Sistema para loja de calçados: como escolher o melhor?

Um bom sistema para loja de calçados oferece uma série de vantagens. Mas, sempre é um desafio encontrar aquele que melhor atende as necessidades da sua loja. Afinal, as opções de ERP existentes hoje variam, por isso é importante se atentar as funcionalidades e recursos oferecidos.

No decorrer desse artigo, você descobrirá como escolher o melhor sistema e o que ele poderá oferecer para a sua loja de calçados.

Boa leitura!

A gestão de uma loja de calçados e seus desafios

Antes de mais nada, é preciso pensar na realidade desse segmento. Dessa forma, o quesito mais importante é trabalhar no controle da informação. Afinal, uma loja de calçados tem diferentes vertentes a serem trabalhadas.

Por isso, uma loja de calçados precisa, acima de tudo, ser ORGANIZADA. Assim, cada operação poderá gerar dados que, sendo analisados de forma automatizada através de um sistema, por exemplo, podem profissionalizar a ação em massa.

Atualmente, ainda se vê lojas de calçados que atual de forma tradicional, sem o uso de sistemas para gestão. Porém, nota-se que elas perdem espaço para as concorrentes modernizadas.

Isso porque um sistema para loja de calçados permite a gestão facilitada e controle dos processos e informações de forma assertiva, mudando a visão de mercado e facilitando todas as tomadas de decisão do empreendimento.

As funcionalidades de um sistema para loja de calçados

Partindo da premissa que muitas empresas têm necessidades em comum, é preciso se atentar as peculiaridades da sua loja de calçados.

Por exemplo, a emissão de nota fiscal é comum, mas solicitar CPF no cupom fiscal é específico para alguns estados, como São Paulo. Já uma loja de calçados precisa de tamanho e cor na variação dos seus produtos, enquanto uma ótica irá precisar controlar o grau da lente e o processo de encomenda junto ao fornecedor.

Dessa forma, é importante identificar suas necessidades e fazer uma lista detalhada das funcionalidades que deseja. Uma dica: reúna sua equipe e liste tudo, ouvindo as necessidades de cada setor.

De forma prática, faça a divisão em módulos ou áreas e liste os recursos, como listado abaixo.

  • Clientes
  • Estoque
  • Financeiro
  • Faturamento
  • Serviços
  • Redes e franquias
  • Fornecedores
  • Trocas e devoluções
  • Integração com correios e transportadoras

A partir dos principais setores você e seu time podem listar todas as necessidades e, assim, encontrar um bom sistema para lojas de calçados.

→ Leia também: O que é um sistema ERP?

4 fatores fundamentais na hora de escolher um sistema para loja de calçados

Tendo em mente as necessidades da sua loja de calçados já é ótimo. Afinal, no fundo todos querem que a loja prospere e seja gerida da melhor forma.

Por isso, durante o processo de escolha, é importante se atentar a 4 fatores fundamentais. Confira abaixo!

1. Sistema especialista no segmento

Um sistema especializado no varejo calçadista faz toda diferente no dia a dia dos gestores. Por exemplo, o lojista não precisa de validade, mas sim uma estrutura mercadológica que ofereça a grade de tamanhos, cores e a divisão por categorias de produtos.

Além disso, é primordial oferecer um controle de sazonalidades, fazer inventários, emissão de cupom fiscal, transferência de mercadoria entre lojas, integração com marketplace/e-commerce e pagamento online.

Por isso, um software especializado facilitará vida do lojista. Oferecendo relatórios específicos e melhorando a visualização de resultados de áreas individuais em dashboards otimiza as tomadas de decisões. Afinal, não importa o tamanho da sua operação, tudo precisa de organização, e um bom sistema para loja de calçados te oferece isso e muitas outras vantagens.

2. Sistema de implantação rápida e fácil

A implantação de um sistema envolve fatores como planejamento da virada, entendimento das dificuldades do negócio, treinamento e acompanhamento para a melhor solução, análise dos dados e histórico do estabelecimento.

Por exemplo, se uma rede de lojas migra e não têm a implantação dos dados dos clientes, contas a receber/pagar, listagem de produtos e etc., dificilmente terá facilidade na operação. Afinal, além do stress inicial, sempre ficarão dúvidas sobre a confiabilidade ao interpretar um relatório ou conferir a pontuação de um programa de fidelidade.

Por isso, lembre-se: o processo de implantação deve contemplar um planejamento cauteloso e cuidadoso. Isso porque as suas vendas não podem parar. #ficadica

3. Suporte para a sua loja

A maior queixa dos calçadistas que lidam com sistema para loja de calçados é sobre o suporte.

Por isso, é importante sempre lembrar que a tecnologia é uma aliada do suporte, pois amplia os canais de comunicação do cliente com o time. Porém, somente um atendimento humanizado, ágil e de qualidade vai além, resolve o problema e oferece total confiança para sua loja.

Dessa forma, certifique-se de que o seu potencial novo parceiro de sistema para lojas de calçados tem um time de suporte impecável e em quais canais ele poderá te atender.

4. Tecnologia e integração

Atualmente, tudo se transforma a todo momento. O que hoje pode ser inovador, num piscar de olhos se torna ultrapassado. Por isso, ter um sistema para loja de calçados em nuvem, integrado com outras plataformas, é o básico.

Por exemplo, ter loja física integrada ao e-commerce criando uma experiência omnichannel, terceirizar o crediário, controlar o fluxo de pessoas da loja, utilizar formas de pagamento como PIX, carteiras digitais, faz a diferença na gestão. E ter todas essas facilidades integradas ao seu sistema é o que vai otimizar processos.

Além disso, a legislação muda, e o software deve acompanhar a evolução do varejo calçadista para entregar uma ferramenta atualizada.


Com todas essas informações, agora será mais fácil escolher um bom sistema para loja de calçado. E para completar, conheça o Power Stock, um sistema de gestão e emissão fiscal específico para o comércio varejista. Fácil de usar e completo, com recursos e ferramentas essenciais para o controle da sua loja de calçados.

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