Venda na loja ou na internet e envie o seu próprio link de pagamento! pelo WhatsApp direto do Sistema. Clique aqui e conheça o STi3 Pay.

Como montar uma loja de roupas em 2021? O guia completo!

Saber como montar uma loja de roupas é o principal passo para conquistar um negócio de qualidade e que traga os resultados esperados.👏

No entanto, para conseguir construir um negócio saudável e rentável, é necessário passar por diferentes etapas, que nem sempre são das mais simples.

Neste caso, é essencial ter dedicação para alcançar essa meta para conseguir viver do setor que sempre foi um dos mais importantes para a economia brasileira.

Por isso, se você é uma pessoa que deseja saber como montar uma loja de roupas, mas ainda tem dúvidas por onde começar, preparamos esse guia especial para te ajudar neste processo!

Por que aprender a como montar uma loja de roupas pode ser lucrativo?

Um dos maiores setores mais lucrativos da história do comércio varejista brasileiro sempre esteve pautado em como montar uma loja de roupas, independentemente do nicho de mercado. 

Por isso, tendo noção de como montar uma loja de roupas do zero até a abertura do estabelecimento, é extremamente importante para conseguir atrair as pessoas que você tanto deseja.

Consequentemente, a empresa conseguirá realizar um número maior de vendas e lucrar.

No entanto, existem alguns fatores positivos que devem ser considerados no momento de escolher trabalhar com este tipo de ramo.


Um dos maiores setores do País

O setor do varejo é um dos maiores do Brasil, responsável por movimentar uma grande parte da economia do País.

Esse fator influencia diretamente no ganho que o empreendimento irá ter todos os meses.

Vendas em qualquer época do ano

Todo mundo sabe que as roupas são compradas durante todas as épocas do ano, principalmente por conta das mudanças de estação.

Isso quer dizer que uma loja de vestimentas sempre irá apresentar bons resultados para seus investidores.

Fidelização do consumidor

O cliente que se sentir acolhido por uma marca, seja pelo atendimento, pela qualidade do produto, tamanhos variados ou então pelos preços, tenderá a sempre voltar para comprar no local.

Esse tipo de fidelização apresenta um maior número de vendas durante todo o ano, pois o consumidor já saberá onde está a sua preferência no momento de comprar alguma peça.

Passo a passo de como montar uma loja de roupas local

Para que uma loja de roupas seja montada da forma correta é preciso seguir todos os passos essenciais para ter este tipo de resultado.

Caso você esteja pronto para iniciar o seu próprio negócio, não se preocupe, é possível fazer isto com excelência e sem grandes dores de cabeça.

Desenvolva um plano de negócios antes de aprender a montar uma loja de roupas!

O primeiro passo que deve ser tomado para saber como montar uma loja de roupas é conhecer e aprender a executar um bom plano de negócios.

Isso porque ele é o responsável por diminuir a insegurança no momento de montar o seu empreendimento.

Com ele é possível manter em ordem todos os gastos que serão necessários para o marketing, metas e objetivos da empresa.

Dentro do plano de negócios também existem diversas ferramentas que são usadas para manter todas as áreas sob controle.

Uma delas é a análise de SWOT que tem como função definir estratégias mais assertivas para a loja.


Defina o seu público alvo

Antes de começar a definir quais as peças que serão vendidas na sua nova loja de roupas é preciso definir o público que você pretende atender.

Para isso, você deve pensar em pessoas com perfis e necessidades semelhantes que serão atendidas com os seus produtos.

O que quer dizer que é neste momento em que você definirá se a sua marca será voltada para crianças, mulheres, homens ou mais de um tipo de perfil.

As faixas etárias são extremamente importantes, pois elas também influenciam diretamente nos modelos de peças que serão vendidas.

Outros tópicos também necessitam de atenção, como por exemplo:

  • Classe social;
  • Hábitos de consumo;
  • Número do manequim.

Com essas informações, você terá dados suficientes para iniciar a montagem da sua loja de roupas.

Qual tipo de roupa seu negócio irá oferecer?

Agora que você já sabe para quem irá vender, chega o momento de definir quais os tipos e modelos de roupas que sua marca irá trabalhar.

Podemos citar alguns exemplos de vestimentas que podem ser vendidas em uma loja:

Todos eles podem ser facilmente encontrados no mercado, porém, é preciso ter atenção quanto a qualidade das peças que serão compradas.

