O Mercado Livre se tornou uma plataforma de marketplace líder em vendas na América Latina, proporcionando oportunidades empolgantes para empreendedores. Porém, para se destacar em meio à concorrência acirrada, é crucial compreender e utilizar estratégias de palavras-chave de maneira eficaz. Dessa forma, além dos produtos terem ampla visibilidade nas buscas, as vendas também são diretamente potencializadas.
Ao longo desse artigo, você descobrirá como as palavras-chave podem impulsionar suas vendas e te ajudar a lucrar mais no Mercado Livre.
Boa leitura!
O que são palavras-chaves?
Também conhecidas como Keywords, as palavras-chaves nada mais são do que termos utilizados pelos usuários no processo de pesquisa online.
Elas podem ser palavras únicas ou compostas, e são caracterizadas como informações valiosas, permitindo a identificação de tendências de consumo, comportamento do consumidor, altas demandas e muito mais.
Nos marketplaces, como o Mercado Livre, as palavras-chaves são usadas pelos usuários diretamente na busca de produtos. Ou seja, na barra de pesquisa da plataforma. Agora, os vendedores as utilizam na descrição dos próprios anúncios, como uma estratégia de venda e divulgação.
Quais são os tipos de palavras-chaves para anúncios?
Nas vendas do Mercado Livre, assim como em outras plataformas de marketplace, é crucial selecionar cuidadosamente os tipos certos de palavras-chave para otimizar seus anúncios e aumentar a visibilidade dos seus produtos.
Por isso, abaixo listamos alguns tipos de palavras-chave relevantes para anúncios no Mercado Livre:
- Produto: incluem o nome específico do produto que você está vendendo.
- Marca: nome da marca do produto.
- Termos Descritivos: adjetivos ou características específicas do produto.
- Modelo: números de modelo específicos do produto.
- Categoria: nome da categoria ou subcategoria do produto.
- Uso ou Aplicação: descrevem como o produto pode ser usado.
- Tendência e Temporais: termos relacionados a tendências atuais ou sazonais.
- Geográficas: localizações específicas ou termos geográficos relevantes.
- Comparação de Preços: incluem termos como “melhor preço”, “oferta”, “promoção”, por exemplo.
- Condição do Produto: indicam se o produto é novo, usado, recondicionado, etc.
- Garantia: termos relacionados a garantias oferecidas.
- Frete: termos relacionados ao envio e frete.
Como acessar as palavras-chaves no Mercado Livre?
Não existe uma aba dentro da sua loja no Mercado Livre para acessar as palavras-chaves. Isso porque elas são inseridas nos títulos dos anúncios e nas próprias descrições dos produtos a venda.
Por isso, a própria plataforma recomenda o preenchimento de todos os campos, para ajudar os compradores a encontrar o produto com mais facilidade através das palavras-chaves.
Mas, atenção! Não polua a ficha técnica do seu produto. Atualmente, muitos vendedores inserem milhares de termos, o que na verdade gera um efeito negativo.
Dessa forma, evite ficar “enchendo linguiça”, coloque termos realmente relevantes e estratégicos. Assim, o resultado será sempre o aumento no número de vendas e o seu produto aparecendo cada vez mais para quem o procura. #ficadica
Como escolher a palavra-chave certa para o seu anúncio no Mercado Livre?
Lembre-se de que a escolha das palavras-chave deve refletir não apenas o que os clientes podem estar procurando, mas também os diferenciais e características exclusivas dos seus produtos.
- Identifique as palavras-chaves mais relevantes para o seu produto e insira no anúncio do Mercado Livre.
- Utilize a página de Tendências do Mercado Livre para ficar por dentro das buscas que mais cresceram.
- O recurso “autocompletar” do Google também pode te inspirar na criação das palavras-chaves.
- Defina uma palavra-chave principal para cada anúncio e/ou produto anunciado no Mercado Livre.
- Sempre fique de olho nos anúncios da concorrência.
5 dicas de como utilizar as palavras-chaves no Mercado Livre
O algoritmo de busca do Mercado Livre leva em consideração a relevância e a qualidade dos anúncios para determinar a sua posição nos resultados de pesquisa.
Dessa forma, saber utilizar o recurso das palavras-chaves com estratégia pode trazer bons resultados nas vendas da sua loja.
Agora, para te ajudar a inserir as palavras-chaves na sua loja no Mercado Livre com estratégia, separamos algumas dicas que com certeza vão ajudar. Confira!
1. Inclua palavras-chaves no título do seu anúncio
O título é uma das áreas mais importantes para incluir palavras-chave. Por isso, certifique-se de que o nome do produto e termos relevantes estejam presentes, tornando o título informativo e atrativo.
2. Utilize sinônimos e variações da sua palavra-chave
Considere incluir sinônimos e variações de palavras-chave relevantes. Isso amplia suas chances de ser encontrado por diferentes termos de pesquisa.
Por exemplo, inclua a palavra-chave principal no título, uma secundária na ficha técnica e um termo semelhante nos campos adicionais.
3. Aproveite as palavras-chaves longas
Conhecidas como palavras-chave de cauda longa, elas nada mais são do que frases mais específicas que podem atrair compradores mais qualificados.
Dessa forma, pense em como os usuários podem pesquisar seu produto de maneira mais detalhada e inclua esses termos no seu anúncio do Mercado Livre.
4. Preencha os campos adicionais
Aproveite campos adicionais, como especificações do produto e atributos, para incluir palavras-chave relevantes.
O preenchimento dessas informações fornece mais dados aos algoritmos de pesquisa, o que ajuda no sistema de buscas e na sugestão dos seus anúncios.
5. Ajuste seu anúncio no Mercado Livre regularmente
O cenário do maretplace está sempre mudando. Por isso, de forma regular, monitore o desempenho das suas palavras-chave e faça ajustes conforme necessário para que os seus anúncios permaneçam relevantes.
Agora que você já sabe como utilizar as palavras-chaves para vender no Mercado Livre, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 e otimizar a gestão da sua loja online. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para o seu estabelecimento.