Dia do Cliente: dicas práticas para atrair e fidelizar consumidores

O segundo semestre do ano é recheado de datas sazonais importantes. Cada uma delas se caracteriza como uma ação potencial, seja para atrair novas pessoas para o seu negócio ou fidelizar aqueles que já são seus compradores. Dessa forma, o Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, se tornou uma data de suma importância, não podendo passar em branco, independentemente do tipo de negócio. 

Ao longo desse artigo você encontrará algumas dicas práticas para celebrar o Dia do Cliente na sua empresa, de forma que atraia e fidelize seus consumidores. Além disso, também entenderá como o varejo se movimenta nessa sazonalidade e quais as expectativas dos consumidores para o seu dia.  

Boa leitura! 

Qual a importância do Dia do Cliente para o comércio em geral? 

Antes de tudo, podemos dizer que o Dia do Cliente é uma das datas mais importantes do ano para o comércio em geral. Competindo, de forma direta, apenas com o Natal ou o Dia das Mães, por exemplo.  

Sua importância é tida por desempenhar um papel crucial para a potencialização das vendas. Principalmente durante outros períodos que são considerados de “baixa” para muitas empresas.  

Além disso, por se tratar de uma data menos seletiva que o “Dia dos Namorados” ou “Dia dos Pais”, atinge um público maior. Assim, mantendo o foco na atração de novos consumidores e na fidelização, é possível criar estratégias eficientes para a data, aproximando o cliente da sua marca de uma forma mais assertiva e fácil. 

As vantagens de criar ações para o Dia do Cliente 

O Dia do Cliente é uma data comercial. Mas, além disso, também é uma data para homenagear os clientes da sua empresa.  

Além dessa ser uma estratégia para fortalecer o relacionamento e impulsionar as vendas, que são as duas vantagens principais, a celebração desta data também traz outros benefícios. 

  • Elevar a percepção de valor da sua empresa/loja; 
  • Atrair novos consumidores;
  • Potencializar a visibilidade da sua marca/produto; 
  • Ampliar o alcance da sua empresa (seja a nível municipal, nacional ou internacional). 

5 dicas práticas para celebrar o Dia do Cliente na sua empresa 

Agora que você sabe a importância dessa data, não vai poder deixar a sua empresa passar em branco e deixar de faturar.  

Por isso, para te ajudar nessa missão de organizar uma ação eficiente, separamos 5 dicas práticas que você pode aplicar no seu negócio, independente do segmento. Claro, tudo de uma forma adaptável e fácil de ser organizada. Confira! 

1. Planeje uma campanha personalizada para o Dia do Cliente 

O marketing pode ser a alma do negócio, mas ele não faz milagres sem a organização de uma campanha.  

Por isso, é essencial planejar as ações que o seu negócio vai realizar, por mais simples e direta que elas sejam. Para isso: 

  • Defina o objetivo da sua campanha: atrair novos clientes, fidelizar, zerar o estoque de determinado produto e etc.; 
  • Organize os pontos de contato do seu negócio: escolha onde você vai divulgar a ação, seja nas redes sociais, e-mail, loja física ou mídias offline, por exemplo.  
  • Prepare o seu time para um atendimento de excelência: seus clientes buscar uma boa experiência de compra, principalmente no Dia do Cliente. 

2. Facilite as formas de pagamento 

As formas de pagamento podem afetar diretamente na decisão de compra do seu cliente. Por isso, no meio de uma ação, é primordial que os meios sejam facilitados.  

Ofereça opções de pagamento flexíveis, como parcelamento sem juros, boleto bancário e pagamento por meio de diferentes plataformas de pagamento online. 

Lembre-se: quanto mais opções de pagamento você disponibilizar, mais atrativo será o seu produto e o seu negócio.  

3. Prolongue a sua ação de Dia do Cliente 

Aproveite o Dia do Cliente para estender a duração da promoção por alguns dias após a data oficial. Dessa forma, seus clientes terão mais tempo para aproveitar as ofertas e condições especiais. 

Além disso, essa é uma ótima estratégia para criar um senso de urgência, incentivando a compra imediata e fechando a venda de forma mais rápida.  

4. Aproveite para lançar produtos ou serviços novos 

O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para lançar produtos ou serviços. Isso porque temos que considerar que os consumidores estão em busca de boas oportunidades, seja preço, custo-benefício ou, principalmente, novidade.  

Utilizar essa estratégia pode criar um buzz em torno da sua marca e empresa, atraindo a atenção dos consumidores e potencializando o número de vendas. 

5. Incentive a recompra e promova a fidelização 

A data, além de uma excelente oportunidade de alcançar novas pessoas, tem grande potencial para promover a fidelização.  

Dessa forma, ofereça descontos ou benefícios especiais para clientes que já fazem parte da base do seu negócio. Isso estimulará a recompra e fortalecerá os laços com os clientes fiéis. 

Agora, para os novos clientes, já pense na recompra futura, oferecendo um cupom exclusivo do Dia do Cliente para a próxima compra.  

DICA BÔNUS: ofereça uma experiência de compra inesquecível  

Seja um produto ou serviço, o seu cliente sempre compra algo para ele. Por isso, no Dia do Cliente essa experiência tem que ser inesquecível. Afinal, Uma a boa experiência do seu cliente aumenta as chances de conversão.   

  • Garanta que a navegação em seu site seja intuitiva, atraente e responsiva em dispositivos móveis.  
  • Ofereça suporte humanizado, seja online ou na própria loja física. 
  • Tenha uma comunicação transparente e divulgue valores, condições e descontos de forma clara e assertiva. 
  • Dê um brinde exclusivo pela preferência pelo seu negócio nessa data especial.  
  • Não deixe de homenagear os seus clientes, seja através de uma mensagem, mimo ou até mesmo aquele cafezinho durante o atendimento.  

Agora que você já sabe como preparar o seu negócio para o Dia do Cliente, é hora de conhecer as soluções da STi3 para garantir uma gestão eficiente e organizar os bons resultados das vendas. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu estabelecimento. 

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