Por Leilson Murgo | 18 de Maio de 2020

No Brasil popularmente se diz que “o ano só começa após o carnaval”, então podemos dizer que iniciamos 2020, um ano com nada menos que 6 feriados prolongados (caem na segunda-feira ou na sexta-feira e emendam com o final de semana) além do Carnaval e Corpus Christi que não são oficialmente feriados nacionais mas tradicionalmente são comemorados e acontecem de terça e quinta, ou seja, ótimas ocasiões para dar aquele emendada também. 

O calendário de feriados em 2020 traz mais feriados durante a semana do que aconteceu em 2019. Para o comércio varejista em geral, isso acende uma luz de alerta. Mais feriados durante a semana significa mais dias em que a empresa não produz e consequentemente, aumento do custo operacional. 

Aqui vamos citar algumas dicas que servem tanto para grandes empresas quanto para microempreendedores e que podem ajudar a minimizar estes prejuízos ou até mesmo converter essas situações em lucros para empresa. 

Vamos aos feriados e suas consequências. Inicialmente, vamos ver como estão distribuídos os feriados em 2020: 


Não podemos esquecer as datas locais como o aniversário da sua cidade e os feriados facultativos, como o 9 de Julho onde é comemorada a Revolução Constitucionalista no estado de São Paulo e o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que é feriado oficial em algumas localidades e em outras é facultado às câmaras municipais. 

Pra se ter uma ideia, uma estimativa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no início do ano aponta um prejuízo de até R$ 19,6 bilhões do PIB com os feriados de 2020. Em 2019, os prejuízos atingiram o valor de R$ 17,4 bilhões. 

Diante disso, o empresário precisa de um plano de ação eficiente para que não faça parte desta estatística. 

A primeira coisa a se entender é que, independente de feriado ou dia comum, sempre existirão pessoas precisando ou querendo realizar uma compra ou dispor de um serviço. Ciente disso, cabe ao empreendedor convencer o consumidor que o seu produto ou serviço é o mais indicado para suprir essa necessidade.



Entenda o ecossistema do seu negócio e qual o impacto dos feriados 

Característica primordial de todo empreendimento de sucesso é o conhecimento de mercado. Todo novo empresário ou mesmo os que já estão inseridos no mercado, devem ter um conhecimento aprofundado do seu negócio, dos clientes em potencial, dos custos envolvidos, dos concorrentes, enfim, do seu “ecossistema”. 

Isto impacta profundamente em toda a estratégia que a empesa irá utilizar para se posicionar no mercado, preparando-se tanto para os períodos de picos de venda quanto para os momentos de vendas mais escassas, como é o caso dos feriados durante a semana. 

Características como a sazonalidade tanto de produtos quanto dos próprios feriados podem transformar determinadas datas em pontos importantes no calendário de faturamento da empresa. 

O calendário católico propõe a seus fiéis que não consumam carne tanto na quarta-feira de cinzas quanto na sexta-feira da Paixão. Para uma papelaria, estas datas são consideradas de baixo movimento, porém para uma peixaria, é uma oportunidade de alavancar vendas, visto que o peixe se tornou tradição de consumo dos católicos neste período. 

Por outro lado, o período entre janeiro e fevereiro, apesar dos feriados, é um dos melhores períodos do ano para uma papelaria pois antecede o início do período letivo e é quando a maioria dos pais realiza as compras de material escolar. 

O dia de Nossa Senhora Aparecida, por mais que seja também um feriado católico, também marca o dia das crianças, data muito importante para o comércio de artigos infantis, principalmente vestuário e brinquedos. 

Aqui citamos alguns exemplos bem evidentes, porém, conhecer bem o negócio permite enxergar oportunidades nestes dias de feriado não tão claras e aproveitar para alavancar vendas e atingir metas. 


Seja encontrado, esteja online! 

Existe um lugar onde todo dia e toda hora é possível realizar uma venda, independente de feriados, domingos, datas importantes ou dias comuns. Este lugar é a internet. 

