipe com algumas contratações extras.

Treine a equipe de vendas para as vendas de natal 2021

Além disso, é essencial treinar a sua equipe para atingir os melhores resultados nas vendas de natal 2021.

Como mencionado, as expectativas são de maior movimento, em relação ao ano anterior, e é importante ter um time de vendedores treinados para lidar com essa demanda.

Ainda, existem técnicas específicas para o período de final de ano, que também podem ajudar no faturamento.

Por isso, invista em um treinamento adequado, explicando as melhores técnicas de abordagem, como trabalhar com produtos específicos, como os vales-presente, e outras estratégias para otimizar a loja como um todo.

Invista no marketing digital

Finalmente, para se preparar para as vendas para essa época do ano, é fundamental não deixar de investir no marketing digital.

Hoje, mais do que nunca, os clientes estão acompanhando o comércio pelas mídias digitais, como redes sociais e vendas eletrônicas.

Assim, para otimizar seus lucros, é importante estar no ambiente virtual, com campanhas de divulgação e até mesmo a possibilidade de loja virtual.

Considere essa possibilidade para alcançar mais cliente e facilitar as compras de fim de ano, sendo, inclusive, uma boa alternativa para dividir a demanda entre a loja física e online.

Quando começar a rodar campanhas e estratégias de vendas de natal 2021?

Os preparativos para as vendas de natal 2021 devem começar o quanto antes, e o mais recomendado é que em 1° de dezembro todas as campanhas já estejam rodando.

Dessa forma, o cliente já começará a ser exposto aos seus produtos, aumentando as chances de consolidar suas vendas.

Além disso, iniciar as campanhas no começo do mês oferece uma margem de segurança para o lojista lidar com imprevistos, ou mesmo avaliar se as suas estratégias estão sendo eficientes.

Assim, as vendas de natal 2021 poderão acontecer com mais tranquilidade para o varejista, que se preparou, e para o cliente, que terá mais opções ao longo de todo o mês.

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