Por STi3 Sistemas | 12 de Maio de 2020

Em tempos de crise e do mercado varejista se reinventando a cada momento, aprender a como vender pela internet deixou de ser uma expectativa para muitas pessoas. Esse método de compras já é uma realidade consolidada para milhões de brasileiros.  

Apesar das crescentes instabilidades apresentadas pelo setor, os números apresentados por especialistas de e-commerce no Brasil são impactantes. Mesmo em meio à crise e grande retenção de dinheiro nas ruas, somente no ano de 2019, o mercado de varejo digital teve um aumento de 22,7% em relação ao ano anterior. Isso representa cerca de R$ 75,1 bilhões, segundo relatório da NeoTruste, divulgado pelo site E-commerce Brasil

Aprender a como vender pela internet é essencial no mundo atual. Porém, é necessário entendermos alguns processos específicos antes de começarmos a ter um negócio na internet. E pensando desta maneira, a STi3 desenvolveu este conteúdo para que você possa abrir uma loja virtual de maneira correta e lucrativa.


A revolução do comércio online

Com o processo evolutivo da sociedade, as compras online, que em meados de 2004 a 2008 eram vistas como irrisórias, se mostraram ao longo da última década imprescindíveis para ajudar a alavancar negócios de todos os segmentos.  

Aprender a como vender pela internet se tornou um desafio e uma grande necessidade de empreendedores que possuem seus negócios baseados apenas ao público local, mesmo nos dias de hoje com tantas facilidades e possibilidades de vendas online.  

O grande sucesso das vendas através da internet está baseado na possibilidade de podermos vender qualquer item através da plataforma. Produtos, serviços, dicas e até mesmo o seu conhecimento pode ser empacotado como um produto virtual.  


O comércio varejista na internet 

Antes visto como uma loucura, as vendas de produtos através da internet são uma realidade muito mais contundente do que os próprios estabelecimentos físicos possam imaginar. 

Vender pela internet pode não ser tão simples quanto uma venda presencial, afinal, exige técnicas e estratégias muito mais específicas para atingir o seu cliente ideal. Porém, essa plataforma é essencial para que você tenha uma constância de pedidos, fazendo com que você venda todos os dias.  

Entender como vender pela internet faz com que o empreendedor abra um leque de possibilidades. Afinal, enquanto a sua loja consegue atingir apenas os consumidores locais, você poderá atender todo um País. 

Outro ponto a ser levado em consideração está em não precisar esperar que o cliente venha em sua direção.  

Isso significa que, se com um estabelecimento físico você precisa estar com o negócio aberto esperando o público passar em sua porta, na internet é você quem busca os seus clientes em diferentes plataformas.  

Essa é a maneira perfeita de fazer seu negócio crescer de forma sustentável e lucrativa. Sem muitos custos iniciar, você poderá otimizar seu estoque e ter um canal diferente de vendas para equilibrar a receita do mês. 



Como vender pela internet?

Apesar de parecer um processo simples, aprender metodologias e estratégias específicas de como vender pela internet é fundamental para fazer com que você evite perda de tempo, dinheiro e foco em metodologias que talvez não sejam importantes. 

São muitas as possibilidades para você que está iniciando um negócio online. Também é importante ressaltar que não existe uma estratégia totalmente certa ou errada. E sim, o que funciona e faz sentido para a sua empresa neste momento.  

Apesar da maneira mais profissional e recomendada de começar a vender pela internet seja através de lojas virtuais, você poderá encontrar outras alternativas tão eficientes quanto. Separamos algumas das mais conhecidas e eficazes para te ajudar a escolher com mais assertividade.


A plataforma de vendas independente mais conhecida da América Latina é um canal fundamental para você que deseja aprender como vender pela internet de maneira correta e estratégica.  

A grande vantagem desta plataforma está em poder anunciar de qualquer produto sem precisar gastar dinheiro com grandes estruturas de e-commerce.  

Neste caso, você pagará apenas o custo da comissão do Mercado Livre, quando a venda de fato por concretizada. Elas também podem ter diferenciação de valores de acordo com o nível de exposição que seu produto tenha na hora do cadastro do anúncio.  