Vale dizer que, para desfrutar dos benefícios da internet, não é necessário dispor de uma página de comércio eletrônico. É evidente que uma página de vendas é um mecanismo muito importante, porém, microempreendedores que não possuem recurso para tanto, também podem se valer das facilidades que a internet oferece. 

O principal benefício do mundo virtual é o fato de poder atingir pessoas em áreas muito distantes da sua localização física, além de manter canais de comunicação constante com estas pessoas. Um dos pontos importantes para fidelizar um cliente é mantê-lo sempre informado sobre as novidades da sua empresa e, neste ponto, a internet é essencial. 

Redes sociais como Facebook e Instagram são cada vez mais utilizadas como meios de interação com seus clientes, seja para divulgar campanhas promocionais, exibir as novidades de sua loja ou mesmo informar horários de funcionamento especiais em vésperas de feriados. 

Portais de Vendas com o Mercado Livre são opções para quem deseja realizar negócios online sem a necessidade de possuir uma página própria. Apesar da necessidade de um certo investimento para melhorar o posicionamento da sua oferta durante as buscas no portal, o grande fluxo de pessoas que utilizam a plataforma acaba compensando e, como já dissemos, não fecha nos feriados. 


Use a criatividade! Se a perda é inevitável, é preciso compensar! 

Como já citamos, a previsão de perdas no comércio com feriados é grande e, mesmo que não atinja estes números, é fato que as empresas perdem mesmo. Ciente disso, uma boa estratégia é criar ações compensatórias que possam gerar mais receita para a empresa e desta forma, absorver estas perdas. 

Estas ações podem acontecer em dias próximos aos feriados, no próprio dia de feriado, em outras datas especiais do comércio ou mesmo em datas aleatórias, realizando campanhas próprias. 

É comum no comércio varejista a prática de horários estendidos em vésperas de feriados ou mesmo o funcionamento nos dias de feriado. Neste caso é preciso considerar os custos adicionais de folha de pagamento que isso acaba gerando. 

Datas importantes e já consolidadas para o comércio também podem ser utilizadas na estratégia de compensação. Algumas delas são: 


  • Dia das Mães: (segundo domingo de maio – em 2020, será no dia 10/05) 
  • Dia dos Namorados (12/06) 
  • Dia do Frete Grátis (28/04)  (comércio pela internet) 
  • Dia dos Pais (segundo domingo de agosto – em 2020, será no dia 09/08)
  • Dia das Crianças (12/10) 
  • Black Friday (última sexta-feira de novembro – em 2020, será no dia 27/11) 

Um diferencial na estratégia de compensação é a utilização de datas não previstas para a criação de campanhas promocionais. Se bem executadas, podem ser uma grande compensação no faturamento da empresa. Neste ponto a criatividade faz toda a diferença.

Um exemplo muito usado é o dia do aniversário da empresa. Salvo exceções, é uma data que estará presente somente no calendário da própria empresa. Neste ponto, a estratégia para atrair os clientes pode variar desde uma experiência diferente no ambiente da loja, como oferecer serviços como maquiagem, cenário para fotografia, uma variada mesa de café da manhã, além de preços diferenciados, promoções de desconto no segundo item comprado ou mesmo do tipo “compre 1 leve 2”. 

De tudo o que falamos, o principal a se ter em mente é: Os feriados de 2020 vão gerar prejuízos ao comércio. Os empresários podem simplesmente aceitar ou montar um planejamento, alinhando o seu conhecimento de negócio com estratégias de marketing presencial e online para que esse prejuízo seja diluído e se torne cada vez mais irrelevante ao seu faturamento. 

Comece montando o seu calendário. Marque com uma cor os feriados oficiais, com outra cor os feriados regionais e com outra cor ainda as datas importantes para o seu negócio. A partir daí, use a criatividade e o seu conhecimento e comece a traçar o seu plano para acelerar o faturamento. Por fim, se o planejamento incluir datas aleatórias para campanhas, marque com outra cor. Ao final você terá o seu calendário comercial e daí pra frente, é só fazer acontecer. 

Se para você o mercado é dinâmico, seja dinâmico para o mercado. 

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