Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

Sistema ERP: Como escolher um bom programa para a loja de varejo?

Um sistema ERP é essencial para as lojas de varejo que querem otimizar suas operações e se tornarem mais produtivas. 

No entanto, nem sempre é fácil escolher uma ferramenta que seja boa.

Afinal, esse tipo de software garante a integração entre os diversos setores de uma empresa, além de facilitar a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos, por exemplo.

Inclusive, o ERP também garante que as obrigações fiscais, como a transferência dos dados da venda à SEFAZ, ocorram da maneira correta.

Agora, se você deseja saber como escolher um sistema que atende todas as necessidades do seu negócio, continue lendo esse artigo que a STi3 Sistemas preparou.


O que é um sistema ERP?

O sistema ERP é um software de gestão automatizada que integra dados e fluxos de trabalho empresarial propiciando aumento de produtividade e segurança.

Com essa tecnologia, o lojista só precisa cadastrar os produtos de um lote no estoque, e automaticamente as informações são integradas com o Ponto de Vendas e o emissor fiscal.

Dessa forma, o gestor economiza o tempo que gastaria cadastrando as informações da mercadoria em vários sistemas, imprimindo etiquetas, entre outros.

Além disso, a ferramenta proporciona comunicação eficiente e atualizada entre os setores de finanças, vendas, recursos humanos e outros. 

A gestão de projetos e a identificação de problemas fica mais simples e eficiente. Do mesmo modo, a chance de existir informações com erros ou duplicadas diminui consideravelmente.


Por que as lojas de varejo precisam de um sistema ERP?

Com o aumento das compras online, é comum que as empresas que visam crescer tenham um e-commerce e estejam presentes nas principais plataformas, como implantar um sistema omnichannel.

Para que os processos aconteçam de forma eficiente, é necessário que o estoque esteja integrado com os diferentes pontos de venda. 

Caso isso não ocorra, as chances de um cliente comprar um produto em falta serão altas.

O sistema ERP é imprescindível até mesmo para as lojas de varejo que só atuam fisicamente. 

Afinal, precisa existir uma comunicação eficiente entre o estoque, os vendedores, a logística e a contabilidade, por exemplo.

Esse tipo de software permite ainda o fácil acesso às informações e aos relatórios gerenciais, proporcionando assim, tomadas de decisões rápidas e baseadas em dados reais e atualizados.

Por fim, esse sistema propicia que as lojas de varejo se planejem melhor e consigam agir diante de problemas inesperados.


Como escolher um bom sistema ERP?

Existem uma variedade de softwares de integração no mercado e, por isso, na hora de escolher um para a empresa alguns fatores devem ser levados em consideração.

Confira abaixo alguns motivos que podem te ajudar a tomar essa decisão!

1. Integrações existentes

Primeiramente, um bom sistema ERP é aquele que se adapta melhor às necessidades da loja de varejo. 

Portanto, identifique os principais problemas do negócio e depois verifique quais integrações ele oferece.

Um bom software precisa integrar todas as rotinas operacionais da empresa, elaborar relatórios de vendas e integrar os departamentos. 

Ele também deve facilitar a emissão da NFC-e e a transferência dos dados para a Secretaria da Fazenda do estado.

Além disso, prefira um sistema que seja focado no tipo de atuação do seu negócio. Isso propicia diversas vantagens, principalmente porque as integrações são desenvolvidas pensadas nas particularidades do segmento.

Logo, se você tem uma empresa de construção, não opte por um software de supermercado, por exemplo.

2. Confira se ele trabalha de forma simples

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher um sistema ERP é como ele funciona.  

O software deve ser operado com facilidade pelos colaboradores da empresa, caso contrário será necessário chamar o suporte frequentemente, o que diminui a produtividade e impacta negativamente as operações.

3. Saiba se ele funciona de acordo com as principais legislações

A Receita Federal tem uma série de exigências que exige que os negócios os acompanhem de forma minuciosa, caso contrário poderá ter diversos prejuízos e sanções.

Assim, é fundamental que o software facilite o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias da empresa. 

Nesse sentido, o sistema ERP precisa possuir integração online com as principais obrigações fiscais exigidas pelo Governo, como a transferência de dados para a SEFAZ.

Contar com funcionalidades que automatize as rotinas contábeis, centralize os dados e garanta a segurança das informações também contribui para o cumprimento da legislação.

4. Descubra se os setores da empresa podem se comunicar dentro do sistema ERP

Por fim, um bom ERP precisa garantir a comunicação entre os diversos departamentos da loja de varejo, como o de estoque, vendas, finanças, logística, entre outros.

Isso é fundamental para garantir que as informações e relatórios sejam integrados, pois facilita o fluxo de trabalho e minimiza os erros.

Em uma loja de material de construção, o vendedor precisa ter dados em tempo real sobre a disponibilidade do produto antes de iniciar a venda, por exemplo.


Toda loja de varejo precisa ter um ERP?

Embora não seja obrigatório, contar um com software automatizado que integre os departamentos só tende a contribuir para o crescimento de qualquer empresa.

Esse tipo de ferramenta ajuda a gestão a aumentar os resultados através da automatização de atividades que são passíveis de erros quando realizadas manualmente. 

O cadastro de produtos no estoque e a baixa de itens no setor de logística é um exemplo disso.

Além disso, ele garante a unificação de informações quando existe mais de um ponto de venda, como em supermercados, ou quando o empreendimento atua de forma física e digital.

Vale a pena contar com um sistema ERP na loja de varejo? 

Ao permitir a integração entre os diversos setores de uma corporação, esse tipo de ferramenta otimiza o tempo com a execução de tarefas complexas. 

Isso ajuda a reduzir os custos com erros e retrabalho e aumenta a produtividade.

A longo prazo, esses benefícios ampliam a visão de negócio do gestor e contribui para que a empresa se torne mais produtiva e organizada. 

Esses atributos podem fazer com que ela se destaque no mercado de atuação e se torne mais competitiva.

Portanto, se você tem uma loja de varejo e quer automatizar suas operações e integrar todos os departamentos, entre em contato com a STi3 Sistemas e conheça nossas soluções.

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.