Matéria publicada pelo SEBRAE-SP | 05 de Fevereiro de 2020

Confira as tendências para o varejo verificadas na NRF Retail’s Big Show

O empresário Rodrigo Ravagnolli, da STi3 de Jaú, participou da missão organizada pelo Sebrae-SP para visitar a NRF: Retail’s Big Show, considerada o maior evento de varejo do mundo e referência por antecipar tendências do setor. A programação da missão em Nova York incluiu participação na feira e uma série de visitas técnicas a empresas de sucesso no varejo americano, em janeiro. Rodrigo fez parte do grupo de 40 empresários que foram selecionados pelo SEBRAE no Estado de São Paulo.

Segundo o empresário, ele participou da missão com o objetivo de buscar tecnologia e tendências para trazer para o varejo brasileiro.

“Fui para analisar o que as grandes empresas estão fazendo e a forma que podemos adequar para o pequeno e médio varejo, que são os clientes que atendemos. Mais do que apenas entregar uma tecnologia para o nosso cliente, podemos ajudá-lo a entregar uma grande experiência para o cliente dele”


Durante a missão, os empreendedores conheceram as novidades, tendências e estratégias usadas por importantes nomes do setor. Foi uma forma de se atualizar e se informar e, na volta, aplicar o que foi visto no próprio negócio, ganhando competitividade no mercado local.

Além da feira, a missão empresarial incluiu três dias de visitas técnicas em lojas de sucesso, como a região do varejo de luxo no Soho, Amazon 4-star (a loja física da Amazon), supermercado Trader Joe´s, The Vitamin Shoppe (loja conceito de vitaminas), outlet Jersey garden´s, Chelsea Market, Samsung 837, Cotsco, entre outros. Um dos destaques foi a visita ao Walmart Intelligent Retail, que utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência de compra e a distribuição de produtos.

As visitas foram guiadas por consultores do Sebrae-SP que auxiliaram os empresários a vivenciarem, na prática, importantes conceitos e tendências que devem ser priorizadas no varejo como: exposição de produtos, experiência de consumo, tecnologia e inovação. A missão empresarial contou com a participação do presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, e do diretor-técnico do Sebrae-SP Ivan Hussni.


Vídeo produzido pelo SEBRAE SP

Cinco tendências para o varejo direto de Nova York

Todo o setor de varejo fica de olho na NRF: Retail’s Big Show. Isso porque o evento é referência e apresenta as principais tendências do varejo. De acordo com o gerente do Sebrae-SP Alexandre Robazza, a edição deste ano mostrou uma consolidação das tendências observadas em anos anteriores.

“Temos uma maturidade do mercado, com mais players, uma oferta maior de serviços e preços reduzindo”, destaca. Baseado na visita à feira e nas lojas em Nova York, Robazza apontou cinco tendências apresentadas na feira para o empreendedor ficar de olho:

1 – Customer centric: o varejo direciona as ações para entender e satisfazer as necessidades do cliente, de forma rápida e conveniente.

2 – Inteligência artificial: uso cada vez maior de algoritmos, a partir de dados coletados em todo processo de atendimento e relacionamento com o cliente.

3 – Uso de dados para melhoria da experiência do cliente: os dados são utilizados pelas lojas para municiar desde a gestão de curadoria até o que os vendedores vão dizer na hora da venda.

4 – Lojas assumindo um outro papel: em função da expansão do e-commerce, as lojas têm uma característica de conexão maior para oferecer um contato e uma experiência com a marca. Elas assumem, cada vez mais, um papel de showroom, onde, às vezes, é menos importante vender, e mais importante apresentar a marca e produtos para permitir que o cliente mergulhe no universo da marca.

5 – Personalização: entender aquilo que o consumidor quer para ele e que é diferente do que ele quer para os outros. Com o uso dos dados, as marcas conseguem oferecer situações personalizadas, que é diferente da customização, que está mais relacionada ao produto em si.


Veja abaixo alguns registros da NRF 2020, em Nova York: