Link de pagamento: aprenda a usar para vender mais

Na era digital, os diversificados métodos de pagamento têm revolucionado a forma como empresas conduzem seus negócios. O link de pagamento, por exemplo, é uma dessas ferramentas que se destacam, proporcionando facilidade e eficiência tanto para quem vende quanto para quem compra. Afinal, não se pode esquecer que cada vez mais lojas e empresas estão lidando com consumidores exigentes e que preferem não sair de casa para comprar. Ou seja, é preciso se manter atualizado para proporcionar facilidades e vender mais.

Ao longo desse artigo, exploraremos o que é o link de pagamento, como ele funciona, como gera-lo e, principalmente, como aproveitar essa poderosa ferramenta para impulsionar as vendas. Além disso, listaremos adiante algumas formas práticas para você começar a usar o link de pagamento de forma simples e prática.

Boa leitura!

O que é um Link de Pagamento?

De forma simplificada, o link de pagamento é uma solução digital que permite aos comerciantes e varejistas a receberem pagamentos de forma rápida e segura, sem a necessidade de uma maquininha de cartão ou de uma estrutura complexa de e-commerce, por exemplo.  

Na prática, ele funciona como um elo entre o vendedor e o comprador, facilitando a conclusão a realização e conclusão da venda. Afinal, ao invés de redirecioná-lo para o site, você pode simplesmente enviar um link de pagamento personalizado através do WhatsApp, levando-o diretamente à tela de pagamento.

Como funciona um Link de Pagamento na prática?

O link de pagamento funciona a partir da tecnologia de um meio de pagamento online já existente, através da plataforma utilizada na loja.

A partir da venda de um produto, o vendedor gera um link personalizado para cada transação e o envia ao cliente por meio de diferentes canais, como e-mail, mensagens de texto ou redes sociais. O link contém informações essenciais, como o valor da compra, descrição do produto/serviço e dados do cliente.

O grande diferencial do link de pagamento é que o próprio cliente decide a melhor forma de pagar. Ele vai selecionar o número de parcelas, se vai ser crédito ou débito e, o melhor, vai fazer isso sem sair de casa (se a venda for online, por exemplo).

Como a sua loja recebe utilizando o Link de Pagamento?

As vantagens da utilização do link de pagamento não ficam apenas com o cliente, mas também para o varejista. Isso porque, a facilidade também está em receber o valor da venda de forma simples.

Após o pagamento finalizado, o lojista recebe o valor da compra na conta cadastrada no seu respectivo link de pagamento. Por exemplo, no link de pagamento Mercado Pago, o recebível fica disponível na conta Mercado Pago, seguindo os modelos de recebimento acertados em contrato.

É importante ressaltar que, para garantir a segurança da transação, é essencial escolher uma plataforma confiável e adotar práticas de segurança, como certificados SSL e sistemas antifraude.

Vantagens de usar o pagamento online nas vendas da sua loja

Já citamos algumas vantagens do uso do link de pagamento para vendas online. Mas, são tantas que listamos abaixo as principais para não restar dúvidas, como:

  • Segurança para receber a venda efetuada;
  • Praticidade e comodidade para o cliente;
  • Ampliação do público-alvo do seu negócio;
  • Integração com plataformas de e-commerce e gestão;
  • Rastreabilidade e controle financeiro;
  • Adaptação as tendências de consumo;
  • Diversificação dos meios de pagamento.

Como gerar o seu Link para Pagamento?

O link de pagamento pode ser gerado diretamente na plataforma de pagamentos utilizada pela sua loja.

Através do dashboard ou painel de controle, por exemplo, basta configurar as informações principais, como:

  • Produtos ou serviços: nessa etapa você irá identificar a transação, Ou seja, preencher as informações básicas, como a quantidade e o valor unitário dos itens do pedido. Caso prefira, é possível incluir uma descrição para os produtos e/ou o valor do frete;
  • Link: defina o tempo de expiração do link e o limite de vezes que ele poderá ser utilizado para pagamentos, por questão de segurança. Você também pode nomear o link para gestão interna e, se ele for enviado para um único comprador, pode identificar o nome e e-mail do seu cliente, por exemplo;
  • Formas de pagamento: selecione os métodos de pagamento que serão aceitos (cartão de crédito à vista ou parcelado, boleto bancário e Pix) e configure as particularidades de cada um, como número de parcelas, cobrança de juros e etc. Não se esqueça do vencimento do boleto e desconto para pagamentos por Pix e boleto. #ficadica

Além desse processo, dependendo da plataforma utilizada, o link também pode ser personalizado com a identidade visual da sua loja. Nessa etapa, basta inserir o logotipo da marca, além de escolher a cor principal da tela e a cor do botão para pagar.

Dessa forma, com o link de pagamento gerado, é só copiar a URL e enviar diretamente para os clientes, por meio dos canais de comunicação da sua preferência e pronto! Pagamento facilitado com sucesso!

8 formas de vender mais e otimizar o pagamento

Agora que você já viu como é fácil utilizar o link de pagamento no seu negócio, vamos te inspirar e listar algumas formas de vender mais através dessa ferramenta.

  1. Lojas virtuais e redes sociais: integre o link de pagamento à sua loja virtual e compartilhe-o nas redes sociais para facilitar o processo de compra para os clientes.
  2. Vendas por catálogo: se você trabalha com vendas por catálogo, o link de pagamento permite que seus clientes efetuem pagamentos de maneira rápida e segura.
  3. Serviços profissionais: profissionais autônomos, como advogados, designers e consultores, podem enviar links de pagamento para seus clientes, simplificando a cobrança por serviços prestados.
  4. Eventos e cursos: facilite a inscrição em eventos ou cursos por meio de links de pagamento, oferecendo comodidade aos participantes.
  5. Delivery e serviços online: empresas que utilizam delivery e outros serviços online podem utilizar links de pagamento para agilizar o processo de pagamento.
  6. Parcelamento simples: ofereça a opção de parcelamento aos clientes, tornando os produtos mais acessíveis e atraindo um público mais amplo.
  7. Descontos especiais: estimule a compra ao oferecer descontos exclusivos para pagamentos realizados por meio do link, criando uma vantagem competitiva.
  8. Programas de fidelidade: implemente programas de fidelidade que premiam os clientes que utilizam o link de pagamento com benefícios exclusivos e descontos progressivos.

Por fim, agora que você já sabe gerar e utilizar otimizar o pagamento da sua loja, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 e otimizar a sua gestão. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu estabelecimento.

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