Pense de forma estratégica no ponto comercial

Chegou então o momento de começar a pensar no ponto comercial para montar a sua loja de roupas.

Essa etapa é muito importante pois é nela que você irá definir se o seu público alvo poderá ser atendido pela sua marca.

Após esse ponto ser analisado, outros fatores devem ser levados em consideração, como:

  • Espaço;
  • Valor do aluguel;
  • Visibilidade;
  • Facilidade de acesso para os clientes;
  • Estudar se existem concorrentes próximos ao seu negócio.

Para ter um ponto comercial ideal é preciso que todos esses tópicos estejam devidamente harmonizados entre eles.


Defina o estilo da sua loja

Ao saber como montar uma loja de roupas é preciso ter em mente que o estilo da sua marca será um dos elementos principais para os seus clientes.

O visual é a primeira coisa que as pessoas irão ver ao entrar em contato com o seu negócio e se elas não se sentirem atraídas, dificilmente consumirão os seus produtos.

Comece definindo o nome do seu empreendimento. Ser autêntico é essencial para criar um grande impacto no mercado.

Opte por versões fáceis de serem lembradas e pronunciadas, garantindo que essa parte do marketing seja bem feita.

Após isso, complemente o estilo da sua loja de roupas escolhendo a decoração, a disposição das peças, dentre outros detalhes.

Neste momento, a infraestrutura deve ser definida de forma que ela seja compatível com a personalidade da marca e também dos consumidores.

Busque fornecedores parceiros

Esta é a hora de buscar os seus possíveis fornecedores. Ou seja, as empresas que farão a distribuição das peças que você irá revender na sua loja de roupas.

Neste passo, além de você ter noção de quais modelos de vestimentas vender, você também saberá quanto irá gastar para ter essas peças e, com isso, poder fazer um cálculo de quanto cobrar por cada uma delas.

Apesar de ser difícil, tentar fechar negócio com distribuidores que trabalham de forma consignada é a sua melhor opção.

Realizar um estudo de mercado nesta etapa é crucial para saber o que os seus futuros concorrentes vendem e ter a chance de fazer algo diferente para oferecer ao mesmo público.

Aprenda a precificar os produtos

Precificar os produtos de forma correta é a garantia de que os seus clientes realmente irão se sentir atraídos pela sua marca.

Apenas inserir um valor 100% ou 150% mais alto para que possa lucrar não faz sentido, pois você não estará considerando diversos fatores.

É preciso contabilizar todos os custos fixos das peças e todas as despesas que você precisa pagar para entregar uma boa experiência para os seus consumidores.

Você poderá ver que uma roupa que te faz lucrar 50% já é muito mais valiosa para o seu fluxo de caixa do que uma que traz uma entrada no dobro do valor vendido.


Estude a concorrência local

A concorrência sempre vai existir e, para você aprender como montar uma loja de roupas completamente, é indispensável saber como estudá-la.

Portanto, antes de iniciar suas vendas, certifique-se que existem lojas com o mesmo padrão, público alvo e finalidade que a sua por perto.

O ideal é sempre estar em um local onde isso não ocorra, pois quando surgir outra opção, você será a pioneira daquele ramo.

No entanto, hoje em dia isso é quase impossível de se ver, então, busque avaliar cada uma das marcas que irão concorrer com você.

É preciso saber se a sua empresa será capaz de competir com a loja já existente e se seus preços e atendimento são mais atrativos.

Todos esses elementos serão cruciais no momento de conquistar os seus clientes e ainda fidelizá-los.

Tenha um sistema de gerenciamento estratégico

O gerenciamento da sua loja de roupas nunca será demais, pois com ele você estará ciente de todos os passos que precisam ser tomados e de todas as dificuldades e sucessos que o seu negócio enfrenta.

Ter uma automação de sistemas com um ERP especializado logo de início ajudará muito na longevidade da sua nova empresa.

Isso porque essa ferramenta é usada para automatizar e integrar todos os dados e processos de uma marca.

Na STi3 você encontra um sistema de gestão específico para loja de roupas. O software é fácil de usar e completo, com funcionalidades essenciais para o controle de uma empresa.

Saiba mais no nosso site!


Comece a divulgação da sua loja!

Com todos os passos anteriores realizados e definidos, chega a hora de começar a divulgar a sua loja de roupas.

Uma boa estratégia é começar esse processo antes mesmo do negócio estar aberto, pois isso gera uma grande ansiedade nas pessoas que não vêem a hora de conhecer a marca.

As redes sociais, sem dúvidas, são os melhores canais para fazer este tipo de divulgação nos dias de hoje.

Isso porque são poucas as pessoas que não possuem acesso a elas, além de serem utilizadas todos os dias.

Crie perfis de sua loja e faça postagens dos seus produtos e serviços, garantindo que os consumidores os conheçam e se sintam atraídos por eles.

Além desses meios, você pode usar outras técnicas, como propagandas em rádios e emissoras ou ter parcerias com desfiles de moda da sua cidade.

Como montar uma loja de roupas na internet?

Hoje em dia todo mundo já sabe que a internet tem se tornado uma ferramenta extremamente importante para diversos negócios, inclusive para as lojas de roupas.

É justamente por isso que o e-commerce se tornou uma plataforma tão procurada pelos donos de marcas que buscam aumentar as suas vendas.

Isso porque além de ser facilmente acessado por pessoas de todos os estados e países do mundo, os clientes fazem suas compras do conforto de suas casas, sem precisar ir até o endereço comercial para isto.

No entanto, para ter um bom negócio virtual, é preciso considerar algumas dicas que podem fazer toda a diferença neste momento. Conheça algumas delas:

Como montar uma loja de roupas com um plano de negócios!

Apesar de a forma de venda ser diferente, é preciso que a sua loja de roupas tenha o mesmo plano de negócios tanto no espaço físico, quanto na internet.

Portanto, trace estratégias e metas que possam ser adotadas por ambos os estilos de venda, garantindo que a sua marca tenha resultados reais.

Escolha uma boa plataforma para sua loja

É de extrema importância que você escolha uma plataforma de qualidade para iniciar as suas vendas online.

Isso porque esse espaço irá garantir que a sua loja de roupas terá todos os seus objetivos alcançados e sem apresentar problemas para os consumidores.

Certifique-se de escolher também a opção que reúna qualidade de atendimento, boa desenvoltura, ótima funcionalidade e com um preço acessível para você.

Conte com um sistema integrado entre o estoque da loja física e virtual

Quando uma marca decide montar loja de roupas virtual e uma física, é muito interessante manter ambas as opções integradas.

A melhor forma de fazer isso é ligando o estoque de peças entre elas, pois dessa forma, você estará evitando que se perca no momento de saber quais peças precisam ser repostas e quais não.

Sem contar no fato de impedir o desconforto de garantir para o cliente uma roupa que já está esgotada.

Para isso, você pode contar com a nossa empresa especializada em programas integrativos, a STi3 Sistemas!

Como montar uma loja de roupas no marketplace

Os marketplaces são vitrines virtuais que podem ser a chave para um grande volume de vendas da sua marca.

A partir dele, lojas dos mais diferentes segmentos podem anunciar seus produtos e, com isso, atrair um novo público para o seu negócio.

Se a sua marca conta com entregas para diversas cidades e estados, esse pode ser um ótimo meio de divulgação para quem mora longe do seu endereço comercial.

Não se esqueça de como montar uma loja de roupas utilizando as redes sociais

Como já foi dito anteriormente, as redes sociais podem ser canais muito valiosos para a sua loja de roupas.

Portanto, se você optou por ter uma loja online (ou não), sempre as utilize para atrair os seus clientes e divulgar os seus serviços.


Vale a pena aprender a como montar uma loja de roupas?

Sim, a partir de todas as informações apresentadas neste conteúdo, é possível reconhecer que vale a pena aprender a como montar uma loja de roupas.

Isso porque todo este estudo fará com que você tenha mais assertividade no momento de iniciar um negócio, evitando possíveis problemas e surpresas no meio do caminho.

Ter este tipo de conhecimento também é a chance de você conseguir ter uma empresa com grande longevidade no mercado.

Se você quer saber mais sobre dicas de como montar uma loja de roupas ou qualquer outro assunto sobre marketing e áreas relacionadas, conte com a STi3 Sistemas!

Quer receber uma ligação do nosso setor comercial?

É fácil reconhecer o nosso número: (14) 3411-3333

Para outras dúvidas ou suporte técnico, clique aqui.

Esse site é protegido por reCAPTCHA e o Google Política de Privacidade e Termos de uso apply.