Descubra os benefícios de o lojista físico abrir uma loja virtual

Cada vez mais os consumidores tem se tornado mais exigentes, isso é fato. Porém, os lojistas também devem estar atentos que cada vez mais as pessoas escolhem ter comodidade ao fazerem suas compras. Ou seja, abrir uma loja virtual traz diversos benefícios, mesmo que a loja física permaneça ativa.

Ao longo desse artigo você descobrirá os benefícios de o lojista físico abrir uma loja virtual. Além disso, entenderá a real importância em fazer essa expansão e como também potencializar as vendas da sua loja no mundo digital.

Boa leitura!

O que é uma loja virtual?

Também conhecidas como os famosos e-commerces, a loja virtual nada mais é do que a extensão da sua loja física, só que presente na internet.

De forma técnica, uma loja virtual deve ter todo o seu processo de compra feito por meios digitais para que seja considerado e-commerce. Ou seja, desde a compra do produto, até o pagamento. Dessa forma, a única etapa física de fato é a de entrega.

Através de um site próprio, por exemplo, você pode integrar a sua loja física com a loja virtual. Assim, pode divulgar seus produtos, oferecer diferentes formas de pagamento, alcançar novos clientes e, principalmente, criar novos pontos de contato.

Por que abrir uma loja virtual para a sua loja física?

Antes de tudo, ao pensar em abrir uma loja virtual é preciso identificar os motivos de criar esse novo espaço.

De forma racional, uma loja física possui vários custos que devem ser considerados, como por exemplo, água, luz, aluguel e IPTU. A partir disso, o lucro que que iria para o lojista é retino na simples operação de sobrevivência da loja, o que é totalmente diferente no mundo digital.

Com uma loja virtual, boa parte dos custos citados podem ser reduzidos. O que significa que também é possível aumentar a produtividade e otimização dos recursos financeiros. Porém, não é só isso!

Ao abrir uma loja virtual é preciso trabalhar a expectativa de que o engajamento que a sua empresa irá ter na internet é muito maior quando comparado a loja física.

  • Não há horário de funcionamento, pois sua loja virtual funciona 24h por dia.
  • Você não atende a um único município ou endereço. Afinal, é possível alcançar clientes de todo o país.
  • As oportunidades de vendas são multiplicadas, pois você tem potenciais clientes acessando sua loja a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os benefícios de um lojista físico abrir uma loja virtual

Como você já deve ter percebido, os hábitos de consumo vêm mudando, e a escolhe dos seus potenciais clientes está, integralmente, voltada para as compras online.

Por isso, não abrir sua loja virtual pode estar fazendo você perder boas oportunidades. E para te ajudar nessa decisão, a seguir listaremos alguns dos benefícios de ter um e-commerce. Confira!

1. Faturamento escalonável

Se você acha que está na hora de escalar o faturamento da sua loja e conquistar novos clientes, abrir uma loja virtual é uma opção viável para se obter bons resultados.

Através do meio virtual, você já tem toda a infraestrutura e os produtos para venda, reduzindo custos e potencializando o seu lucro de forma totalmente expansível.

2. Mais visibilidade para a marca da sua loja

A loja virtual tem a incrível vantagem de aumentar a visibilidade da sua marca. Afinal, no meio digital o seu cliente começa a ver sua empresa nos principais buscadores e nas redes sociais. Além disso, essa visibilidade também afeta a loja física, visto que as pessoas que querem comprar na loja virtual também podem procurar pela loja física, assim como o caminho inverso.

Dessa forma, a loja virtual proporciona um destaque para o seu negócio entre os concorrentes do mesmo ramo e que só possuem uma loja física. E tudo isso pelo simples fato de oferecer uma experiência cômoda e acessível para os clientes.

Por isso, se você quer que a sua empresa se destaque e tenha mais visibilidade, criar um e-commerce e expandir a sua empresa é uma solução eficiente e igualmente lucrativa.

3. Bons resultados com custo baixo

Outro benefício que ter uma loja virtual quando já se tem uma loja física é a obtenção de bons resultados com um baixo investimento.

Na prática, você já tem os produtos que serão vendidos no meio digital, então não é necessário se preocupar com o orçamento inicial para criar o seu e-commerce. O resultado? Baixo custo e maiores chances de venda.

Além disso, hoje você consegue criar a sua loja virtual com um orçamento bem baixo e começar a vender on-line em pouco tempo. Ou seja, nesse primeiro momento você só precisa se preocupar com o bom funcionamento do seu e-commerce, visto que já possui o estoque da sua loja física para integrar esse processo.

4. Melhorar a experiência do seu cliente

Através do seu e-commerce, você tem o processo completo para a fidelização e a melhora da experiência do seu cliente. Afinal, com o novo ponto de contato da loja ele continua efetuando as compras, sem precisar sair de casa e com total comodidade.

Agora, pensando na experiência para novos clientes que não conhecem a sua loja, é possível desenvolver um sistema de atendimento online, como por exemplo, o WhatsApp. Dessa forma, você oferecer o suporte caso venha a ocorrer qualquer problema relacionado aos seus produtos, à entrega ou até mesmo às formas de pagamento.

Conte com um ERP 100% integrado para gerir a sua loja virtual

Com um software de gestão eficiente, você pode integrar a operação da sua loja física com a virtual de forma automatizada. Dessa forma, você tem uma solução eficiente e personalizada para o setor varejista.

A STi3, como uma empresa especializada em gestão facilitada, oferece um ERP completo, com excelente usabilidade e com recursos e ferramentas essenciais para o controle das suas lojas na palma das suas mãos.

Agora que você já sabe todos os benefícios de abrir uma loja virtual, é hora de conhecer todas as soluções da STi3 para otimizar a gestão do seu e-commerce e da sua loja física de forma completa. Acesse nosso site e descubra como ter uma gestão eficiente com o ERP ideal para a sua empresa.

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