Você poderá acrescentar na página do produto muitas informações complementares para que o anúncio tenha relevância e o consumidor confie na sua loja. Além da descrição tradicional dos produtos, agora é possível acrescentar informações como: 

  • Layout intuitivo que facilita a navegação 
  • Fabricantes
  • Material do produto
  • Tipo de gola (se for vestuário)
  • Peso
  • Referências
  • Links de vídeos
  • Possibilidade de mostrar o produto com até 08 fotos

Para você que deseja aprender a como vender pela internet de maneira básica, dando os primeiros passos dentro do universo digital, o Mercado Livre definitivamente, pode te ajudar. 


As principais redes sociais da atualidade também são uma excelente maneira de começar a vender na internet qualquer tipo de produto ou serviço, sem precisar gastar muito dinheiro em estruturas e personalização.  

Algumas dicas são fundamentais para que você passe credibilidade para seus seguidores e comece a fazer suas vendas de maneira consistente: 

  • Ter um perfil comercial no Instagram 
  • Ter uma página do seu negócio no Facebook
  • Ter uma descrição estratégica sobre o que você costuma oferecer 
  • Ter fotos profissionais, que sejam capazes de mostrar credibilidade aos seus seguidores
  • Feed de fotos harmônicos 
  • Responder aos comentários de maneira rápida e assertiva 
  • Ter um número de WhatsApp disponível no link do seu negócio

Apesar do Instagram ser capaz de fechar vendas através das mensagens diretas, é no WhatsApp que a maioria dos consumidores tomam a decisão de comprar da sua empresa. Por isso, ter um processo de vendas estruturado e eficiente faz toda a diferença para começar a vender pela internet de maneira estratégica. 

Entre todas as opções que listaremos aqui, esta talvez, seja a mais amadora de todas. Porém, pode ser o primeiro passo para que você sinta confiança e consiga levar definitivamente o seu negócio para o universo digital.  


O marketplace são canais de venda colaborativa, onde é possível oferecer os seus produtos sem grandes estruturas gerenciais. Através deste método de vendas, você poderá utilizar os principais canais de venda do Brasil como pontos de venda, como: 

Além de alcançar uma visibilidade muito maior para sua loja, está é uma excelente forma de começar a marcar o nome do seu negócio na internet. Se fizer sentido para você, esteja presente no maior número de plataformas possíveis que tenham haver com o segmento da sua empresa.  

Você também conseguirá aproveitar algumas vantagens de trabalhar com esses canais como não precisar se preocupar com métodos de pagamentos ou logísticas. Afinal, sua única tarefa será a de separar o material adquirido pelo consumidor, embalar o produto e deixar pronto para levar ao correio ou para que a transportadora em questão possa retirar. Todo o restante ficará com a plataforma de vendas.  

Após a compra ser concluída e o cliente receber o produto, o valor em questão será liberado em sua conta do marketplace para que possa ser transferido para a conta corrente. Apenas fique atento para acompanhar se os pagamentos estão sendo realizados conforme acordado.


Essa, talvez, seja a plataforma mais importante para quem deseja aprender a como vender pela internet de forma lucrativa. Ter a sua própria loja na internet é fundamental para conseguir alavancar suas vendas de maneira estratégica.  

Afinal, enquanto nos marketplaces, nas redes sociais e até no próprio Mercado Livre é necessário seguir regras impostas por esses canais, na loja virtual quem dita normas, procedimentos, métodos de vendas e todo o restante é você. 

Além disso, ter uma loja virtual do seu negócio passa mais credibilidade para o consumidor que está conhecendo sua empresa naquele momento.  

Este, poderá ser o seu principal canal de vendas na internet, facilitando o gerenciamento de estoque, atendimento e fazendo com que sua empresa se consolide no mercado de maneira correta.  

Pense que sua loja virtual será o espaço na internet que o seu negócio físico ocupa neste exato momento.  


Como montar uma loja virtual?

Para conseguir montar sua loja virtual e aprender a como vender pela internet de maneira correta, entender sobre alguns detalhes deste processo é fundamental. Por isso, a STI3 separou alguns dos principais pontos a serem analisados neste processo.


