SOBRE A GELATO DI FAMIGLIA

A ideia de um negócio próprio não envolve apenas o interesse financeiro. A maioria dos nossos clientes são pessoas que depositaram suas fichas na realização de um sonho. E isso é muito grandioso, afinal, não é “tudo por dinheiro” e não são apenas negócios, são sonhos que estão em jogo. Foi assim que nasceu o gelato Di Famiglia.

Atuando desde julho de 2015, a Di famiglia trabalha com produção de gelato italiano. Foram 3 anos de muito estudo e incontáveis testes para encontrar o sabor dos sonhos, produzindo um autêntico gelato italiano. Para oferecer um produto fresco e rico em proteínas, o gelato é produzido todos os dias utilizando somente leite fresco tipo A, com produtos de extrema qualidade e sem gorduras extras ou conservantes.

“Em um certo momento da vida, deixei de lado tudo o que eu já havia feito para empreender no segmento de gelateria, simplesmente porque esse sempre foi o meu sonho desde criança. Hoje tenho orgulho em dizer que a cada dia estou ainda mais apaixonado pelo que faço, motivado para acordar todas as manhãs e encantar nossos clientes, criando novos sabores com propósito de proporcionar dias mais doces e felizes” – Thiago Beluca, fundador.

O DESAFIO

O início foi cauteloso e sem a utilização de um sistema de gestão. A classificação fiscal da empresa não exigia a emissão de cupom fiscal, portanto as notas eram feitas de forma manual. As vendas também eram concretizadas com fichas de controle manual e todas as atividades gerenciais eram anotadas em planilhas e cadernetas. No final do expediente não havia qualquer informação precisa, nem de gestão, nem financeira e tão pouco operacional.

Com apenas dois meses de funcionamento o Thiago percebeu que o produto era um sucesso mas a gestão dos negócios não estava batendo. Não havia controle das vendas, não era possível saber quais produtos tinham mais saída, as informações de contas a pagar e receber ficavam perdidas, a equipe não alcançava produtividade pois precisava se dividir entre o atendimento ao cliente, a produção do gelato e as tarefas simples de gestão. Com experiência em empreendimento e administração de negócios, o fundador rapidamente percebeu que para poder crescer e acompanhar o sucesso do produto, seria preciso elevar o nível da gestão. Foi assim que ele nos procurou, e nós abraçamos a causa. É claro, já sabíamos que poderíamos entregar a ele muito mais do que ele mesmo esperava.

NOSSO PLANO DE AÇÃO

Iniciamos o processo de treinamento do sistema automatizando tudo o que fosse possível. Nosso sistema de gestão permite que inúmeras tarefas rotineiras sejam automatizadas. A Automação agiliza processos e garante que não haverá falhas de interpretação, digitação ou esquecimento. Partindo por esse caminho o primeiro benefício que a equipe Di Famiglia encontrou foi o tempo. O segundo passo foi contribuir com a visão financeira de negócio: Através de relatórios gerenciais oferecemos uma análise completa sobre o funcionamento da loja: As contas a pagar de cada dia, o valor que foi vendido no dia, na semana ou no mês, as formas de pagamento que são mais utilizadas pelos clientes, os produtos mais e menos vendidos, o cálculo de custo do gelato e a margem de lucro real, o acompanhamento da evolução do ticket médio, enfim, vários outros fatores importantes para a saúde financeira da empresa.

Sabendo que poderíamos agregar ainda mais, tornamos a Di Famiglia uma das primeiras empresas a experimentar nosso aplicativo de controle gerencial. Utilizando o STi3 dashboard o Tiago passou a acompanhar os resultados da empresa de forma ainda mais simples, em tempo real e na palma da mão, otimizando ainda mais o tempo dele como gestor.

RESULTADOS

Com o sistema realizando de forma automática e organizada algumas tarefas simples, cada colaborador conseguiu focar seus esforços em funções específicas. A produtividade aumentou, a inadimplência acabou, os números ficaram claros, o detalhamento das vendas sobre os sabores e tamanhos mais vendidos ficaram evidentes, ou seja, a empresa passou a entender os principais aspectos de funcionamento: quais são os horários com maior pico nas vendas, quais sabores não podem faltar no estoque e quais podem ser exporádicos, mas principalmente, livramos o Thiago de algumas funções simples, que tomam tempo, atrasam a produção e o afastavam de onde ele realmente gostaria de estar: cuidando do gelato e utilizando seu talento na criação de novos sabores.

“Utilizando os dados a meu favor, passei a compreender cada aspecto da minha empresa. Foi graças a esse entendimento da gestão que consegui planejar a longo prazo e expandir os negócios, abrindo um quiosque no shopping. As coisas ficaram ainda mais fáceis com a chegada do dashboard (app de controle gerencial) que me permite acompanhar em tempo real a situação de cada ponto de venda. Não tenho um ambiente de produção no shopping, então utilizo o app para saber quais sabores tem maior saída e necessitam de reposição. Essa simples função me permite economizar tempo e evitar o desperdício, é simplesmente show de bola “ – Thiago Beluca, fundador.

VISÃO PARA O FUTURO

Após a abertura da segunda loja, o desejo de escalar a marca passou a ser ainda mais latente: “Estamos estudando um modelo mais lento e inovador, que sejá sustentável, no qual nosso colaborador possa ter a oportunidade de um dia chegar a ser um franqueado”, acrescenta o fundador da gelateria.

Para a STi3, é muito importante quando clientes relatam suas experiências de sucesso através do nosso produto. São histórias como a do Gelato Di Famiglia que confirmam o nosso propósito e nos impulsionam a ir além, lutando dia após dia para oferecer um sistema melhor, mais prático, mais fácil de usar e que simplifique a vida dos nossos clientes.

“Fui proprietário de uma empresa em outro segmento e já utilizava o sistema STi3. Já naquela experiência fiquei muito satisfeito com os resultados que o software proporciona. Com a abertura do Di Famiglia nao tive dúvida alguma com qual sistema iríamos trabalhar. Sempre que necessitamos, fomos atendidos de maneira rapida e muito eficaz.” – Thiago Beluca, fundador.