Estoque para o Dia das Crianças: 5 dicas para preparar as vendas 

Se você é varejista, já deve saber o quanto as datas sazonais podem influenciar nas vendas. O Dia das Crianças por exemplo, é uma data super importante para o varejo, aumentando não só o fluxo de vendas, mas a demanda por produtos específicos. Por isso, preparar o estoque para o Dia das Crianças é essencial, e isso deve ser feito com o mínimo de antecedência.  

Ao longo desse artigo você entenderá qual a importância de preparar o estoque para o Dia das Crianças e, além disso, qual a melhor forma de executar esse processo. Por fim, também entenderá o potencial da sazonalidade para a sua loja e como as datas comemorativas podem ajudar a alavancar as vendas.  

Boa leitura! 

Qual a relevância do Dia das Crianças para o varejo?  

Estar preparado para as sazonalidades significa aproveitar as oportunidades. Sabendo disso, é importante reforçar que o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais importantes do último semestre. Claro, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday.  

Portanto, podemos dizer que é um dos dias do ano em que a sua loja não só tem a chance de vender mais, mas também de ser notada por novos clientes.  

No Dia das Crianças do ano passado, por exemplo, o varejo brasileiro teve um desempenho notável. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado pela CNN Brasil, as vendas via e-commerce cresceram impressionantes 26%, enquanto as lojas físicas registraram um aumento de 11,7%. Já em relação a localização, a Região Norte liderou o crescimento com 13,3%, seguida pelo Sudeste com 12,6%. 

Através de todos esses dados, ficou claro como é importante preparar o estoque para o Dia das Crianças? Afinal, para aproveitar as oportunidades de venda não basta apenas vender, mas sim atender a demanda de forma eficiente.  

A importância do estoque sazonal 

O Dia das Crianças é uma data sazonal e, assim como várias outras, exige um movimento por parte do comércio. É em datas como essa que o desejo pelos produtos é estimulado, bem como a utilização de determinados gatilhos de necessidade e oportunidade.  

É aí que entra o estoque sazonal, que tem como principal objetivo atender ao aumento das vendas em determinados períodos do ano. Dessa forma, contando com a previsibilidade, evita-se problemas com falta de insumos e produtos, o que garante a continuidade das vendas durante e também após de todo o período. 

Partindo dessa premissa, a importância da gestão do estoque sazonal para o Dia das Crianças está em fazer estudos e execuções de forma antecipada para atender o aumento das vendas.  

À medida que a sua loja garante a realização de vendas estratégicas, também é possível aumentar o índice de satisfação dos clientes. Ou seja, os benefícios impactam não apenas na lucratividade, mas também na reputação do seu próprio negócio. 

Como preparar o seu estoque para o Dia das Crianças? 

Além dos processos rotineiros que já são adotados para a gestão de estoque de maneira geral, existem algumas medidas que podem otimizar o gerenciamento de estoque para o Dia das Crianças. Confira! 

1. Tenha em mãos uma previsibilidade de vendas para o Dia das Crianças 

Antes de tudo, você precisa analisar suas vendas. A previsão de demanda deve ser feita com base nas tendências do mercado e na análise dos históricos das vendas realizadas nos anos anteriores.   

Dessa forma, faça um mapeamento das suas vendas e determine, a partir desses dados, quais produtos necessitam de um reforço de pedidos. Considere que, por ser uma data especial, é bem provável que alguns produtos tenham mais procura. Por isso, seu estoque para o Dia das Crianças precisa estar 100% preparado.  

2. Aproveite o Dia das Crianças para fazer melhores negociações 

Preparar o seu estoque para o Dia das Crianças também significa fazer as melhores negociações. Por isso, aproveite para se organizar antecipadamente para garantir um custo de compra menor e, assim, ter mais vantagem na sua margem de lucro.  

Além disso, aproveitando o melhor custo-benefício com seus fornecedores, você pode abastecer o seu estoque elevando o número de produtos no pedido. No final, todo mundo sai ganhando e a sua loja fica preparada para as sazonalidades do último trimestre. 

3. Acompanhe as demandas dos seus produtos 

No varejo tudo muda muito rápido. Por isso, é importante acompanhar de perto o fluxo e o giro de produtos do seu estoque. 

Neste caso, no mínimo sinal de que as vendas estejam abaixo do esperado, é válido adotar algumas estratégias para evitar que o se estoque para o Dia das Crianças fique parado.  

  • Promoções; 
  • Descontos progressivos; 
  • Queima de estoque, entre outras ações promocionais. 

4. Prepare a sua loja para as trocas e devoluções 

É preciso ressaltar que vender no Dia das Crianças é atingir dois públicos diferentes: crianças e adultos. Dessa forma, é imprescindível considerar um maior número de trocas e devoluções (e vamos combinar que um estoque de Dia das Crianças precisa estar preparado para isso.  

Por isso, ressalte os prazos e as regras da política de trocas e devoluções do seu negócio. Blinde sua loja ao máximo e mantenha a boa reputação, independente da data comemorativa. 

5. Invista em um bom sistema para gerir o estoque para o Dia das Crianças

Por último, mas não menos importante, é imprescindível contar com um bom software de gestão para gerenciar o seu estoque para o Dia das Crianças.  

De uma forma resumida, o sistema é o grande aliado das sazonalidades. Afinal, graças a automação é possível não só organizar, mas acompanhar processos e facilitar operações simples, como a saída do produto do seu estoque. 

Portanto, investir em um sistema de gestão vai permitir otimizar as vendas para o Dia das Crianças de forma completa, desde o momento em que o produto chega para preparar o seu estoque até a sua saída, troca ou devolução. 

Estoque para o Dia das Crianças preparado? É hora de vender! 

Independente da data, o seu cliente gosta e procura por boas ofertas. Por isso, contando com um estoque preparado, é hora de focar nas ações de venda da sua loja para o Dia das Crianças.  

  • Defina os produtos que entrarão em promoção; 
  • Capriche nas campanhas de divulgação; 
  • Deixe bem claro as ofertas e os benefícios de comprar na sua loja; 
  • Realize um atendimento rápido e eficiente; 
  • Garanta que a sua equipe esteja alinhada; 
  • Lembre-se de chamar atenção dos pequenos, mas mostrar as vantagens para os adultos. 

Agora que você aprendeu a preparar o seu estoque para o Dia das Crianças e garantir vendas, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar a gestão completa da sua loja. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para a sua empresa. 

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