Black Friday: as 7 melhores dicas para se preparar e vender mais 

Está chegando a data mais esperada pelos consumidores e também pelos lojistas. Afinal, a Black Friday é o momento ideal para aproveitar descontos, movimentar o estoque parado e, principalmente, impulsionar vendas. Porém, quanto mais o grande dia se aproxima, mais dúvidas sobre como é possível preparar o seu negócio aparecem. E saiba que isso é completamente normal! 

Para te ajudar a ter sucesso nessa data, ao longo desse artigo separamos as 7 melhores dicas para você preparar o seu negócio e vender mais. Além disso, mais do que focar no número de vendas, você vai descobrir como aproveitar essa oportunidade para também atrair novos clientes para a sua loja.  

Boa leitura! 

Por que o seu negócio precisa participar da Black Friday?  

Nem todo comércio participa das promoções de Black Friday. Afinal, não é obrigatório, mas podemos afirmar que quem não participa pode deixar de obter bons resultados.  

Isso porque datas comemorativas tendem a impulsionar as vendas no comércio, tanto físico quanto online. Por exemplo, o Natal, Dia das Mães, dos Pais e o Dia dos Namorados. Onde descontos são aplicados e o apelo de compra é potencializado. Com a Black Friday não é diferente.  

Neste ano, por exemplo, a Black Friday tem um cenário positivo, com dólar mais estável e taxa Selic em queda. Isso porque tudo impacta nos preços e, consequentemente, nas oportunidades. Com isso, cerca de 67% dos brasileiros planejam comprar na Black Friday. 

Agora, em termos de valor gasto, 70% pretendem investir o mesmo ou até mais do que a quantia destinada a compras no ano anterior, e 25% que gastar mais de R$ 1 mil. 

Para você ter uma noção, até mesmo as buscas pelo termo “Black Friday” já aumentaram em 24% no Google na primeira metade de 2023 em comparação ao último semestre de 2022. Especialmente nas categorias de alimentos, perfumes, jogos digitais, produtos automotivos e livros. 

Por isso, se você integra o varejo, é a oportunidade do ano para aplicar estratégias eficazes e fechar bons negócios. #ficadica 

Como se preparar para a Black Friday? 

Empresas de todos os portes e segmentos podem participar dessa data, basta aprender estratégias para vender mais na Black Friday e aproveitar para alavancar vendas, renovar o estoque, atrair e fidelizar clientes e muito mais. 

Para isso, aproveite que separamos as 7 melhores dicas para você preparar o seu negócio e vender mais nesse período. Confira! 

1. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes 

Ao decidir fazer uma campanha de Black Friday, você precisa lembrar que a primeira coisa que o seu cliente pensa é em preços baixos e muitas oportunidades de adquirir itens desejados. Dessa forma, se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas. 

Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência (se possível) para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do seu cliente com um preço atrativo. 

DICA: aproveite e avalie o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço do produto, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores nas compras online. 

2. Saiba os produtos que vendem mais 

O produto estrela do seu negócio no dia a dia também será o produto que mais vai sair do seu estoque, provavelmente. Além disso, ele pode ser convidativo para outros itens. 

Especialmente nessa data, analise a demanda de mercado para oferecer oportunidades assertivas para os seus clientes. Confira os produtos virais na internet ou com o maior número de buscas, por exemplo. Isso ajudará na ação de Black Friday do seu negócio.  

3. Prepare o seu estoque para a Black Friday 

Não tem como se preparar para a Black Friday sem pensar no seu estoque. Afinal, é ele que vai garantir que a demanda seja atendida.  

Dessa forma, avalie quais são os produtos que já estão fora de linha, aqueles que podem ser ofertados com descontos maiores, ou os que já se encontram em liquidação. 

Nessa data, é preferível que o estoque tenha sobras a faltar produtos para pronta entrega, por exemplo.  

4. Garanta o melhor atendimento para o seu cliente 

Durante a Black Friday, é fundamental oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes. Por isso, prepare a sua equipe para responder perguntas, solucionar problemas e oferecer assistência durante toda a jornada de compra. 

Além disso, disponibilize canais de atendimento claros e eficazes, como WhatsApp, e-mail e telefone, para garantir uma boa experiência. 

5. Ofereça descontos atrativos nível Black Friday 

Oferecer descontos reais é essencial para realizar uma campanha de Black Friday. Por isso, nada de aumentar preços antes da data e depois dar o famoso desconto de “metade do dobro”.  

Seja transparente em suas promoções e demonstre claramente o valor que está sendo oferecido. Descontos autênticos e vantagens exclusivas podem incentivar os consumidores a escolherem sua loja em vez da concorrência. 

6. Faça o marketing da sua campanha 

Em meio a tantos anúncios da Black Friday, a sua empresa precisa se destacar. Por isso, saiba utilizar canais estratégicos para anunciar a sua campanha de Black Friday.  

Utilize as redes sociais, divulgando os produtos e descontos. Escolha o WhatsApp para fazer listas de transmissão com descontos exclusivos. E ainda sinalize todos os pontos de contato sobre a campanha, sejam eles físicos ou digitais.  

7. Faça a integração de todos os processos para a Black Friday 

Se a sua empresa ainda não usa um software ERP para integrar todos os processos, a Black Friday é uma excelente oportunidade para fazer esse investimento. Afinal, ele otimiza as rotinas de trabalho do negócio de forma permanente. 

Com um ERP, é possível integrar áreas como vendas, financeiro e estoque, reunir dados relevantes para análise e muito mais! 

Dessa forma, você acompanha as vendas em tempo real, monitora seu estoque e garante bons negócios de forma tranquila e otimizada.  

Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday, é hora de conhecer a fundo todas as soluções da STi3 e garantir uma gestão eficiente. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu estabelecimento. 

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