—-> Escolher uma boa plataforma

A escolha da loja virtual crucial para manter a vitalidade do seu negócio na internet. Na hora de avaliar as diversas empresas existentes no mercado brasileiro, atente-se para alguns fatores como: 

  • Avaliar a credibilidade da loja virtual
  • Evitar plataformas que cobrem por comissões a cada venda realizada
  • Tenham integração com redes sociais 
  • Tenham integração com sistemas de gerenciamento eficiente (como controle de estoque e notas ficais) 
  • Não tenham limitação de acesso 
  • Ofereçam uma boa experiência mobile 
  • Plataformas que tenham integração com diversos gateways de pagamento

Pensando nisso, STI3 indica algumas plataformas para você começar a vender pela internet e alcançar lucratividade real: 


—-> Ter um bom gateway de pagamento

Um gateway de pagamento é a empresa responsável por fazer a transação das compras da sua loja virtual. Em outras palavras, será a empresa contratada responsável por autorizar os pagamentos do seu negócio na internet.  

Escolher uma boa empresa deste segmento é fundamental para vender pela internet e garantir a vitalidade e o crescimento contínuo da sua empresa. 

Apesar de terem taxas mais caras do que empresas do mesmo segmento para negócios físicos, a grande vantagem está no sistema de chargeback eficiente. Isso significa que essas empresas terão a responsabilidade de avaliar se a venda é segura ou se é apenas uma fraude para trazer prejuízos para sua operação.  

E caso elas marquem a venda como aprovada, mesmo sendo uma fraude, terão a obrigação de fazer o pagamento para você da mesma maneira. Selecionamos abaixo uma das principais empresas desse segmento para integração com sua loja virtual. 


—-> Logística

Aprender a como vender pela internet também está relacionado a desenvolver um bom processo de logística. Afinal, esta será a forma que o seu cliente poderá escolher o método de entrega do produto. 

As principais dicas que podemos oferecer é sempre ter dois tipos de entrega para oferecer ao seu consumidor.  

A primeira, poderá ser a de um contrato simples com os Correios. Afinal, além de ser a principal empresa do segmento no Brasil, com um contrato assinado, você poderá ter benefícios como coleta dos pedidos diretamente na sua empresa e descontos exclusivos em relação aos oferecidos no balcão.  

Outra opção é trabalhar com uma transportadora da região para conseguir atender endereços que talvez os Correios não entreguem. Desta maneira, a chance de você perder uma venda por conta de entregas se reduz a praticamente zero.  


—-> Sistema de gestão

Para conseguir ter o melhor aproveitamento da sua loja virtual e conseguir otimizar todos os processos envolvidos em como vender pela internet, ter um sistema gerencial integrado com sua plataforma é essencial.   

Esses ERP’s são responsáveis por unificar todas as funções essenciais de administração e controle de estoques do seu negócio online. Entre as principais funções que esses programas online desenvolvem, podemos mencionar alguns como: 

  • Controle de estoque
  • Controle de vendas 
  • Gestão financeira 
  • Emissão de nota fiscal 
  • Emissão de etiqueta dos Correios 

Ter um sistema de gestão no seu negócio ajuda a ter uma visão analítica de tudo o que está acontecendo e evita que você perca qualquer tipo de dados. Acredite, quanto mais simples e otimizadas suas informações estiverem, mais tempo e melhores estratégias para aumentar as vendas você poderá criar.  



A STi3

Contar com um sistema de gestão estratégico é fundamental para garantir que sua lucratividade se mantenha em crescimento. Aprender a como vender pela internet sem ter um bom gerenciador por perto, pode causar sérios riscos para sua empresa.  

Há mais de 15 anos no mercado, a STi3 conhece todas as necessidades que o pequeno e médio empreendedor enfrenta ao longo do tempo. E desta maneira, oferecemos soluções eficientes para que sua administração seja a melhor possível.  

Um dos melhores ERP’s do mercado, através do sistema da STi3 você consegue fazer a integração com as melhores plataformas de loja virtual do Brasil e também com os marketplaces. 

Com uma metodologia fácil e intuitiva, é simples colher dados e ter o controle da empresa na palma da mão. Afinal, o sistema de gerenciamento em nuvem é ideal para conseguir seguir o seu negócio em qualquer lugar que esteja.